Se você já comprou um carro, abriu uma conta no banco ou alugou uma casa, certamente já passou por uma análise de crédito. Ela nada mais é que um estudo de perfil, para identificar se o comprador tem condições financeiras de arcar com o bem ou serviço.
Ou seja, a partir de informações básicas sobre a renda e o perfil como pagador, uma instituição consegue identificar a capacidade de uma pessoa para quitar o débito. Além disso, ela permite saber quanto pode ser oferecido de crédito. E você sabia que também é possível realizar a análise de crédito em óticas?
Para empresas, como a sua ótica, a análise de crédito serve como grande aliada na hora de definir formas de pagamento e garantir que não surjam mais clientes inadimplentes. Quando você faz análise de crédito dos seus clientes, você consegue avaliar se é seguro vender para ele ou não.
O método mais conhecido é o feito por bancos, na hora de conceder empréstimos. Como as dívidas se estendem por um grande período, a instituição quer uma garantia, por mínima que seja, de que vai receber. Então, o empréstimo ou a venda não é feita para quem já tem histórico de mau pagador.
Você já sabe para que serve, agora é hora de saber como aplicar na sua loja, certo? Confira abaixo como é fácil fazer análise de crédito em óticas e quais suas vantagens.
Como fazer uma análise de crédito?
A consulta é feita pela internet, em um banco de dados de instituições como o Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC) ou Boa Vista, de forma completa e em tempo real. O processo é dividido em etapas, com alguns critérios, a depender da instituição que você vai consultar. Por exemplo:
- Análise de dados básicos e condições financeiras: nesse caso, a consulta é pelo CPF do consumidor. Por meio dele dá para checar o perfil financeiro, nível de escolaridade, idade, estado civil, profissão e renda. Além disso, é possível analisar hábitos de compra e consumo.
- Análise patrimonial: só é feito em casos de compras com garantia. Nesse caso o comprador oferece um bem, uma casa ou um carro por exemplo, como moeda de troca para conseguir menores taxas.
- Histórico: um modo interessante é avaliar como é o comportamento do consumidor no mercado e na sua loja. Se ele já quitou débitos anteriores em outras óticas e quais as formas de pagamento ele honra com mais tranquilidade.
Quais as vantagens para sua ótica?
Já falamos sobre as garantias que uma análise de crédito em óticas pode trazer, mas existem outros benefícios facilmente percebidos. Um deles é a relação de confiança que você começa a estabelecer com seus clientes e que, com certeza, espera receber em troca.
Ou seja, você oferece as melhores condições e o seu cliente arca com suas responsabilidades. Com a análise de crédito, você evita problemas nessa relação e consegue conversar de forma transparente com seus consumidores.
Outra vantagem é se livrar da fila de inadimplentes batendo à sua porta. Afinal, a melhor forma de evitá-los é não vendendo para eles da forma errada. Com uma análise de crédito em óticas, você consegue saber previamente se é confiável vender a prazo ou no cartão e qual a melhor opção para não sair no prejuízo.
Conclusão: adote a análise de crédito na sua ótica
É fácil, rápido e as vantagens para a saúde financeira da sua loja são muitas. Avalie a melhor forma de acessar os bancos de dados para a análise de crédito, sem deixar o cliente constrangido. E assim, veja como isso pode mudar as relações com o dinheiro no seu dia a dia.
E se precisar de mais ajuda com sua gestão financeira, conte com um sistema feito exclusivamente para óticas. Como o ssOtica, você integra todos os dados da sua loja em um só lugar e ele ainda facilita as etapas mais importantes da sua rotina. E ainda sobra tempo para colocar em prática boas formas de lidar com seus clientes. Faça um teste gratuito e veja seu negócio entrar nos eixos, assim como a análise de crédito ajuda o seu dinheiro a encontrar o caminho certo para o seu caixa!