Com certeza você deseja ter uma ótica campeã de vendas, certo? Diante disso, é comum se questionar sobre como vender mais e expandir o seu negócio. Nos últimos anos, as vendas online têm se mostrado uma ótima alternativa para alavancar os seus resultados e ampliar o número de pessoas que compram da sua marca.
Com a pandemia e o distanciamento social, esse comportamento trouxe uma urgência ainda maior na adaptação aos canais de venda online. Além de ser um aliado para lucrar mais, investir nas vendas online tornou-se um fator chave para garantir a sobrevivência da sua loja em momentos tão delicados.
Nesse sentido, ter presença digital é fundamental para ser uma ótica lucrativa de verdade. Afinal, a internet é o espaço onde o seu cliente se encontra e, portanto, você precisa estar onde ele está. Por isso, listamos algumas dicas de como fazer sua ótica ganhar dinheiro na internet com as vendas online.
Acompanhe a seguir!
Monte a sua própria vitrine virtual
Antes de montar uma vitrine virtual, é preciso conhecer de verdade o que é esse conceito. Ela é literalmente uma versão digital e adaptada da sua vitrine física.
Nesse sentido, a loja virtual faz uma exposição dos seus produtos e serviços, assim como suas fotos, detalhes e características, e serve como uma maneira de divulgá-los. A venda, no entanto, não acontece no mesmo canal, mas sim por meio de contato com a loja responsável pelo site. Esse contato pode ser realizado via ligação telefônica, e-mail, visita ao estabelecimento ou WhatsApp.
A princípio, montar uma vitrine virtual pode parecer um desafio enorme, não é? Mas, graças ao avanço das tecnologias e ao pensamento voltado para facilitar a inserção das empresas no mundo digital, tudo isso é muito mais simples e fácil do que parece.
É muito comum que as pessoas confundam uma loja virtual com um e-commerce, mas qual a diferença entre os dois?
Como dissemos, uma vitrine virtual é basicamente uma vitrine online. E por isso, a venda é realizada por outros canais. Já e-commerce é uma plataforma de vendas que oferece todas as funcionalidades para que seu cliente feche a compra e faça o pagamento dentro do próprio site.
Vamos falar um pouco mais sobre ele no próximo tópico.
Invista em um e-commerce
Hoje em dia é possível ter um e-commerce em sites que reúnem vários outros negócios na mesma plataforma. Como, por exemplo, a Amazon. Por outro lado, você provavelmente terá que brigar ainda mais pela atenção dos seus potenciais consumidores se um dos seus concorrentes também estiver vendendo no mesmo site.
Sendo assim, uma outra opção viável é ter uma loja criada de maneira independente. Ela vai expor apenas os seus produtos e serviços, além de ser personalizada de acordo com seus objetivos, identidade visual etc. Atualmente, existem diversas plataformas de e-commerce que têm planos básicos a preços acessíveis.
Depois de escolher a plataforma mais adequada para o seu e-commerce, personalize seu site conforme preferir e inclua informações essenciais como: descrição detalhada de cada produto à venda, preço e categoria. Pense em textos com informações relevantes e persuasivas, que gerem mais desejo no seu público. Além disso, essas especificações trazem mais confiança e reduzem as dúvidas que os clientes podem ter.
Também é muito importante ficar atento às promoções, preços e descontos praticados pela concorrência. Assim, é possível aplicar valores mais competitivos na sua loja. Além de entender os seus diferenciais e melhorar de forma contínua as estratégias para conquistar mais vendas online e físicas.
E não se esqueça de oferecer um suporte para quem comprar no seu e-commerce. Construir um relacionamento com os seus clientes leva a uma fidelização mais efetiva. O alicerce para ter sucesso nisso são boas práticas de pós-venda. Já pensou ter alguém que defende e indica a sua ótica? Então, comece agora mesmo a oferecer toda a agilidade, conforto e comodidade por meio do comércio eletrônico.
Utilize o WhatsApp Business
Outro recurso fundamental para complementar as suas vendas online é o WhatsApp Business. Mesmo tendo um nome muito parecido, ele é diferente do WhatsApp que já faz parte do nosso cotidiano.
Para usá-lo, é necessário fazer o download dele no seu smartphone e criar um perfil comercial. Vale também ressaltar que não é possível usar o mesmo número nos dois aplicativos.
O WhatsApp Business é uma ferramenta que facilita a interação com seu público. Sendo assim, aproxima a sua empresa das pessoas. Portanto, cada vez mais negócios têm aderido a sua utilização, desde empresas pequenas até as grandes. Além disso, esse aplicativo traz recursos que podem te ajudar na organização da sua loja. Listamos cinco deles para descomplicar o dia a dia na sua ótica e permitir que as suas vendas online aumentem.
- Informações sobre o seu negócio: no seu perfil comercial, os seus potenciais clientes podem obter informações da sua loja, como horário de funcionamento, por exemplo
- Catálogo de produtos: é possível cadastrar os produtos à venda na sua ótica e deixá-los à disposição para eventuais consultas do seu portfólio.
- Mensagens automáticas: O WhatsApp Business permite a criação de mensagens padronizadas de saudação e ausência, por exemplo. Essas respostas automáticas agilizam o atendimento dos seus clientes.
- Estatísticas: a plataforma também disponibiliza um relatório sobre as mensagens lidas, entregues, enviadas etc. Isso é importante para que você possa fazer uma análise de como anda o funcionamento deste canal.
- Etiquetas: outro recurso que auxilia nesse tipo de análise são etiquetas. Você pode, por exemplo, filtrar os clientes que tiveram algum problema com a sua ótica, por meio dessa separação por categorias.
Aproveite as funcionalidades das redes sociais
Nos últimos anos, as redes sociais apresentaram mudanças essenciais para as vendas online. Antes, elas funcionavam apenas como uma maneira de interagir com outras pessoas virtualmente. Porém, depois de muitas atualizações, agora é possível até mesmo vender produtos por meio delas.
Prova disso é o recurso Instagram Shopping. Ele possibilita a compra sem a necessidade de sair da plataforma. Todas as ferramentas dele foram pensadas para uma experiência rápida e eficaz, podendo ser um excelente canal de vendas online.
Para ter uma noção mais clara, quando você faz uma publicação no perfil da loja é possível adicionar uma marcação com o preço do produto. E até mesmo mostrar quando uma oferta está ativa. E assim, conseguir aumentar o desejo de compra do cliente se torna uma tarefa um pouco mais fácil.
Você também pode aproveitar as funcionalidades que outras redes sociais têm e são voltadas para o comércio virtual. Como, por exemplo, o Facebook Marketplace.
No entanto, a presença digital não é formada apenas pelas vendas. Publicar conteúdos relevantes para o seu público regularmente é fundamental. É indispensável divulgar também as promoções em andamento na sua ótica. E por último, se empenhe em construir um relacionamento com o seu cliente. Afinal, interagir constantemente com o público nas redes sociais ajuda a estabelecer um vínculo com a marca. Fazendo com que aumente o fortalecendo o engajamento e a confiança dele com a sua loja.
Conclusão
Depois de saber mais sobre as possibilidades de realizar vendas online e como aumentar os lucros, você pode estruturar melhor a sua presença digital e oferecer os melhores canais para conquistar os seus potenciais clientes.
Lembre-se também de que é essencial conhecer o mercado óptico como a palma da sua mão. Além de destacar com clareza os seus diferenciais e, como assim, ter uma adaptação mais ágil às mudanças de comportamento dos consumidores.
Se você quiser descobrir como ter uma ótica de sucesso e alavancar as suas vendas, preparamos um e-book com que irá te ajudar com isso. Clique aqui e aprenda agora.
Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários se você já faz vendas online na sua Ótica.