É comum em certas épocas, principalmente no início do ano e em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e Natal, que as promoções tomem conta das vitrines das lojas.
Elas são uma importante e eficaz ferramenta para maximizar o desempenho total das vendas de um negócio. Por isso, vamos apresentar neste texto algumas ideias de promoções para incrementar o faturamento da sua ótica. Continue lendo ou assista ao vídeo.
Muitas vezes, para aumentar as vendas e atrair novos clientes as empresas buscam formas próprias de implementar uma promoção.
Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel aponta que o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas no último ano, com 40,1%.
Esta pesquisa também mostra que os brasileiros não costumam ignorar as promoções. No momento de realizar suas compras cerca de 80% dos consumidores compraram itens em oferta em 2018.
A importância das promoções
Reduzir aleatoriamente o preço dos produtos nem sempre é garantia de bons resultados para a ótica. E isso porque antes de fazer qualquer tipo de oferta, é preciso definir a finalidade e o impacto financeiro que pode gerar para o negócio.
As promoções são importantes para aumentar as vendas, divulgar novas coleções de produtos, conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compram na sua loja.
Assim, ao perceber que as metas de vendas estão longe de ser batidas ou que o estoque está cheio, o dono da ótica pode traçar uma estratégia para reduzir os preços temporariamente e conquistar os resultados esperados.
Outra boa aposta relacionada às promoções é realizá-las quando os clientes estão naturalmente mais dispostos a comprar. Como em períodos marcados por liquidações no varejo.
Nesses casos, as ofertas especiais podem funcionar como um estímulo para que os consumidores troquem seus óculos ou se sintam motivados a levarem mais de um produto para casa, como um óculos de sol, aumentando o valor do tíquete médio da compra.
Dessa forma, as promoções, para cumprirem o seu objetivo, precisam ter uma meta clara, não podem comprometer a rentabilidade da loja e devem ter um prazo definido para começar e terminar.
Além disso, é necessário uma estratégia de comunicação que atinja e desperte a atenção dos clientes da óptica. Veja as 5 ideias de promoções que listamos e que você pode realizar na sua ótica.
Ideias de promoções em produtos com menor giro
Essa é uma das estratégias mais eficientes para atrair a atenção dos clientes. Além disso, faz com que aquelas peças em estoque com menor giro sejam rapidamente vendidas.
Comum em lojas de roupas e calçados, essa é uma ideia que também funciona muito bem para as óticas.
Em sua loja, você pode adotá-la reduzindo o preço dos produtos de coleções passadas ou que estão com baixo índice de vendas, por exemplo.
Incentivo para a compra da segunda peça
Outra forma de incentivar os clientes no momento da compra é o benefícios para a compra da segunda peça.
Esse tipo de oferta faz com que o ticket médio das compras aumentem. Como resultado, você gera vendas de maior valor para a ótica.
No relatório do mercado óptico realizado pelo ssOtica, aponta que as óticas que realizam promoções com frequência, tem um valor médio de venda mais alto que as demais.
Por isso, ofereça desconto para aqueles que comprarem uma armação de óculos de grau, levem também uma armação solar.
Indique e ganhe
O famoso marketing “boca a boca” é uma estratégia muito eficiente.
Ele faz com que a óptica fidelize as pessoas que já compram na loja. Também é uma forma de conquistar novos clientes, uma vez que as indicações são excelente para comercializar a sua marca.
Por isso, uma promoção de indique e ganhe é uma aposta que pode trazer ótimos resultados para o negócio. Uma ideia é oferecer aos clientes a regulagem e limpeza gratuita das armações ao indicar um amigo.
Brindes promocionais
Os brindes promocionais são ótimos itens para divulgar sua marca e deixar os clientes satisfeitos.
Brindes personalizados com o nome da ótica, como saquinhos de microfibra para guardar os óculos, porta lentes de contato e flanelas para limpeza das lentes, são algumas ideias de promoções que podem ser feitas.
Para distribuí-los, escolha datas que são importantes para a loja, como aniversário da óptica, ou datas comemorativas do varejo. Assim, você incentiva as pessoas que passam pela sua loja se sintam motivadas a comprar seus produtos.
Aniversário do cliente
As ofertas para os clientes aniversariantes contribuem para o aumento das vendas.
Oferecer alguma vantagem ou desconto no mês do aniversário do cliente é uma forma de motivá-lo a fazer uma compra.
Assim, contar com um sistema que ajude no cadastro e atualização dos dados de quem compra na sua loja é uma ótima forma de viabilizar a realização desta oferta.
E então, gostou das ideias de promoções para aumentar as vendas e fidelizar os clientes da sua ótica?
Aproveite e conheça um pouco mais sobre as soluções que o ssOtica pode otimizar na sua loja clicando: Aqui!
Roberto Vieira disse:
Ola muito bacana o canal…vou inaugurar minha otica proximo sabado 02/03/19..e gostaria de ideia de promocao q seja real que as pessoas nao achem q isso ou aquilo esta embutido no valir da promocao…e uma cidade do interior com 3p mil habitantes..e essa semana colocarei carro de som andando por todo lugar anunciando inauguracao e promocao
Thaís Fernandes disse:
Oi, Roberto! Nós temos dois conteúdos que podem te auxiliar nessa questão das promoções, para acessá-los basta clicar aqui e aqui. Desejamos muito sucesso para sua loja! 🙂
Marcela Carvalho disse:
Olá trabalho em uma ótica e preciso de dicas pra tá chegando a atenção das pessoas
Mateus Alberone disse:
Oi Marcela! Temos alguns conteúdos que podem te ajudar, para acessa-los clique aqui, aqui e aqui. Esperamos que sua loja tenha bastante sucesso! ?
Elaine disse:
Gostaria de uma ideia de promoção para o natal e final de ano.
Potem minha cidade é de uma população mais carente.
Então teria que ser algo mais na realidade financeira.
Mateus Alberone disse:
Oi Elaine! Você poderia escolher alguns modelos de óculos que sua margem de lucro é alta e dar um bom desconto neles, ai anunciaria que para o natal sua ótica tem descontos de até 50% ou R$100, por exemplo. Só lembre de adaptar esses valores a sua realidade. Dê uma olhada no nosso Guia de Promoções e Ações de Marketing para óticas também, ele pode te dar algumas ideias.
E aproveite o Kit de Divulgação de Natal que fizemos para você mandar para seus clientes e chama-los para aproveitar as promoções de Natal e Ano Novo. ?
Maria disse:
Olá, trabalho como “street” em uma ótica e preciso de dicas para abordar clientes e colocá-los para dentro da loja.
Mariana disse:
Oii, Maria! Tudo bem com você?
Nós temos alguns materiais que podem auxiliar para atrair mais clientes.
https://wp-aws.ssotica.com.br/blog/como-atrair-novos-clientes-para-sua-otica/
https://wp-aws.ssotica.com.br/blog/5-maneiras-de-atrair-clientes-para-sua-otica/