Se existe uma realidade que poucas ópticas conseguem fugir, é a de clientes inadimplentes. As facilidades de parcelamento motivam os clientes a comprarem mesmo sem terem como pagar.
Você, provavelmente, já deve ter passado por isso. O cliente chega na sua óptica, parcela a compra, paga as primeiras parcelas e, depois, deixa de saldar a dívida.
Pois saiba que clientes inadimplentes existem em todos as áreas e, para te ajudar a lidar melhor com essa realidade e evitar prejuízos, separamos algumas dicas importantes. Veja só!
O primeiro passo para diminuir a inadimplência é conhecer seus clientes. Para isso, elabore um histórico de compras, com a pontualidade dos pagamentos, formas de parcelamento e outras informações relevantes.
Estabeleça a regra de cadastrar seus clientes no sistema de gestão da sua ótica ou planilha. Por meio desse registro, você consegue entender e conhecer melhor cada pessoa que compra na sua loja e pode identificar a possibilidade do calote.
Sempre que possível, use esse sistema para manter contato com seu cliente, mostrando que se lembra dele e que ele é importante para você. Isso estabelece uma relação em que nenhum dos dois vai querer deixar o outro na mão, concorda?
Além disso, é o método mais eficiente de identificar clientes inadimplentes e tomar uma atitude na hora certa e você conseguirá optar pelas melhores estratégias no momento da venda e da cobrança.
Uma opção interessante é oferecer condições especiais para os clientes com melhor histórico.
Essa dica pode ser um dos passos mais importantes para tomar: busque informações sobre seus clientes nos serviços de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.
Isso pode ser feito inclusive pela internet, de forma rápida e fácil. Antes de realizar a venda ou sempre que perceber um atraso ou falta de pagamento séria, não hesite em saber o histórico do cliente, porque ele sabe que está sujeito a isso se não arcar com as responsabilidades.
Feito isso, você entenderá a situação como um todo e pode determinar a melhor forma de agir, de maneira discreta e direta.
Uma das formas mais seguras de realizar vendas na sua ótica é sempre emitir a nota fiscal e entregar ao cliente. Além de ser uma prática legal, é uma forma de proteger a sua ótica dos casos de clientes inadimplentes.
Isso acontece porque você terá o registro da compra e o cliente também, o que serve como uma prova jurídica de que ele realizou a compra e levou os produtos, mas não pagou pelo serviço.
Muitas óticas acreditam que é função do cliente honrar com os pagamentos. E elas estão certas! Entretanto, a loja também tem o interesse de receber e sabemos que muitas pessoas (muitas mesmo) não organizam suas finanças pessoais e acabam deixando dívidas de lado.
Por isso, não tenha medo de cobrar. A relação entre quem vende e quem compra é simples: a empresa precisa oferecer um serviço de qualidade e o cliente deve pagar o que foi acordado.
Mas cuidado! De forma alguma exponha ou constranja seu cliente. Além de causar uma impressão negativa da sua ótica, que vai ser passada para outros, ele pode recorrer ao código de defesa do consumidor, que o protege nessas situações.
Envie lembretes constantes para os clientes inadimplentes, relembrando sobre o débito e colocando-se à disposição para ajudá-lo a resolver a situação. Sempre ofereça ajuda em vez de fazer uma cobrança mais agressiva.
Dessa forma, ele sentirá que você entende a situação na qual ele se encontra e pode ajudá-lo a encontrar a melhor forma de liquidar a dívida. Você pode fazer isso por meio do envio de SMS, telefonemas, e-mails ou Whatsapp.
Uma dica legal é criar uma régua de cobrança para sua ótica. Dessa forma você terá um script para seguir e facilitando as cobranças.
Facilite a vida do cliente para que a dívida seja paga o mais rápido possível. Para isso, pense em formas diferenciadas de pagamento, de acordo com a situação e os motivos da inadimplência.
Crie um ambiente favorável para que ele te conte o real motivo de não ter pago e, assim, você poderá oferecer uma alternativa que se encaixe no orçamento dele. Sempre pense que quanto mais você entender e ajudar seu cliente, mais empatia e boa vontade no pagamento ele terá.
Uma questão importante no momento de cobrar o cliente é que a equipe esteja treinada e pronta para atender com qualidade e empatia.
Deixe claro para os colaboradores que o cliente pode estar passando por uma fase difícil, mas ele pode superar essa fase e, no futuro, realizar novas compras.
Caso você não tenha uma pessoa treinada para fazer as cobranças e não queria investir tempo e dinheiro nisso, você pode sempre contar com um serviço de cobrança terceirizada. Fizemos um artigo explicando melhor o que é e como funciona a cobrança terceirizada em óticas, clique aqui para conferir.
Como mencionamos em partes do texto, a implantação de um software específico para óticas facilitará no controle da inadimplência.
Com o software você poderá se relacionar com os clientes devedores, fazer cálculo de juros e multas e ainda enviar SMS informando sobre débitos existentes. Dessa forma, contar com um sistema para óticas pode ser a peça chave para diminuir a inadimplência na sua loja.
Mesmo sendo um problema, com organização é possível diminuir o impacto dos clientes inadimplentes em sua óptica.
Otimize seu tempo e reserve um período para cuidar dessa questão. Tenha calma e profissionalismo nesse momento para que a situação se reverta em fidelização e novas vendas.
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