Um dos principais objetivos da sua ótica deve ser a satisfação de seus clientes, certo? Para isso, além de oferece produtos de qualidade e um bom atendimento, é fundamental pensar na experiência do cliente e em formas de facilitar a vida dele, concorda? Os métodos de pagamento podem ser um meio de fazer isso.
Com a TEF, ou Transferência Eletrônica de Fundos, você oferece ao seu cliente a possibilidade de pagar com qualquer cartão, sem ter um monte de maquininhas na sua ótica. E não só isso: a TEF traz benefícios para o seu fluxo de vendas.
Quer saber mais sobre isso? Vem com a gente que vamos te contar como funciona a TEF para óticas, quais são os modelos e como integrar ao seu sistema de gestão.
O que é TEF?
Como já dissemos, TEF é a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos, um sistema que permite transações financeiras por cartão, feitas de maneira rápida e segura. Por meio da integração entre uma maquininha de cartão chamada PinPad e um software instalado no computador, as transações são registradas automaticamente no seu sistema.
A PinPad faz com que a máquina aceite diferentes bandeiras de cartões e, graças à integração com uma central, autoriza os pagamentos e registra sua compra e venda de forma eficaz.
Contar com a TEF na sua ótica traz alguns benefícios, como:
Flexibilidade no pagamento: a maioria das pessoas prefere fazer seus pagamentos via cartão, de débito ou crédito. Com a maquinha da TEF na sua ótica, você pode oferecer esse formato.
Proteção contra fraudes: ao integrar a maquininha de cartão ao sistema, o valor a ser pago é gerado automaticamente. Além disso, o sistema registra o pagamento logo em seguida, evitando erros e fraudes.
Melhor controle financeiro: a TEF na sua ótica oferece uma ótima forma de controlar suas vendas, pois o sistema registra automaticamente todos os dados diretamente da maquininha.
Melhores taxas: como o PinPad aceita diferentes bandeiras de cartão, sua loja não precisa ter um monde de maquininhas, o que elimina a necessidade de pagar várias taxas, e você pode optar por um adquirente com o menor custo.
Como funciona uma TEF em óticas?
Se você já tomou a decisão de instalar a TEF na sua ótica, mas ainda não entendeu como o funcionamento é prático, então chegou a hora de tirar suas dúvidas.
A Transferência Eletrônica de Fundos funciona com as seguintes etapas:
1 – Instale o programa TEF no sistema de gestão da sua ótica;
2 – Conecte esse sistema à maquininha PinPad;
3 – Receba os pagamentos dos clientes diretamente no PinPad, a maquininha;
4 – Sempre que uma operação for feita, os dados de recebimento são, assim, registrados automaticamente no software TEF;
5 – Cada operação passará por uma central, responsável pela autorização do pagamento e pelo agrupamento dos dados no sistema de vendas da empresa;
6 – Durante o pagamento, a TEF mostra o valor automaticamente, eliminando a necessidade de o vendedor digitar o preço na máquina.
Pronto! Venda feita e registrada, tudo de forma simples e automática
Quais são os modelos de TEF para óticas?
De acordo com o fluxo de vendas da sua ótica, há um tipo de TEF ideal para ser implementado. Veja quais são os modelos e qual melhor se adapta à sua ótica.
TEF discada: a operadora de cartão integra-se à sua ótica por meio de acesso discado, utilizando uma linha telefônica. Isso significa que, a cada venda, há uma ligação que faz a transferência das informações. A desvantagem da TEF discada é ser mais lenta que as outras opções, mas ela funciona para pequenos e médios negócios.
TEF dedicada: nesse caso, uma VPN, que é uma rede virtual privada, realiza a comunicação por uma linha especial que fica conectada 24 horas por dia com a operadora de cartões. Isso faz com que as operações sejam rápidas e o modelo seja ideal para empresas com muitas transações.
TEF IP: assim como no modelo dedicado, a IP também utiliza VPN. No entanto, a operadora estabelece a conexão através de protocolo IP, ou seja, via internet. Isso faz com que as transações sejam rápidas, o que é ideal para lojas com grande volume de pagamentos via cartões.
Como escolher um sistema TEF para sua ótica?
Você já conhece os diferentes modelos de Transferência Eletrônica de Fundos e, com isso, já sabe qual o ideal para sua rotina de vendas. Mas, além disso, também é preciso levar em conta outros fatores, como:
Facilidade de uso: a ideia da TEF na sua ótica é facilitar sua gestão de vendas, por isso, escolha um sistema que seja simples, prático, intuitivo e te ajude de verdade.
Segurança de dados: escolha o modelo que garanta a segurança das suas informações e do seu cliente, sem risco de perder. Portanto, o ideal é usar programas conectados à nuvem, que ficam disponíveis online.
Referência de mercado: faça uma pesquisa para conhecer e identificar os melhores sistemas de TEF para óticas. Isso ajuda a avaliar os pontos positivos e negativos na hora de definir.
Integração com outros sistemas da sua ótica: é importante avaliar se o TEF se integra ao seu site, por exemplo, caso você faça vendas online. Isso ajuda a facilitar esse processo e manter todas as suas vendas organizadas por um único meio.
Outra avaliação interessante é como o TEF se integra ao seu sistema de gestão. Isso é importante pois o registro das suas vendas precisa estar conectado às outras operações da sua óptica. No entanto, não adianta contar com o melhor sistema de TEF se você não integrar os registros das suas vendas ao sistema de ordens de serviço, por exemplo.
Caso você ainda não conte com um sistema que te apoia na gestão, conheça o ssOtica e suas funcionalidades. Fazendo um teste, você vai ver na prática como nosso programa pode facilitar o seu dia a dia. Fale com a gente!