Lucro. Essa é uma das frases mais presentes no dia a dia dos empreendedores. Na sua ótica, não deve ser diferente. Afinal, o objetivo de qualquer negócio é ser rentável, gerar renda para os donos e manter a empresa ativa de forma segura por muitos anos.
Por ser tão importante, uma das maiores preocupações dos donos de ótica também tem relação com o lucro. Manter funcionários, promover a marca, atingir bem seus clientes, tudo isso tem a ver com a margem de lucro. Uma empresa saudável é aquela que tem tudo isso sob controle, com base nas entradas e saídas devidamente registradas e acompanhadas, não só para a saúde dos gestores, mas de todos os setores envolvidos na loja.
Para entender sua margem de lucro, o bom gestor precisa estar no controle de todas as informações e números envolvidos com o negócio. E, para isso, um bom sistema para óticas pode fazer toda a diferença. Quando você tem a visão completa e integrada dos seus números, fica muito mais fácil acompanhar a movimentação e enxergar o seu lucro.
É por isso que você deve prestar atenção em alguns detalhes que podem estar minando a margem de lucro do seu negócio. Para começar, vamos entender os conceitos envolvidos com o lucro.
Entender alguns termos relacionados ao lucro podem te ajudar a compreender porque é tão importante ter o controle sobre o que acontece em todas as partes da sua loja.
A lucratividade, por exemplo, é o percentual que vai indicar os ganhos obtidos a partir de uma venda, de forma imediata e específica. É diferente de lucro, pois esse é o valor por si mesmo obtido por meio das vendas, retirando as despesas e taxas. Ou seja, o lucro é o que você ganha como retorno em cada venda. E a lucratividade é a representação percentual desse valor em cima do preço do produto.
Já a rentabilidade, é o retorno recebido sobre o investimento realizado na empresa, percebido a longo prazo. Por meio dela, você vai saber se o retorno está sendo válido e efetivo.
A margem de lucro é o que vai ajudar a otimizar as vendas, por meio do cálculo correto dos preços dos produtos e da análise dos custos envolvidos na sua empresa. É um dos elementos mais importantes para o sucesso do negócio, pois vai definir os valores.
Para que sua lucratividade esteja sempre boa e sua margem de lucro mantenha sua ótica no caminho certo, é importante prestar atenção nos seguintes detalhes que podem estar minando o lucro.
Com a atenção certa, esses detalhes passam a te ajudar ao invés de atrapalhar. Por isso, esteja sempre atento a todos os seus números.
Para acompanhar suas entradas e saídas e garantir que sua margem de lucro seja sempre crescente, use e abuse de seu sistema de gestão como parceiro. Com o sistema ssOtica, você tem relatórios gerenciais, controle de caixa e uma visão completa de toda a sua ótica, tudo do jeito certo para você tomar as melhores decisões.
Faça um teste gratuito e aproveite os benefícios de um programa exclusivo para o seu tipo de negócio. O seu lucro e a vida saudável da sua loja dependem da sua atenção.
Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…
Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…
O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…
Uma óptica que já entende a importância de organizar sua gestão tem na ponta da…
O período de volta às aulas é um dos momentos mais movimentados do ano para…
As responsabilidades do dono de ótica muitas vezes exigem que ele se ausente da loja…