Ter um bom time de vendas é pré-requisito básico para o sucesso de qualquer comércio e, no ramo de óticas, não é diferente. Além de contratar pessoas comprometidas e treiná-las para que tenham atitudes dos melhores vendedores, oferecer outros estímulos aos colaboradores, como a comissão de vendas, também é uma boa opção para aumentar as vendas.
Em diversos setores, a comissão de vendas é usada como uma estratégia pontual e certeira e que pode ser implantada imediatamente no seu negócio. Continue a leitura deste artigo para entender tudo sobre o assunto e fique até o final para ganhar um bônus!
O que é comissão de vendas e qual é o objetivo de usar esse recurso?
A comissão de vendas nada mais é do que o pagamento extra que o lojista faz para o funcionário ou parceiro referente a cada venda efetuada. É como um estímulo a mais para que os vendedores da ótica não tenham como retorno apenas os salários fixos.
Seu principal objetivo é aumentar a motivação dos colaboradores e, assim, aumentar também as vendas. Como forma de reconhecimento ao esforço da venda, o funcionário é bonificado com uma comissão, que pode ser fixa ou variar de acordo com os interesses de ambos.
Ou seja, além do salário fixo, o funcionário recebe um pagamento a mais pelos produtos vendidos e o lojista tem como resultado mais vendas.
Uma boa estratégia de comissão de vendas reduz a rotatividade de pessoal. Quando o funcionário sabe que tem chances de crescer e sair de vendedor para gerente, por exemplo, se torna mais dedicado e focado no aumento de vendas e na qualidade do atendimento aos clientes. Assim, lojista, funcionários e clientes ganham.
Conheça os tipos de comissão de vendas mais adotados pelas óticas
Existem várias formas de comissão de vendas, que variam de acordo com a realidade de cada ótica e cada uma deve optar por aquela que melhor se adequa à estratégia do negócio.
Alguns lojistas escolhem comissionar pelo valor do produto vendido, outros um percentual no recebimento do cliente. Existe também a comissão de vendas por meta mensal, por progresso ou performance de equipe, entre outros tipos.
Aqui, trouxemos uma breve explicação dos três tipos de comissão de vendas mais usados no mercado óptico. Confira.
1. Comissão por percentual do valor da venda
O percentual do valor da venda é o tipo de comissão mais comum e é muito utilizado no varejo. É quando o funcionário ganha um percentual fixo sobre cada venda realizada. O valor é pré-estabelecido pelo lojista e acordado entre as partes.
Neste ou em qualquer modelo de comissão de vendas, é preciso analisar quais valores são justos e aplicáveis ao negócio. Pode não ser interessante, por exemplo, pagar uma comissão de vendas muito alta em produtos de baixo valor.
2. Comissão por percentual no recebimento
Diferentemente do modelo anterior, a comissão de vendas por percentual no recebimento é paga quando o lojista recebe do cliente. Este modelo pode ser muito vantajoso especialmente para óticas que recebem muitos pagamentos digitais e à vista, por exemplo.
Ao aplicar esse tipo de comissão de vendas, o lojista contribui para que o funcionário fique mais estimulado a buscar vendas à vista. Afinal, se as vendas forem parceladas, a comissão de vendas será paga conforme o parcelamento.
Nesse modelo de comissionamento, é necessário um excelente controle de fluxo de caixa, que você pode fazer de forma facilitada usando planilhas ou um sistema de gestão.
3. Comissão de vendas por meta
Quando se trata de comissão por meta, é preciso entender que não é apenas um funcionário que é bonificado e sim todos, que juntos vão buscar atingir a meta em equipe.
Nesse modelo de comissionamento, o time precisar estar coeso e engajado com alto desempenho, para que seja uma bonificação justa. Afinal, todos recebem de maneira igualitária de acordo com o desempenho geral.
Nesse tipo de comissão de vendas, usa-se uma taxa única sobre o volume total de vendas e o valor é dividido igualmente para cada vendedor.
Como escolher o tipo de comissão ideal para a sua ótica?
Primeiro, não esqueça de criar um plano de crescimento empresarial para o seu time. Assim, todos os colaborados ficam cientes com o que a sua ótica pode oferecer.
Depois, defina o modelo de comissionamento que trará mais vantagens para o seu negócio. Ao implementar o padrão escolhido, uma boa forma de gerenciar é usando a nossa planilha de comissão para vendedores de óticas.
Facilite a gestão de comissão de vendas
Se aumentar o faturamento da sua ótica é um dos seus objetivos, fique atento ao que a comissão de vendas pode proporcionar. O modelo de remuneração é vantajoso tanto para lojistas quanto para os vendedores e, também, para os clientes. Afinal, é uma estratégia de pagamento que estimula novos negócios e repercute na melhoria do atendimento.
Não deixe de conferir a planilha que preparamos para facilitar a gestão do comissionamento para vendedores de óticas. É uma ferramenta prática, simples e à prova de erros que vai te auxiliar na administração das comissões pagas aos seus colaboradores. Não perca mais tempo organizando as comissões da sua equipe de vendas.