Ter um bom controle de estoque é essencial para ter sucesso na sua ótica. Afinal, mercadorias em falta ou produtos parados são igualmente prejudiciais para as vendas e a lucratividade da loja. Logo, contar com a ajuda de um sistema para fazer a gestão de estoque é fundamental para não errar e otimizar as ações nesse setor.
No texto de hoje vamos mostrar porque é importante acompanhar de perto o seu estoque e como o ssOtica pode otimizar o controle de tudo que entra e sai da loja. Acompanhe!
Qual a importância de fazer a gestão de estoque correta
Fazer uma boa gestão de estoque é uma das razões de sucesso de qualquer negócio, principalmente no caso do varejo. Isso porque deixar de atender um pedido do consumidor ou acumular produtos na ótica, por exemplo, são situações que podem prejudicar os resultados da empresa.
Você consegue encontrar facilmente o que procura na sua loja? Quando um cliente procura por uma armação, você sabe onde ela está e quantos modelos estão disponíveis? Consegue saber quais produtos vendem mais e quais costumam ficar parados por mais tempo? É justamente para resolver todas essas questões que o controle de estoque é tão importante para uma ótica.
Quando esse setor é bem administrado, o dono da loja consegue se organizar melhor e faz com que a rotina seja mais produtiva. Além disso, também é possível aperfeiçoar o atendimento oferecido aos clientes, tornando a experiência de compra cada vez melhor. Portanto, gerenciar o estoque de forma eficiente pode impactar positivamente em muitas outras áreas na ótica.
Como otimizar o controle de estoque com o ssOtica
Como mencionamos, um controle de estoque bem feito permite ao dono da ótica conhecer com detalhes a situação da loja. Ou seja, quais produtos vendem mais, quais precisam de uma atenção extra para não ficarem acumulados e como se preparar para atender as necessidades e o desejo dos consumidores.
Nesse sentido, nada melhor do que contar com a ajuda da tecnologia, por meio de um sistema de gestão, para organizar esse setor da empresa. E se ele for especializado para o segmento óptico, como o ssOtica, melhor ainda. Afinal, você poderá ter acesso a ferramentas que só uma solução exclusiva para óticas é capaz de oferecer.
Confira a seguir como otimizar a administração do estoque da sua loja usando o ssOtica.
Cadastro rápido de produtos
A automatização de processos, como o cadastro de produtos, é o um dos principais benefícios de adotar o ssOtica para controlar o estoque da sua loja. E sabe por que? Porque ao automatizar esse tipo de tarefa, você não precisará mais executá-las manualmente. Assim, sua equipe ganha tempo para realizar outras atividades e as chances de erros também diminuem bastante.
Ao utilizar a nossa solução, a entrada de produtos no sistema pode ser feita de forma mais simples e rápida por meio do arquivo XML da Nota Fiscal. Geralmente, esse arquivo é encaminhado por e-mail pelos fornecedores no momento em que o pedido sai para entrega.
Porém, caso você não receba saiba que é possível baixá-lo no site da Receita Federal. Para isso, basta ter o certificado digital da loja instalado no computador e ter em mãos a chave de acesso da NF de entrada (código de 44 dígitos que fica localizado no canto superior direito da nota).
Realização de inventário
O inventário de produtos é uma ferramenta que permite ao dono da loja saber detalhadamente cada peça armazenada no estoque. Ele é considerado basicamente uma lista de itens que ajuda a identificar, classificar e contar todas as mercadorias da ótica. Já imaginou levantar e atualizar todos esses dados manualmente? Sem dúvidas não é uma tarefa nada simples.
Nesse sentido, contar com o auxílio de um sistema de gestão, como o ssOtica, pode fazer toda a diferença nesse momento. Dentro da plataforma, você encontra uma funcionalidade de controle de estoque que permite fazer o inventário de todos produtos.
Com ela, você pode agrupar todos os produtos da sua ótica por grife, tipo de produto, fornecedor e loja (caso tenha mais uma, por exemplo). Assim, é possível fazer de maneira mais organizada e rápida a conferência de mercadorias da sua ótica.
Criação e impressão de etiquetas
Um dos grandes desafios dos gestores de ótica é encontrar uma solução realmente eficaz para etiquetar as mercadorias da loja. Fazer a etiquetação manual costuma tomar muito tempo dos funcionários e as ferramentas genéricas não possibilitam a impressão de etiquetas específicas para produtos óticos.
Diante disso, utilizar um software como o ssOtica pode facilitar e muito essa tarefa. Isso porque a plataforma conta com uma funcionalidade voltada para criação e impressão de etiquetas. E como isso funciona na prática? É muito simples!
Ao usar o ssOtica, uma tag com código de barras é gerada para cada item cadastrado dentro do sistema. Depois, basta escolher um modelo de etiqueta compatível com a solução, ter uma impressora devidamente configurada pela nossa equipe técnica e pronto! Você já poderá fazer a impressão das tags personalizadas para a sua loja.
Relatório de produtos mais vendidos
Uma das principais vantagens de realizar o controle de estoque é saber com exatidão quais são os produtos mais vendidos na loja. Já pensou se um cliente chega na sua ótica procurando por uma armação e justamente nesse instante você se dá conta de que o estoque dela acabou? Pois bem, as chances de perder essa venda são grandes.
Para que isso não aconteça, é fundamental contar com uma forma realmente eficaz de gerenciar o estoque. Nesse sentido, o ssOtica pode ser uma ótima escolha. Com ele, você tem acesso a relatórios completos dos itens mais vendidos e pode filtrar de acordo com objetivos, como:
- Mercadoria mais de vendida de um determinado grupo;
- Produtos mais vendidos por cada funcionário;
- Item mais vendido na semana, mês, semestre, etc.
Além dessas informações, também é possível visualizar as vendas e ordens de serviço vinculadas a esses produtos e a margem de lucro em cima do preço de compra de cada um deles. Assim, você pode identificar com facilidade as peças que têm maior margem de lucro, quais foram mais procurados pelos clientes, entre outras coisas.
Relatório de itens parados
Além dos relatórios dos produtos mais vendidos, o ssOtica também oferece relatórios dos itens parados em estoque. E por isso é importante? Porque ajuda o gestor a planejar ações mais estratégicas para a ótica.
Você pode, por exemplo, evitar a compra de peças que possuem baixa rotatividade, evitando o acúmulo na loja. Além disso, também é possível verificar o capital investido nos produtos sem giro, facilitando assim a realização de promoções na hora certa.
Conclusão
Como vimos, o controle de estoque eficiente contribui diretamente para a tomada de decisões mais assertivas e que garantem o bom funcionamento da loja. E apesar de parecer algo complexo, com a ajuda do ssOtica essa gestão pode ser feita de maneira muito mais simples e fácil.
Além de permitir o registro dos produtos e geração dos relatórios de estoque, a plataforma também possibilita:
- Integrar em um único lugar todas as informações importantes da loja;
- Fazer o fluxo de caixa sem dor de cabeça;
- Emitir notas fiscais e gerar boletos;
- Fazer o cadastro de clientes e receitas;
- Integrar o Whatsapp da ótica para impulsionar o relacionamento com o seu público;
- Enviar SMS para os clientes sobre vencimento de receitas e pagamentos em atraso, entre outras coisas.
Portanto, não deixe de conhecer na prática todas as vantagens do ssOtica. Faça um teste gratuito e veja como a nossa solução pode ajudar no controle de estoque da sua loja!
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