Saiba como calcular a taxa de conversão de vendas da sua ótica
Uma óptica que já entende a importância de organizar sua gestão tem na ponta da língua quantas vendas são realizadas por dia. Mas, e sobre a quantidade de pessoas que entram na loja diariamente? Será que este dado está claro?
Quando o gestor conhece qual o volume de visitantes e vendas da sua loja, ele consegue calcular a taxa de conversão de vendas da ótica. Essa métrica é fundamental para analisar a produtividade dos vendedores, avaliar as campanhas de vendas e até julgar a efetividade da vitrine.
Por esta razão, a taxa de conversão é um dos indicadores mais relevantes para avaliar o desempenho da sua ótica.
Se você quer entender melhor sobre essa métrica e como ela pode ajudar o crescimento da sua loja, continue a leitura!
A taxa de conversão em vendas é um indicador que mostra qual a porcentagem de atendimentos na sua ótica que se transformam em clientes. Este indicador atua como um termômetro para entender se as estratégias de vendas estão tendo sucesso.
Se a taxa de conversão da sua ótica está alta, significa que você está conseguindo atrair o público certo e oferecer produtos, preços e atendimento de excelência. Por outro lado, se esse indicador está baixo, é um sinal que a loja precisa rever seu processo de vendas.
Essa métrica já é muito popular e bastante analisada em lojas virtuais, principalmente para avaliar campanhas de marketing e testar mudanças no site. Contudo, muitas lojas físicas ainda não acompanham este indicador e, assim, perdem oportunidades de melhorar sua operação e também de tomar decisões mais assertivas.
A partir da mensuração rotineira deste dado, o gestor consegue avaliar vários setores da loja, como:
Na prática, quando há alguma mudança na loja, a taxa de conversão vai evidenciar se o impacto foi positivo ou negativo.
Para exemplificar, imagine que sua ótica fez um anúncio nas rádios locais durante uma semana. Ao final da campanha, o gestor observou que o movimento na loja aumentou em 30% no período, mas o total de vendas realizadas se manteve estável. Ao avaliar a taxa de conversão, verificou-se que ela diminuiu. A partir deste dado, é possível concluir que a campanha foi positiva para atrair pessoas à óptica, mas não gerou resultados em vendas.
Em um segundo cenário, suponha que o gestor de uma óptica quer introduzir novas técnicas de atendimento para sua equipe de vendas. Durante o período em que os consultores aplicaram a nova metodologia, a loja viu um crescimento nas vendas mesmo que o número de atendimentos não tenha se alterado. Ou seja, o gestor pode atribuir a melhora na taxa de conversão em vendas as mudanças no atendimento.
Esta métrica, além de ajudar a avaliar o desempenho da loja e identificar oportunidades de melhoria, também tem um papel essencial na previsibilidade de vendas. A partir dela, o gestor pode projetar se as metas do mês serão alcançadas e, caso o prognóstico seja negativo, tem tempo para planejar ações específicas para aumentar as vendas.
Para descobrir a taxa de aproveitamento de venda da sua ótica, o gestor deve fazer uma conta simples. Basta dividir o número de visitantes pelo número de vendas realizadas em um determinado período.
Taxa de conversão: (número de visitantes/número de vendas) * 100
Como exemplo, imagine que uma ótica fechou a última semana com 50 vendas realizadas e teve 250 visitantes durante o período. Isso significa que a taxa de conversão da loja foi de 20%. Em outras palavras, a cada dez pessoas que entraram no estabelecimento, duas saíram com uma sacola de compras na mão.
Para chegar a este número, o dono de ótica precisa ter organização e processos bem consolidados em sua equipe. Afinal, será preciso acrescentar uma nova atividade à rotina.
A contagem e registro do número de visitantes à loja pode ser feito de diversas maneiras, seja anotando em papel, observando câmeras se segurança, a partir de um dispositivo de contador numérico e também digitalmente.
O sistema de gestão ssOtica, por exemplo, possui o recurso de “fila de atendimento”, que, além de registrar o volume de pessoas que entram na ótica, também organiza a ordem de atendimento entre vendedores.
Para quem tem loja virtual, este dado é mais simples, uma vez que ferramentas de análise de tráfego, como Google Analytics, já trazem essa informação. O cálculo, portanto, é feito a partir do total de acessos ao site e dividido pelo total de vendas efetuadas.
No ambiente digital, ainda é possível conseguir informações ainda mais específicas, como a taxa de conversão de cada item.
Por fim, é importante salientar que não existe uma taxa de conversão certa ou ideal.
Uma loja física e virtual, por exemplo, possuem aproveitamentos bem diferentes. Segundo o Panorama de Geração de Leads do Brasil 2023, a mediana geral de conversão em sites é de 3,19%. O número baixo se deve ao volume de tráfego, ou seja, visitantes ser bem maior do observado em lojas físicas.
Outros fatores também influenciam na taxa, como ponto comercial e público-alvo. Ainda não se sabe qual é a conversão média no setor óptico, mas o mais importante é buscar novas soluções e iniciativas para alcançar os melhores resultados na sua ótica.
Para isso, conte com o apoio do ssOtica, o sistema de gestão líder do setor. Além de organizar toda a gestão da loja, desde cadastro de clientes, controle de estoque e pós vendas, o software ainda gera relatórios gerenciais que auxiliam na tomada de decisões do seu negócio.
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