Boa parte dos desafios na gestão enfrentados pelas óticas passam diretamente pela organização de informações. Muitas vezes ignorado, esse trabalho de organização pode influenciar diretamente nos resultados da loja.
Portanto, ignorá-lo pode representar ignorar a chance de fazer com que o seu negócio cresça ainda mais.
Mas para pensar no negócio de forma estratégica, não é necessário perder tempo ou gastar muito dinheiro. Não acredita? Fique com a gente e saiba como é possível superar os 3 principais desafios na gestão de óticas.
1. Realizar o gerenciamento de estoque
Fazer o gerenciamento do estoque é, sem dúvidas, uma das tarefas mais importantes em uma ótica. Mas, ao mesmo, é também um dos principais desafios na gestão de uma loja. E por que isso acontece?
Organizar as atividades da área, como entregas e controle de pedidos, requer um alto grau de precisão na gestão das informações relacionadas aos fluxos de entrada e saída das mercadorias. Afinal, tanto o acúmulo quanto a falta de produtos geram prejuízos para a óptica.
E para que nenhuma dessas situações extremas prejudique o funcionamento da loja, é necessário organizar e atualizar sempre as informações do estoque.
Dentro desse cenário, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos donos de ótica é realizar essa gestão de informações de forma manual. Pode não parecer, mas ainda é comum encontrar lojas em que o controle do estoque é feito manualmente, por meio de papéis e planilha. E acredite: isso pode representar um problema tanto de custo quanto de segurança dos dados levantados.
Quando o tempo de trabalho de um funcionário é investido em atividades muito operacionais, e que poderiam ser tranquilamente automatizadas, você acaba perdendo a chance de investir esse tempo em estratégias que poderiam, por exemplo, resultar no aumento de vendas.
Além disso, quando o registro dessas informações são feitas em papéis, as chances de perder ou danificar essas planilhas são muito grandes.
2. Desafios na gestão de ordens de serviço
A organização de todas as áreas da empresa é uma das melhores maneiras de garantir o sucesso da sua loja. Nesse sentido, conseguir estruturar e ter sempre à mão todos os dados atualizados de suas ordens de serviço (OS) é um dos caminhos para garantir um fluxo eficaz das demandas e a satisfação dos clientes. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil.
Você sabe exatamente tudo que está sendo produzido na sua loja hoje? Se um cliente ligar perguntando quando o pedido dele será entregue, você saberá responder? Questionamentos como esse são exemplos que indicam como anda o nível de organização da sua ótica em relação às ordens de serviços.
Por exemplo, quando um cliente solicita a produção de um óculos com montagem de lente no laboratório, é importante saber em quais dos processos o pedido desse consumidor está. Se está aguardando malote, foi enviado para o laboratório, está em conferência interna ou aguardando retirada do cliente. Só assim é possível manter a organização dos processos internos e externos para uma gestão mais eficiente da loja.
Como você faz o controle das ordens de serviço na sua ótica? No papel, escrito por um funcionário, ou digitalmente, por meio de sistema de gestão? As duas formas atendem a necessidade de organização. Porém, o controle manual acumula papel e dificulta que a OS seja encontrada com rapidez quando é necessário checar alguma informação.
3. Falta de estratégias de marketing
Todo proprietário sonha em ter um número incontável de clientes que adoram seus produtos. E consequentemente, ver a sua marca espalhada por todos os lados. Mas sem investimento em estratégias de marketing tudo isso ficará muito mais difícil de ser conquistado e os desafios na gestão serão sempre uma pedra no caminho de crescimento da sua loja
Investir em promoções, ações de relacionamento e divulgação da marca são algumas das formas de conseguir promover e consolidar a marca da sua loja. Mas, para colocar isso em prática é preciso ter em mãos os dados sobre os hábitos dos perfis de clientes que você atende.
Sendo assim, registrar o cadastro dos consumidores que compram na sua ótica, as suas receitas e preferências, faz com que se torne mais fácil colocar em prática algumas estratégias.
Por exemplo, entrar em contato para oferecer um desconto de aniversário ou indicar produtos em promoção que estejam de acordo com as suas preferências. Além disso, realizar campanhas de comunicação, como em uma data comemorativa importante, pode atrair mais clientes, fazer com que a loja se torne mais conhecida e aumente as suas vendas.
Superando os desafios
Uma forma de conseguir superar esses desafios na gestão é contratando um sistema que seja específico para óticas. Pois assim todas as necessidades da loja serão atendidas de forma eficiente. Além de organizar os processos das áreas administrativas e financeiras, ele contribui para o gerenciamento automatizado do estoque, organização das ordens de serviço além de facilitar a realização das ações de marketing.
Assim você vai conseguir facilitar os processos do dia a dia, além de contar com informações precisas que irão garantir tomadas de decisões assertivas e seguras. Conheça o ssOtica e saiba como ele pode contribuir para uma gestão mais da sua loja.
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