Inadimplência: como cobrar sem perder o cliente

A inadimplência é uma das questões mais delicadas para empreendedores, ainda mais para os pequenos e micro empresários, inclusive no ramo de Óticas. Antes de começarmos, você precisa saber que o cliente torna-se inadimplente por diversos motivos, como por exemplo: insatisfação com o produto ou serviço prestado, esquecimento dos prazos, falta de organização financeira, entre outros.

Conhecendo alguns dos principais motivos que levam o cliente a deixar de pagar sua dívida, você precisa estar ciente de que, mais cedo ou mais tarde, algum cliente da sua Ótica vai atrasar o pagamento, isso é inevitável.

Pensando nisso, listamos uma série de ações que podem facilitar a resolução desse problema e o mais importante: sem perder o seu cliente, que é sem dúvidas o maior investimento de sua Ótica.

A prevenção é o melhor remédio

Caso a inadimplência seja um problema recorrente em sua Ótica, esse pode ser um sinal de que algum processo não está funcionando como deveria. Então, chegou a hora de criar algum método para diminuir esse incômodo. A primeira dica é criar uma relação com seus clientes. Não de amigo, mas sim um relacionamento saudável entre fornecedor e cliente.

Legislação

Enquanto proprietário da Ótica, você precisa ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), mais especificamente aos artigos 42 e 71, que falam sobre a abordagem no momento da cobrança. O descumprimento das normas estabelecidas pelo CDC pode levar à multa, cassação da licença, suspensão das atividades e até a prisão.

Por isso, não custa nada tirar um tempinho do seu dia para estudar o assunto e evitar problemas em sua Ótica. Resumidamente, os artigos determinam que o cobrador não deve, de maneira alguma, constranger o cliente que encontra-se inadimplente.

Boletos

A melhor opção para a cobrança de dívidas em atraso é a utilização de boletos. Eles facilitam a identificação do pagamento na sua conta, contém informações sobre vencimento e cobrança de juros e multa, além de você poder usar o boleto como título de protesto. Portanto, utilizando esse método, o seu cliente também irá se esforçar mais para manter os pagamentos em dia.

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Contato

Essa é a parte chata e que deixa muitos donos de Ótica em dúvida. Como fazer o contato com o devedor? Primeiro você deve enviar alertas, por e-mail e/ou através de mensagens de celular, avisando sobre o vencimento do pagamento. Caso ocorra o atraso, envie o recado novamente, porém, não seja insistente demais. Após os avisos por e-mail e/ou celular, faça o contato telefônico. O recomendado é uma ligação por semana. Mas lembre-se: não dê recados! Procure falar direto com o seu cliente, para não constrangê-lo.

Tenha paciência e dê opções

Sabemos o quão difícil é manter a calma em momentos como esse, porém você precisa fazer esse esforço. Durante a cobrança, mantenha o tom de sua voz, não se exalte e seja educado sempre. Caso contrário, você corre o risco de ser processado por danos morais, além de dificultar ainda mais o recebimento do dinheiro.

Caso todas as formas de contato não tenham surtido efeito, você precisará fornecer alternativas para o cliente da sua Ótica. Criando opções para que o devedor faça o pagamento, o mesmo passará a lhe ver como um parceiro, ao invés de um credor. Uma das opções é o parcelamento da dívida. E se ainda assim, não conseguiu receber o pagamento, você deverá partir para a última etapa, que é incluir o nome do cliente em cadastros de proteção ao crédito.

Reverta o caso

Se você seguiu todas as dicas e o cliente da sua Ótica finalmente realizou o pagamento, aproveite a oportunidade para tentar fidelizá-lo. É possível que isso não seja uma rotina na vida da pessoa e o problema aconteceu justamente com você, portanto não desista desse cliente. Uma dica legal é montar um histórico da sua clientela, assim você pode prever situações de inadimplência e também oferecer preços e promoções especiais para os seus melhores clientes. Seguindo essas dicas, a rentabilidade da sua Ótica irá aumentar e a inadimplência não será mais um problema recorrente.

Gostou das nossas dicas? Continue conosco e saiba como fazer o fluxo de caixa eficiente em sua ótica.

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Esse comentário possui 5 respostas

  1. Elisa says:

    Gostei da dica

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Elisa! Ficamos felizes que tenha gostado.
      Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade no Blog! =D

  2. Arliton junior says:

    Acho mais Seguro,só trabalhar com cartões. Prejuízo Zero.

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Arlinton! Realmente, os cartões são um meio muito eficaz de pagamento. Essa é uma forma de se resguardar e evitar prejuízos =D

  3. Roseli says:

    Adorei as dicas de como cobrar sem perder o cliente.

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