Um sistema de ordem de serviço pode ser o que está faltando para driblar as falhas da sua ótica. Para te convencer que isso faz sentido, vou usar uma pergunta: para ter acesso às ordens de serviço da sua ótica você leva quanto tempo? Se a sua resposta é “não sei” ou “mais de 10 minutos”, você vai precisar de um sistema de ordem de serviço para Óticas.
O motivo é bem simples. Quando sua loja conta com um sistema, você pode acompanhar os pedidos e saber exatamente o que está sendo produzido. Além disso, ainda consegue organizar as OS’s por situações, datas, clientes, laboratórios e prazo de entrega.
Isso faz com que você saia lucrando em vários pontos da sua gestão. Afinal, com um sistema, você saberá exatamente o que deve ser pago aos laboratórios, poderá informar ao seu cliente o prazo exato de entrega e ainda eliminará problemas de comunicação entre sua ótica e os fornecedores.
Ficou curioso e quer saber as demais vantagens? Continue lendo que explicamos abaixo:
Abertura de OS’s e geração automática da venda
Quando o seu vendedor abre uma ordem de serviço para produção de um óculos de receituário, o sistema já gera automaticamente a venda.
Isso, sem a necessidade de ir em outra aba ou reescrever todas as informações novamente. Dessa maneira, além de economizar tempo, você também consegue controlar todas as vendas com mais clareza e objetividade.
Controle tudo o que está sendo produzido pelo laboratório
Quando trabalhamos com fornecedores externos, precisamos ficar muito atento aos serviços prestados por eles. Pois, erros acontecem e um serviço incluído a mais ou a menos pode impactar diretamente no seu faturamento. Portanto, controlar as OS’s por meio do sistema é uma boa dica para fazer a gestão dos serviços prestados pelo laboratório e parceiros. Nela, estão todas as informações da receita que devem ser cumpridas para entrega do produto ao cliente.
Consulta do status com apenas alguns cliques
Você quer consultar se o óculos da cliente “Fernanda Torres” está pronto? Ou ainda quer saber quanto tempo falta para ser concluído? Basta clicar no nome da cliente e pronto. Você já tem todas as informações na sua tela. Assim a consulta acontece de forma muito mais prática, sem precisar perguntar ao vendedor ou ligar no laboratório.
Somente com um sistema de ordem de serviço para Óticas, você pode acompanhar o status da OS conforme ela é executada em cada etapa.
Previsão de entrega de cada O.S´s
Já falamos acima o quanto otimizar o tempo é importante para produtividade da sua Ótica. No caso do controle das OS’s, isso fica ainda claro.
Pois, ao usar um sistema de ordem de serviço para controlá-las, você sabe exatamente o prazo de entrega que o laboratório tem para te enviar o produto e pode cobrá-lo em caso de demora na entrega. Afinal, você não vai querer perder vendas por conta dos atrasos de seu fornecedor.
Economia com serviços gráficos
Sabe aqueles talões que você imprime mensalmente na gráfica para emissão dos protocolos? E que depois eles vão parar em alguma gaveta e você fica horas procurando a OS do cliente que está na sua ótica? Esqueça.
Ao fazer a gestão das OS’s por meio do sistema, você não precisa mais inserir em seus gastos mensais a impressão desse material. Tudo é virtual e caso você necessite imprimir a OS feita no sistema, pode contar com uma impressora comum.
Controle e organização perante ao cliente
Tudo que o cliente procura em uma ótica é credibilidade. Assim, ele sabe exatamente se o que ele pediu será entregue e se o grau, prescrito na receita, será devidamente respeitado. Quando você faz isso em um bloco de anotação, a impressão que o cliente tem é de que o papel pode ser perdido ou a informação pode ser confundida.
Ao registrar em um sistema diante do cliente, você demonstra que a sua ótica é organizada e profissional. Isso faz com que ele volte mais vezes ou indique novos clientes para você.
Tenha informações integradas com um sistema de ordem de serviço
Ao optar por um programa exclusivo para óticas, todas as informações estarão ao seu alcance em uma única plataforma. Nele, você pode fazer desde o cadastro do cliente, abertura da OS, registro e conclusão da venda, e também o lançamento do pagamento no financeiro, de forma integrada. Isso com certeza representa um grande ganho de produtividade para todos os setores da sua Ótica.
Agora, conta para gente: como você controla e organiza as OS’s da sua Ótica? Você quer levar sua Ótica para outro patamar no controle das OS’s? Experimente o ssOtica e veja como ele irá auxiliá-lo nesse processo.