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Inadimplência: como cobrar sem perder o cliente

3 min de leitura

A inadimplência é uma das questões mais delicadas para empreendedores. Ainda mais para os pequenos e micro empresários, inclusive no ramo de Óticas.

Antes de começarmos, você precisa saber que o cliente torna-se inadimplente por diversos motivos, como por exemplo: insatisfação com o produto ou serviço prestado, esquecimento dos prazos, falta de organização financeira, entre outros.

Conhecer alguns dos principais motivos que levam o cliente a deixar de pagar sua dívida, pode te ajudar. Mas você precisa estar ciente de que, mais cedo ou mais tarde, algum cliente da sua Ótica vai atrasar o pagamento e isso é inevitável.

Pensando nisso, listamos uma série de ações que podem facilitar a resolução desse problema e o mais importante: sem perder o seu cliente, que é sem dúvidas o maior investimento de sua Ótica. Assista o vídeo ou continue lendo.

A prevenção é o melhor remédio

Caso a inadimplência seja um problema recorrente em sua Ótica, esse pode ser um sinal de que algum processo não está funcionando como deveria.

Então, chegou a hora de criar algum método para diminuir esse incômodo. A primeira dica é criar uma relação com seus clientes. Não de amigo, mas sim um relacionamento saudável entre fornecedor e cliente.

Tendo um bom relacionamento, você poderá enviar lembretes de pagamento para seus clientes sem que isso os ofenda. Enviar um SMS ou uma mensagem no Whatsapp pode ser um bom caminho para essa prevenção.

Legislação

Enquanto proprietário da Ótica, você precisa ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), mais especificamente aos artigos 42 e 71, que falam sobre a abordagem no momento da cobrança.

O descumprimento das normas estabelecidas pelo CDC pode levar à multa, cassação da licença, suspensão das atividades e até a prisão. Por isso, não custa nada tirar um tempinho do seu dia para estudar o assunto e evitar problemas em sua Ótica.

Resumidamente, os artigos determinam que o cobrador não deve, de maneira alguma, constranger o cliente que encontra-se inadimplente.

Boletos

A melhor opção para a cobrança de dívidas em atraso é a utilização de boletos.

Eles facilitam a identificação do pagamento na sua conta, contém informações sobre vencimento e cobrança de juros e multa, além de permitir que você use o boleto como título de protesto.

Portanto, utilizando esse método, o seu cliente também irá se esforçar mais para manter os pagamentos em dia.

Crie uma régua de cobrança

Uma das partes chatas e que deixa muitos donos de Ótica em dúvida é como fazer o contato com o cliente devedor.

Para facilitar esse processo é interessante que você crie uma régua de cobrança. Assim você terá um padrão para seguir nesse momento.

Está régua consistem em definir passo a passo com ações que vão da prevenção inadimplência até um possível protesto de título. Por exemplo:

  • 3 dias antes do vencimento do pagamento será enviado um e-mail ou mensagens de celular, avisando o cliente;
  • Caso ocorra o atraso, 3 dias depois do vencimento será enviado outro recado avisando que o pagamento está atrasado;
  • 10 dias depois será feito um contato telefônico;
  • Com mais de 30 você enviará o caso para um serviço de cobrança terceirizado.

Esse foi só um exemplo, a régua que você criar pode ter outras ou mais ações. Mas lembre-se, quando se trata de ligações, o recomendado é uma ligação por semana e nunca deixe recados!

Procure falar direto com o seu cliente, para evitar constrangê-lo.

Para te ajudar com a criação da sua régua de cobrança, fizemos uma planilha de modelo que você pode baixar gratuitamente e usar na sua ótica.

Tenha paciência e dê opções

Sabemos o quão difícil é manter a calma em momentos como esse, porém você precisa fazer esse esforço.

Durante a cobrança, mantenha o tom de sua voz, não se exalte e seja educado sempre. Caso contrário, você corre o risco de ser processado por danos morais, além de dificultar ainda mais o recebimento do dinheiro.

Caso todas as formas de contato não tenham surtido efeito, você precisará fornecer alternativas para o cliente da sua Ótica. Criando opções para que o devedor faça o pagamento, o mesmo passará a lhe ver como um parceiro, ao invés de um credor.

Uma das opções é o parcelamento da dívida. E se ainda assim, não conseguiu receber o pagamento, você deverá partir para a última etapa, que é incluir o nome do cliente em cadastros de proteção ao crédito.

Reverta o caso

Se você seguiu todas as dicas e o cliente da sua Ótica finalmente realizou o pagamento, aproveite a oportunidade para tentar fidelizá-lo. É possível que isso não seja uma rotina na vida da pessoa e o problema aconteceu justamente com você, portanto não desista desse cliente.

Uma dica legal é montar um histórico da sua clientela. Assim você pode prever situações de inadimplência e também oferecer preços e promoções especiais para os seus melhores clientes.

Seguindo essas dicas, a rentabilidade da sua Ótica irá aumentar e a inadimplência não será mais um problema recorrente.

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