Poucos dispositivos tecnológicos alcançaram entre os brasileiros o sucesso que o celular alcançou. Segundo dados da Anatel, existem atualmente mais de 235 milhões de aparelhos móveis ativos no país. Diante de tanto sucesso, cada vez mais as empresas têm utilizado o Smartphone como canal para se relacionar com o cliente. Nesse sentido, o envio de SMS se mostra como uma ação importante, tanto para comunicação quanto para atração de novos clientes e criação de oportunidades de vendas.
O envio de SMS é uma solução simples e que pode transformar o modo como as lojas entram em contato com seus consumidores.
Essa ferramenta é considerada muito eficiente quando o assunto é o alcance. Mais de 90% das mensagens de texto enviadas são abertas e lidas pelos usuários em um prazo de três minutos.
Além disso, outro ponto positivo é o custo. Quando comparado com as ações tradicionais de marketing e vendas, ela apresenta um valor mais baixo e atrativo para o empreendedor.
Portanto, diante desse cenário, o envio de SMS é uma ação com ótimo custo benefício e que pode agregar muito às campanhas de marketing de uma loja.
O uso das mensagens de texto permite uma comunicação rápida e direta com os clientes, se tornando um catalisador de oportunidades para as ópticas. Isso permite que as lojas despertem interesse de compra em um determinado público-alvo por meio de campanhas com ofertas atrativas.
Conheça a seguir 5 dicas importantes para criar uma campanha de vendas bem sucedida em sua óptica com base no disparo de mensagens de texto.
Conhecer bem o cliente da sua loja e saber com quem você está falando é essencial para potencializar as oportunidades de uma campanha de vendas. Isso porque, é através desse conhecimento que se torna possível criar conteúdos que sejam relevantes e que engajem com o seu público-alvo, gerando os resultados esperados.
Por isso, é importante manter sempre a base de dados de clientes da sua ótica atualizada. Informações, como telefone, data da última compra, os produtos e marcas que cada um prefere, entre outras, são determinantes para o sucesso da estratégia de vendas baseada em envios de SMS.
Para te ajudar nessa etapa, disponibilizamos uma planilha gratuita de cadastro de cliente.
Para que a sua campanha de vendas com base no envio de SMS seja bem sucedida, é preciso contar uma estratégia bem definida e que esteja alinhada com as expectativas e com a realidade da óptica.
Qual o seu objetivo com essa campanha: gerar vendas em geral ou de um produto em específico? Oferecer descontos em todos os itens da loja ou em uma coleção de uma determinada marca?
Definir claramente qual é a estratégia da campanha que você irá comunicar impactará diretamente nos resultados. Por isso, fique atento quanto às metas da sua ação.
Com base na estratégia e nos objetivos já definidos, é importante se preocupar com o conteúdo que será enviado na mensagem de texto.
Boas práticas, como ser sucinto e objetivo na mensagem que será disparada, devem ser levadas em consideração para que o envio do SMS atenda as expectativas da campanha de vendas.
Além disso, como muitas pessoas têm o hábito de ler apenas o início das mensagens, é interessante começar o texto do seu SMS de forma que instigue a leitura pelo cliente. Não é preciso resumir todo o conteúdo logo no início, porém não seja muito vago.
Para que a campanha de vendas de uma ótica tenha o resultado esperado, é preciso que as mensagens, de fato, cheguem até os clientes.
Por isso, escolher cuidadosamente o serviço de SMS que será utilizado para o disparo das mensagens é crucial neste processo.
Fique atento quanto a serviços com preços muito baixos, pois eles podem usar meios de qualidade duvidosos que não irão entregar as suas mensagens.
No momento da contratação do serviço também é preciso olhar com atenção para questões como personalização do remetente do SMS e relatórios de entrega. Uma vez que esses fatores que irão garantir o sucesso dessa ação.
Contar com um sistema de gestão para óticas que ofereça o serviço de envio de SMS é uma ótima maneira de garantir que a eficiência da sua estratégia de campanha de vendas.
Com um software especializado você consegue integrar todas as informações da sua loja e garante o disparo simples e automático das mensagens de texto.
Isso tornando todo o processo mais simples e eficaz. Assim, você só precisa focar em sua estratégia e objetivos e todo o restante do trabalho ficará sob a responsabilidade desse sistema.
Depois de realizado o envio do SMS, é hora de analisar os resultados iniciais da campanha de vendas. Um dos termômetros para avaliar se esses resultados estão dentro do esperado é a relação entre a taxa de entrega e a taxa de abertura das mensagens.
Além disso, observar se houve aumento de demanda e de vendas da oferta que foi divulgada através do SMS também ajuda a entender se o resultado da campanha está dentro do esperado.
Depois de analisar essas informações, você deve se fazer algumas perguntas como: a oferta que foi feita realmente era a mais adequada? Houve algum erro na definição do público-alvo da minha ação? O conteúdo do SMS ajudou a conquistar a despertar o interesse dos clientes?
Ao analisar essas questões, você terá as respostas necessárias para entender o que deu certo e o que pode ser melhorado para as próximas ações de vendas.
E então, gostou deste conteúdo? Está preparado para começar a usar o SMS nas campanhas de vendas da sua ótica?
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