Faz tempo que o WhatsApp deixou de ser um aplicativo destinado apenas para a troca de mensagens pessoais. Há algum tempo a ferramenta começou a ser utilizada também pelas empresas. Por isso, hoje ela é um dos principais canais de comunicação entre marcas e clientes. Mas você conhece quais são as soluções que o WhatsApp oferece para a sua ótica?
Neste texto vamos mostrar como o aplicativo pode ajudar a melhorar vários setores dentro da loja. Confira
Uma das soluções que o WhatsApp oferece é a possibilidade de descomplicar processos que fazem parte da rotina da ótica. Já pensou notificar o cliente assim que uma ordem de serviço é aberta para a confecção de uma lente? Ou enviar por mensagem o comprovante de venda e a nota fiscal gerada em uma compra? São facilidades que podem fazer toda a diferença no dia a dia da sua loja.
Além disso, integrar o aplicativo de mensagens a um sistema de gestão pode ajudar também na comunicação relacionada a assuntos financeiros. Por exemplo: através do WhatsApp é possível informar ao cliente quando uma parcela é baixada no crediário. Além de lembrá-lo quando alguma prestação estiver em atraso.
O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais usado em todo o mundo. Segundo a pesquisa Global Mobile Consumer Survey, 80% dos brasileiros usam o aplicativo pelo menos uma vez a cada hora. Ou seja, o potencial de alcance da ferramenta é, sem dúvidas, bastante alto.
Por isso, usar a plataforma para se comunicar com os clientes pode tornar a relação entre vocês cada vez mais próxima. Enviar mensagens de aniversário e lembrar o vencimento de receitas médicas são algumas formas eficientes de interação com o público.
Com as funcionalidades que a integração entre um sistema para óticas e o WhatsApp oferece, é possível colocar em prática campanhas de marketing que realmente funcionam. E a principal razão para isso é a proximidade que o aplicativo promove entre cliente e loja.
Já pensou comunicar o seu público sobre o lançamento de novas coleções e tendências assim que elas chegam na ótica? E criar mensagens personalizadas oferecendo um desconto especial em datas comemorativas, como o Dia do Cliente, por exemplo? Todas essas ações podem fazer com que a sua loja venda mais e os clientes se sintam mais valorizados.
Como você já sabe, vender é fundamental para o sucesso de uma ótica. Porém, tão importante quanto realizar vendas, é fazer com que o cliente se torne fiel à sua marca. Nesse sentido, otimizar o pós-venda pode ser o fator que vai fazer diferença na estratégia de fidelização da loja.
Ter uma régua de relacionamento e incluir a comunicação depois da compra é uma ótima forma de atingir esse objetivo. Para isso, você pode contar com a ajuda do WhatsApp no envio de mensagens, como lembrete de vencimento da receita médica e aviso da chegada de novos produtos.
Uma das principais vantagens que a integração com o WhatsApp oferece é a possibilidade de eliminar a papelada que faz parte da rotina da loja. Ao invés de imprimir os comprovantes de compra, por exemplo, você pode enviá-los diretamente para o telefone do cliente. Assim, você reduz o acúmulo de papéis desnecessários e ajuda a preservar a natureza.
Na versão business do WhatsApp você pode criar mensagens automáticas e configurar quando elas serão disparadas. E esses envios ajudam a manter o público engajado e não deixar ninguém sem atendimento, principalmente em casos de contato após o fim do horário comercial.
Além de mensagens de saudação e ausência, também é possível criar respostas rápidas para os principais assuntos abordados no atendimento online. Você pode configurar mensagens sobre promoções na ótica, pedido que está pronto para entrega, chegada de novidades, entre outras.
Então, como podemos ver, são muitas as soluções que o WhatsApp oferece para as óticas que integram o aplicativo em seu sistema de gestão. Mas se você ainda não conta com uma plataforma especializada na sua loja, conheça o ssOtica e veja todas as facilidades que ele pode oferecer.
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