Quantas datas comemorativas você conhece? Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Carnaval, Dia dos Namorados, Natal, entre outras. A lista de celebrações realizadas no Brasil é bastante grande. É provável que você mesmo comemore algumas, se não todas.
Porém, como você pode aproveitar essas comemorações em benefício do seu comércio? Será que é preciso elaborar campanhas para todas as celebrações do ano? A resposta é não. Dito de forma simples, o importante é conhecer aquelas que geram maior impacto no setor de atuação do seu negócio em sua região.
Por isso, para ajudá-lo, veja neste post, a importância das datas comemorativas e conheça as principais para investir em óticas!
As datas comemorativas são uma excelente oportunidade de aumentar as vendas da sua ótica. Afinal, muitos consumidores aproveitam determinados feriados para presentear as pessoas amadas. Assim, a expectativa é que o número de saída de produtos cresça durante esses períodos do ano.
Só para exemplificar, segundo uma pesquisa da Fecomércio, em 2023, 53% dos entrevistados pretendem comprar 1 presente para Dia das Mães e 29% afirmam que vão comprar 2 presentes. Dentre as categorias dos produtos, 29% vai presentear com algum item de roupas, calçados e acessórios, incluindo óculos.
Portanto, ao criar campanhas específicas para datas comemorativas, é possível se beneficiar do aumento de intenção de compra. Por exemplo, além do aumento de faturamento, é uma ótima chance de fazer queima de estoque, se livrando de mercadorias que estavam há muito tempo paradas.
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Além disso, os feriados também favorecem a manutenção do relacionamento com os consumidores, auxiliando na fidelização de clientes. Só para ilustrar, você pode enviar mensagens de felicitações, destacando as ofertas disponíveis na loja.
Porém, é digno de nota que não há necessidade de investir em todas as datas comemorativas, somente naquelas que façam sentido para o ramo de atuação do seu negócio. Em vista disso, conheça as principais comemorações para o setor óptico.
Veja 7 datas comemorativas que vale a pena elaborar campanhas em sua ótica.
O Dia Mundial da Visão é comemorado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de outubro. A proposta da data é chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde ocular, divulgando os maiores problemas visuais da atualidade e as principais causas de cegueira em todo o mundo.
Então, é claro que essa é uma data que não pode passar despercebida em sua ótica. É uma excelente oportunidade de demonstrar interesse nos consumidores, oferecendo informações de qualidade e, ao mesmo tempo, elaborar promoções de vendas em sua loja.
O Dia das Mães é celebrado anualmente no segundo domingo do mês de maio. Na ocasião, é comum que filhos e, até mesmo alguns cônjuges, tenham o hábito de comprar presentes.
Tendo em vista que, geralmente, a figura materna é de grande importância na vida das pessoas, essa é uma data comemorativa que costuma ser recompensadora para diferentes tipos de comércios, inclusive para o setor óptico.
Afinal, vale lembrar que existem mães com variadas personalidades, estilos e desejos. Por isso, há uma porta aberta de oportunidades para ser aproveitada por diversas lojas.
Sendo assim, aproveite a celebração para divulgar a ampla variedade de produtos disponíveis na sua ótica, desde os tipos de armações para óculos de grau até os modelos de óculos de sol.
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado todos os anos em 12 de junho. Nesta data comemorativa, o comum é que ocorra a troca de presentes entre o casal, movimentando as vendas no comércio.
Desse modo, também surge uma oportunidade para as óticas aumentarem o faturamento neste período. Por exemplo, uma das opções é investir na divulgação de óculos de sol, que é um dos itens ópticos mais procurados para presentes.
Além disso, também pode ser interessante trabalhar com kits promocionais para alavancar a saída de outros produtos, oferecendo combos ou descontos progressivos.
O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março, sendo uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo brasileiro de forma geral. Alguns até mesmo apelidaram esse dia de Black Friday do primeiro semestre.
A ideia durante essa celebração é que os comércios elaborem estratégias para demonstrar que valorizam os consumidores. Por isso, em geral, são oferecidas diversas promoções, por exemplo:
Essa época também gera oportunidade de atrair novamente aqueles clientes antigos, que não fazem compras há algum tempo. É possível elaborar ofertas específicas para esse público e enviar com uma mensagem cativante no WhatsApp ou, em alguns casos, oferecer por meio de ligações.
Confira o checklist: “Como criar campanhas com o WhastApp na sua ótica!”
O Dia dos Pais é uma data comemorada sempre no segundo domingo do mês de Agosto, assim como o dia das mães, esta data tem um movimentações econômicas significativas em diversos nichos de mercado.
Segundo projeções, estima-se que no ano de 2023 haja um aumento de vendas de até 7,3% em comparação ao ano passado. Para acompanhar esse crescimento é preciso se atentar em inovar nas promoções da sua loja.
Para as marcas que desejam aumentar suas vendas nessa data, é preciso entrar em cena o quanto antes, criando ações como:
Além dessas ações, você pode contar com estratégias de metas especiais para seus vendedores e seguir apostando nas redes sociais. Pensando nisso, disponibilizamos um kit de divulgação de dia dos pais exclusivo para óticas: confira e incremente esta data em seu calendário de vendas!
A Black Friday é uma data comemorada sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Porém, é comum que as lojas ofereçam algumas promoções ao longo de todo o mês, deixando os descontos mais agressivos para o dia em específico da celebração.
A data já é amplamente conhecida pela população em geral, sendo muitas vezes aguardada pelos consumidores, que esperam para fazer compras nesse período com o objetivo de economizar.
Portanto, investir na Black Friday é fundamental para a sua ótica se manter alinhada às expectativas dos clientes, evitando que busquem a concorrência. Além disso, é uma ótima chance de aumentar as vendas, já que as pessoas estão mais propensas a comprar.
Vale lembrar que o foco é no comércio, o consumidor busca adquirir produtos por preços mais atrativos do que no resto do ano. Assim, o apelo emocional é menor que em outras datas comemorativas em que o intuito é presentear pessoas amadas. Por isso, é possível usar um marketing mais direto.
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, nesta data comemorativa, a tradição é que ocorra a troca de presentes entre amigos e familiares. Por isso, durante esse período, as vendas no comércio tendem a aumentar significativamente.
De acordo com uma pesquisa da Cielo, no Natal de 2022, as vendas no varejo em geral cresceram 10,5% em comparação com 2021. Considerando apenas o setor de óticas e joalherias, houve uma alta de 17%.
Sendo assim, caso o seu objetivo seja vender mais, é essencial aproveitar esse feriado para atrair e fidelizar clientes em sua ótica por meio de ofertas específicas.
Porém, é importante dizer que tanto para essa data comemorativa como para as outras consideradas, o planejamento é um fator-chave para garantir o sucesso das ações. Ou seja, a ideia não é apenas criar promoções de forma aleatória, é importante traçar metas realísticas e definir como vão ser alcançadas.
Quer aprender como fazer isso na prática? Veja em detalhes neste outro post: como montar uma campanha promocional para sua ótica! Aproveite e conheça um pouco mais sobre nossas soluções e preços que mais combinam com a sua loja, clicando: Aqui!
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