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Inadimplência: como cobrar sem perder o cliente

3 min de leitura

A inadimplência é uma das questões mais delicadas para empreendedores. Ainda mais para os pequenos e micro empresários, inclusive no ramo de Óticas.

Antes de começarmos, você precisa saber que o cliente torna-se inadimplente por diversos motivos, como por exemplo: insatisfação com o produto ou serviço prestado, esquecimento dos prazos, falta de organização financeira, entre outros.

Conhecer alguns dos principais motivos que levam o cliente a deixar de pagar sua dívida, pode te ajudar. Mas você precisa estar ciente de que, mais cedo ou mais tarde, algum cliente da sua Ótica vai atrasar o pagamento e isso é inevitável.

Pensando nisso, listamos uma série de ações que podem facilitar a resolução desse problema e o mais importante: sem perder o seu cliente, que é sem dúvidas o maior investimento de sua Ótica.

A prevenção é o melhor remédio

Caso a inadimplência seja um problema recorrente em sua Ótica, esse pode ser um sinal de que algum processo não está funcionando como deveria.

Então, chegou a hora de criar algum método para diminuir esse incômodo. A primeira dica é criar uma relação com seus clientes. Não de amigo, mas sim um relacionamento saudável entre fornecedor e cliente.

Tendo um bom relacionamento, você poderá enviar lembretes de pagamento para seus clientes sem que isso os ofenda. Enviar um SMS ou uma mensagem no Whatsapp pode ser um bom caminho para essa prevenção.

Legislação

Enquanto proprietário da Ótica, você precisa ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), mais especificamente aos artigos 42 e 71, que falam sobre a abordagem no momento da cobrança.

O descumprimento das normas estabelecidas pelo CDC pode levar à multa, cassação da licença, suspensão das atividades e até a prisão. Por isso, não custa nada tirar um tempinho do seu dia para estudar o assunto e evitar problemas em sua Ótica.

Resumidamente, os artigos determinam que o cobrador não deve, de maneira alguma, constranger o cliente que encontra-se inadimplente.

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Boletos

A melhor opção para a cobrança de dívidas em atraso é a utilização de boletos. Eles facilitam a identificação do pagamento na sua conta, contém informações sobre vencimento e cobrança de juros e multa, além de você poder usar o boleto como título de protesto. Portanto, utilizando esse método, o seu cliente também irá se esforçar mais para manter os pagamentos em dia.

Contato

Essa é a parte chata e que deixa muitos donos de Ótica em dúvida. Como fazer o contato com o devedor?

Primeiro você deve enviar alertas, por e-mail e/ou através de mensagens de celular, avisando sobre o vencimento do pagamento. Caso ocorra o atraso, envie o recado novamente, porém, não seja insistente demais.

Após os avisos por e-mail e/ou celular, faça o contato telefônico. O recomendado é uma ligação por semana. Mas lembre-se: não dê recados! Procure falar direto com o seu cliente, para não constrangê-lo.

Tenha paciência e dê opções

Sabemos o quão difícil é manter a calma em momentos como esse, porém você precisa fazer esse esforço.

Durante a cobrança, mantenha o tom de sua voz, não se exalte e seja educado sempre. Caso contrário, você corre o risco de ser processado por danos morais, além de dificultar ainda mais o recebimento do dinheiro.

Caso todas as formas de contato não tenham surtido efeito, você precisará fornecer alternativas para o cliente da sua Ótica. Criando opções para que o devedor faça o pagamento, o mesmo passará a lhe ver como um parceiro, ao invés de um credor.

Uma das opções é o parcelamento da dívida. E se ainda assim, não conseguiu receber o pagamento, você deverá partir para a última etapa, que é incluir o nome do cliente em cadastros de proteção ao crédito.

Reverta o caso

Se você seguiu todas as dicas e o cliente da sua Ótica finalmente realizou o pagamento, aproveite a oportunidade para tentar fidelizá-lo. É possível que isso não seja uma rotina na vida da pessoa e o problema aconteceu justamente com você, portanto não desista desse cliente.

Uma dica legal é montar um histórico da sua clientela. Assim você pode prever situações de inadimplência e também oferecer preços e promoções especiais para os seus melhores clientes. Seguindo essas dicas, a rentabilidade da sua Ótica irá aumentar e a inadimplência não será mais um problema recorrente.

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