Blog ssOtica para óticas

como transformar sua Óptica em um local tão aconchegante e receptivo, quanto a casa do seu cliente.

Entenda o conceito: Minha Óptica, Sua Casa!

3 min de leitura

Nós já vamos o quanto o layout da sua óptica é importante para que o cliente se sinta a vontade. Nesse post nós vamos falar como você pode transformar sua loja em um local tão aconchegante e receptivo, quanto a casa do seu cliente.

O lugar mais seguro, confortável e prazeroso para se ficar, certamente é a nossa própria casa. Quando uma pessoa está bem acomodada em algum lugar, é costumeiro dizer “estou me sentindo em casa!”. Nesta condição a pessoa fica por mais tempo em algum lugar, e, durante esta permanência proporciona a si e aos outros momentos de plena felicidade.

Pensando desta forma, considerando o cliente que precisa adquirir óculos, é fácil concluir que este irá eleger a óptica que mais parece com a sua casa para ali permanecer mais tempo e permitir que os vendedores “profissionais” façam seu trabalho calma e eficazmente.

Tudo que o cliente possui em casa e que lhe proporciona prazer, é possível encontrar numa óptica. Para isso, o proprietário da loja e seus colaboradores devem estar aptos a entender para atender as demandas deste cliente.

São estes os requisitos principais para o cliente escolher a óptica para adquirir seus óculos:

  1. Uma óptica limpa e arrumada que pareça com a sua casa.
  2. Vendedores simpáticos como seus entes queridos.
  3. Acomodações confortáveis como o sofá da sua sala.
  4. Banheiros limpos e higienizados como os que ela cuida em casa.
  5. Produtos de qualidade quanto àqueles que ele compra para o conforto da sua residência.
  6. Ambiente climatizado como seu quarto de dormir.
  7. Um café quentinho do jeito que ele faz e toma.
  8. Uma água fria e gostosa como mata a sede em sua casa.

Quem pretende ter muitos clientes na loja como tem amigos em sua casa, precisa preparar um ambiente acolhedor e repleto de gente simpática. Clientes não compram de estranhos nem confiam nos produtos que estes vendem. Vendedores precisam fazer dos clientes seus verdadeiros amigos, afinal são das boas amizades que as empresas precisam para sobreviver.

Para refletir:

Pense naquele amigo (a) que você não vê há tempos. Ao encontrar-se com ele(a), você o convida para ir em sua casa atualizar o papo. Certamente você irá preparar a casa para dar uma ótima impressão. Fará um almoço ou jantar inesquecível, reunirá sua família para acolher sua visita de forma agradável e simpática. Digamos que nesta operação você precisou investir R$ 1.500,00 entre preparativos para ter alguns momentos de felicidade que talvez nunca mais se repitam.

Pense agora no cliente que chega a sua loja com a intenção de investir R$ 1.500,00 nos óculos e você não está preparado para dar a ele a mesma atenção que dispensou ao seu amigo (a) na sua casa. Portanto, para seu amigo você investiu tempo, atenção e dinheiro para ter alguns momentos de felicidade. No entanto, para seu cliente que elegeu sua óptica como a própria casa e poderá voltar a comprar todo ano você não dispensou a mesma atenção.

Então fica claro para mim que um amigo (a) que aparece e lhe dá despesa é mais importante que o cliente que lhe proporciona lucro. Pense nisto! No dia em que o lojista entender o conceito “MINHA ÓPTICA, SUA CASA”, certamente verá o faturamento crescer e seus colaboradores mais felizes com os resultados.

 

Luiz Alberto Mota Amorim

Conteúdo elaborado por: Professor Luiz Amorim, escritor, consultor e palestrante.
Autor do  livro: O segredo para vender + óculos.
E-mail: amorim.executivo@gmail.com

Nos conte as ações que você tem aplicado na sua Óptica para deixá-la confortável e aconchegante para o seu cliente. Não deixe de conferir também esse material exclusivo para organizar o layout da sua loja:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>