As vendas por indicação é um dos canais mais antigos e tradicionais de marketing. Apesar disso, muitas vezes é pouco explorado ou usado de forma pouco eficiente pelas óticas. Já imaginou quantos novos clientes você poderia conquistar ao criar um programa eficiente de Marketing de Indicação na sua loja?
É justamente sobre esse assunto que vamos falar hoje. Saiba o que são as vendas por indicação, porque elas funcionam e como você pode adotá-las na sua empresa.
As vendas por indicação, ou Marketing de Indicação, é uma estratégia utilizada para atrair novos compradores por meio de indicações. Considerada uma das ações mais antigas de marketing, ela faz com que os próprios consumidores se tornem promotores das marcas. Ou seja, a própria base de clientes assume o papel de divulgar a ótica para quem ainda não é cliente.
Para se ter uma ideia do potencial do Marketing de Indicação, veja só alguns dados levantados por uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen:
Portanto, é importante considerar esse tipo de ação quando o objetivo é vender mais. Afinal, é natural que os consumidores satisfeitos indiquem produtos e serviços quando vivenciam boas experiências de compra. Nesse sentido, vale a pena apostar nas vendas por indicação como uma forma de potencializar os resultados da sua ótica.
Com o impacto dos meios de comunicação na sociedade, como rádio, TV e internet, se tornou comum que as empresas procurem essas mídias para anunciar suas marcas. No entanto, dificilmente algum desses canais terão a mesma força e credibilidade que a indicação feita por um consumidor que vivenciou uma experiência positiva em uma loja.
Foi o que mostrou um levantamento feito pela Extole, companhia especializada em Marketing de Indicação. Segundo esse estudo, clientes que chegam até a empresa por meio de referências são 25% mais lucrativos. Além disso, a taxa de retenção desse público é 37% maior quando comparada às pessoas que chegam por conta própria.
Apesar de todo esse potencial, muitos varejistas ainda não trabalham as vendas por indicação de forma correta. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada pela Referral Candy, referência na criação de campanhas de indicação.
De acordo com os dados levantados pela empresa, 83% dos clientes estão dispostos a recomendar suas marcas de confiança. Apesar disso, apenas 29% realmente indicam esses produtos e serviços para outras pessoas. Nesse sentido, ao deixar de usar os próprios consumidores como canal de divulgação, boa parte das empresas acabam perdendo a oportunidade de vender mais.
Como vimos, o Marketing de Indicação pode ser um ótimo caminho para impulsionar os resultados da loja. Mas você sabe como criar uma ação eficiente para trabalhar as vendas por indicação na sua loja? A seguir vamos mostrar cinco dicas para ajudá-lo a aprimorar essa estratégia e conquistar cada vez mais clientes.
Oferecer atendimento de qualidade na ótica é o primeiro passo para quem deseja implementar iniciativas de vendas baseadas em referências. Isso porque a tendência é que clientes bem atendidos compartilhem suas experiências de compra com familiares e amigos. Dessa forma, as chances de que essas pessoas se dirijam até a sua loja aumentam significativamente.
Mais uma ação que você pode implementar para promover o Marketing de Indicação é trabalhar com parceiros e influenciadores confiáveis. Em mídias, como Instagram e Facebook, esse tipo de trabalho pode ter bastante retorno para a empresa. Isso porque os usuários dessas redes costumam seguir as indicações de produtos e serviços feitas por pessoas conhecidas.
Ter uma loja limpa, organizada e bem decorada é outra forma de incentivar as vendas por indicação. Não entendeu? É que ambientes com essas características costumam despertar a atenção dos consumidores, que se sentem mais à vontade para compartilhar fotos do espaço nas suas redes sociais, por exemplo.
Além disso, também é válido investir em sacolas, embalagens e brindes bonitos e que levem o nome da sua ótica. Assim, as pessoas que comprarem os seus produtos terão ainda mais motivos para se lembrarem da sua loja.
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Estruturar um programa de recompensas para vendas por indicações é primordial para o sucesso desse tipo de estratégia. Como a ideia principal é incentivar os clientes a indicarem a sua ótica para outras pessoas, é importante oferecer algo em troca dessa recomendação. Nesse sentido, pense em benefícios e gratificações que façam sentido para o seu público para motivá-lo a divulgar sua marca.
Confira alguns exemplos de recompensas que você pode oferecer para os clientes que indicam sua loja:
Por fim, registrar quem são os clientes que fizeram as indicações é outro ponto fundamental para criar um programa de recomendação que realmente funcione. Já imaginou não oferecer a recompensa devida para um consumidor que indicou um amigo para comprar na sua ótica?
Um sistema para óticas, por exemplo, pode ser uma ótima forma de fazer esses registros. Isso porque ele consegue armazenar os dados de todos os consumidores de forma segura. Assim, é possível acessar essas informações de forma rápida e fácil sempre que for necessário.
Como vimos, as vendas por indicação é uma ferramenta capaz de gerar ótimos resultados para a ótica. No entanto, para que isso aconteça, é essencial implantar uma estratégia bem definida de recompensas e oferecer bom atendimento. Assim, as chances dos clientes indicarem os seus produtos e serviços será cada vez maior.
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