Uma das principais características de um bom vendedor é entender, de fato, quais são as necessidades dos consumidores. E com o vendedor que trabalha em ótica não é diferente. Afinal, cada pessoa exerce uma atividade diferente em sua rotina e, portanto, precisa de um tipo diferente de lente. Desta forma, é fundamental entender essas razões para indicar os tipos de lente ideais para cada perfil de cliente.
Normalmente, os óculos de grau são itens essenciais as pessoas que os usam. Por essa razão, é tão importante que o time de vendas da sua óptica conheçam as características, vantagens e benefícios de cada produto. Só assim é possível orientar o cliente da melhor maneira na escolha de uma lente que esteja de acordo com as suas necessidades.
Por isso, separamos algumas informações sobre os 9 principais tipos de lente que você precisa conhecer para orientar o seu time de vendas. Confira a seguir!
1 – Lentes cristais
Também conhecida como lentes de vidro, elas são indicadas para quem possui queixas de lentes que embaçam com frequência. Devido a natureza do seu material, elas são mais pesadas e mais suscetíveis à quedas. Portanto, não são recomendadas para pessoas que tem costume de se expor a situações de riscos, à radiações ultravioleta ou que trabalham com produtos químicos.
As lentes de cristais são também ideais para quem não deseja as lentes antirreflexos e quer lentes com maior durabilidade. Porém, como desvantagens, ela marcam mais o nariz devido ao peso, oferecem menor proteção aos olhos e combinam com um número menor de armações.
2 – Lentes orgânicas CR-39 e Orma 15
Também conhecidas como lentes de acrílico, a CR-39 e Orma 15 são indicadas para os clientes que buscam um ótimo custo benefício quando o assunto é conforto e preço. Isso porque elas são leves, possuem boa resistência a impactos e um preço menor.
Entre os principais benefícios estão o fato de prevenirem contra a catarata precoce. Além disso, por ser mais resistente a quebra, as lentes de acrílico são uma ótima opção para crianças, além de marcarem menos o nariz e proporcionarem maior segurança aos olhos. Do ponto de vista estético, combinam com mais tipos de armação, aumentando o número de opções do cliente.
No entanto, as lentes de acrílico possuem um baixo índice de refração, cerca de 1.50. Com isso, graus mais altos costuma ficar mais grossos. Portanto, ela é indicada para quem tem até 2 graus de miopia ou hipermetropia ou mais de 2 graus de astigmatismo. Elas também são mais suscetíveis à riscos e arranhões.
3 – Lentes de policarbonato
As lentes de policarbonato são uma ótima opção para os óculos das crianças e profissionais que trabalham na área industrial. Devido ao seu processo de fabricação diferenciado, essas lentes tem alta resistência a impactos e cerca de 30% mais leves que as lentes orgânicas.
O seu índice de refração é maior que o visto nas lentes de acrílico, cerca de 1,59. Sendo assim, são boas opções para pessoas com até 4 graus de miopia ou hipermetropia e até dois graus de astigmatismo. Devido a sua leveza, elas combinam com armações que não possuem aro embaixo.
Além disso, elas também contribuem para a prevenção da catarata e degeneração precoce da retina.
4 – Lentes de resina
As lentes de resina são feitas também com plástico especial que garante maleabilidade, leveza e resistência. Seu principal diferencial em relação à lente de policarbonato é em relação ao seu índice de refração, uma vez que pode chegar a até 1,74.
Com isso, elas se tornam ideais para pessoas que precisam de alto grau de correção mas querem lentes finas. Portanto, clientes com mais de quatro graus de miopia ou hipermetropia e mais de dois graus de astigmatismo podem escolher esta lente sem medo.
5 – Trivex
Também feitas a partir do plástico, as lentes Trivex conseguem ser mais resistentes e leves do que as lentes de policarbonato e resina. Também possuem mais transparência e nitidez. Por estas razões, são as favoritas para óculos esportivos e solares.
O material também permite uma maior diversidade de cores. Portanto, as lentes Trivex são uma boa opção para os clientes que estão em busca de armações solares. Por fim, a sua natureza mais maleável também permite uma grande variação de armações.
6 – Lentes antirrisco
As lentes feitas de plástico, como resina, policarbonato e acrílico, são as que mais precisam do tratamento antirrisco. Por serem feitas com material mais macio, em relação as lentes de cristais, elas sofrem mais com arranhões. Assim, as lentes antirrisco oferecem mais resistência para as micro agressões do dia a dia por um preço mais baixo.
Em relação aos benefícios, o fato de se manterem novas por mais tempo e oferecerem proteção contra catarata precoce e degeneração da retina são os principais atrativos. Esses são argumentos fortes à disposição dos vendedores no momento de apresentação dos principais tipos de lente.
7 – Lentes transitions
Fonte: Transition
As lentes transition, ou fotossensíveis, possuem uma tecnologia para adaptar a cor da lente de acordo com claridade de cada local. A transição ocorre de forma rápida, cerca de 30 segundos após as lentes detectarem a presença de raios ultravioletas (UV). Seu principal atrativo é, portanto, proporcionar um maior conforto para quem a usa.
Apesar de não substituírem os óculos de sol, as lentes fotossensíveis atuam como agentes de proteção para raios UV para o dia a dia. A depender da marca, as lentes transparentes podem transacionar para as cores cinza, vermelho, verde ou marrom.
Uma curiosidade sobre as lentes é que, em sua maioria, não são ideais para dirigir durante o dia. Isso acontece porque o para-brisa dos carros já filtram grande parte dos raios UV. Desta forma, as lentes sofrem pouca alteração dentro dos carros.
8 – Lentes antirreflexo
Fonte: Pinterest
Muitas pessoas ainda pensam que as lentes antirreflexo tem apenas apelo estético, para tirar fotos melhores. No entanto, elas são essenciais para quem a usa.
Esse tratamento oferece mais transparência e menos reflexos na superfície das lente. Desta forma, elas aumentam a nitidez das imagens que chegam aos olhos e proporcionam menor cansaço visual para os usuários mesmo em ambientes muito iluminados.
Por essas razões, as lentes antirreflexo também são muito indicadas para pessoas que tem costume de dirigir a noite, pois exclui os focos avermelhados quando expostos a luminosidade e elimina as imagens fantasmas.
9 – Lentes polarizadas
As lentes polarizadas são indicadas para pessoas que buscam uma lente que ofereça proteção contra a claridade e elimine os reflexos incômodos de superfícies que reduzem a visibilidade. Este tratamento possui filtro solar contra raios UVA e UVB que retiram por completo os reflexos de superfícies, como água, areia, neve, estradas e vidros de prédios.
Portanto, sempre indique essas lentes para cliente que costumam praticar atividades esportivas realizadas ao ar livre e também para os tenistas, aviadores e motoristas. Por controlar a quantidade de luz, pessoas que tem alta sensibilidade a luz também se beneficiam com as lentes polarizadas.
Agora que você já sabe o essencial sobre tipos de lente, poderá indicar com mais confiança os melhores tipos de lente para cada cliente. Aproveite essas informações para que as vendas sejam também uma ferramenta para a fidelização de clientes. Afinal, conseguir atender as expectativas do seu cliente é um grande e importante diferencial.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Você já sabe como indicar os melhores tipos de lente em sua ótica? Não se esqueça de nos contar aqui nos comentários!
Fernando jose costa disse:
OBS.NAO TRABALHO COM VENDAS SOU TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS ÓTICOS.
Mateus Alberone disse:
Oi Fernando. Que legal! Tentamos sempre fazer conteúdos uteis para todas as pessoas que trabalham ou se interessaram pelo mercado ótico, então continue nos acompanhando que também teremos posts sobre equipamentos óticas ?
Cláudio gil Rosa Stefanello disse:
Valeu pelas dicas. Obrigado!
Francine Medeiros disse:
Olá, Cláudio, que bom que as dicas te ajudaram! Nosso blog é recheado de dicas para todos do setor óptico, não deixe de acompanhar!