Vencer os concorrentes e estar sempre à frente no mercado é um desafio e tanto. Maior ainda se levarmos em consideração que estamos em tempos de crise econômica. Mas, lembre-se: não é impossível.
Em tempos de crise econômica, donos de óticas de todo o Brasil se preocupam em como manter a loja e vender mais. Por isso, é importante se manter atento para sair na frente dos seus concorrentes e alavancar as vendas em 2024.
É importante destacar que quem se preparar para a retomada da economia, já estará na dianteira. Por isso, esteja sempre atento às novidades, para fazer novos investimentos, adaptações e melhorias na loja para garantir novos clientes e se posicionar à frente dos concorrentes.
O mercado óptico tem uma concorrência alta. Para se ter uma ideia, são quase 25 mil pontos de vendas em todo o Brasil, por isso se você pretende estar à frente é preciso focar em seu diferencial.
O primeiro passo é analisar o que você oferece ou pode propiciar que a concorrência não. Esse ponto diferencial, seja ele produtos de qualidade, serviços de atendimento móvel ou até mesmo entrega gratuita, por exemplo, fará com que você se torne único.
Você só confia em quem conhece, não é mesmo? O seu cliente também. Por isso, é importante que você estabeleça um relacionamento de confiança com ele. A melhor forma é estar sempre próximo dele e posicionar-se como parceiro para resolver os problemas relacionados à ótica.
Portanto, identificar a data de vencimento da receita dos óculos de grau vence ou a de aniversário para o envio de um alerta ou saudação via SMS, pode ser um bom começo para garantir essa aproximação.
Para te ajudar nessa jornada, criamos um kit de materiais para alavancar o relacionamento com seus clientes. Não deixe de conferir.
Por mais resistente que você seja, é preciso lembrar que os tempos são outros. Os clientes não estão mais apenas na rua, no shopping ou em casa. Com tanta mobilidade, as pessoas fazem buscas sentados no sofá da sala de espera do médico ou até mesmo caminhando pelas ruas. Ter um perfil no instagram e outras redes sociais hoje é essencial para manter sua loja viva.
Portanto, é preciso estar além da loja física e manter presença virtual para que seu cliente acompanhe suas novidades e encontrem os produtos que buscam na sua loja.
Você sabia que custa 5 vezes mais conquistar um novo cliente do que manter os que você já tem na base? Uma das soluções para isso é manter os dados dos clientes atualizados no cadastro.
Se você conta com um sistema completo de gestão para óticas, esse trabalho pode ser mais simples. Por meio dele, é possível cadastrar e automatizar o mensagens no whatsapp, por exemplo. Assim, você já está à frente da sua concorrência.
Para conquistar o sucesso no mercado ótico, é importante ter uma boa concorrência, pois são os seus concorrentes te desafiarão a inovar constantemente e fazer mais e melhor para conquistar mais clientes. A concorrência deve ser sempre saudável e praticada com ética para que o mercado continue crescendo fortemente.
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As 4 dicas são fundamentais. O comentário está muito generalista.
Das 4 dicas fazemos todas mas a presença virtual é a que é mais fraca e demanda cada vez mais recursos. Acho que o SMS e a presença virtual logo logo se tornarão tão incômodas como são o telemarketing e os correios.
Ola! Adorei o post, quero deixar claro que com essas ideias vou mudar algumas coisas e implantar na minha loja. Mais prefiro deixar em segredo. rsrs
Olá Roseane, que ótimo que nossas dicas estão contribuindo para as mudanças na sua ótica! Fique ligada, pois toda semana tem dica nova. ;)
Eu não sou muito amigável com redes sociais, mais eu tenho que reconhecer que esse artifício será nessasario em tempos de crise.
Oi Sérgio! Aderir a novos canais pode ajudar sua ótica a vender mais, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas. =D
Ótimo gostaria de receber dicas.
Oi Luiz Humberto! Realizei o seu cadastro para você receber as nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem post novo aqui no blog! =D
Muito legal! Excelente texto.
Também aprendi muito lendo esse texto: http://mfconsultoria.org/sair-na-frente-da-concorrencia/