Muitos proprietários de óticas preocupam-se apenas em conquistar novos clientes e fechar cada vez mais vendas. Naturalmente esta compulsão é válida, no entanto, apenas aumentar a carteira de consumidores não é suficiente para fazer a óptica prosperar, ter um pós-venda é essencial.
É importante ter atenção ainda à fidelização dos clientes. Nesse sentido, investir em pós-venda é essencial. São estas ações que vão garantir que os consumidores sempre lembrarão da sua loja, tornando-se fiéis a ela.
Confira no post de hoje algumas dicas para você estabelecer um pós-venda eficiente em sua loja:
Fechou a venda e prometeu que o cliente receberia os óculos em 10 dias? Cumpra!
Sempre honre os seus compromissos. Caso aconteça algum imprevisto, mantenha o cliente informado sobre a situação. Seja transparente, peça desculpas e coloque a necessidade do seu cliente em primeiro lugar.
Veja se você está fazendo um pós-venda certo com o nosso checklist sobre fidelização de clientes.
Muitos profissionais cometem o erro de não considerar o cliente “importante” após ele ter fechado a venda. Esta atitude, mesmo em médio prazo, pode ser prejudicial para a ótica, já que as chances de um cliente que foi maltratado após a compra indicar a empresa para alguém ou voltar a fazer negócio são quase nulas.
Por isso é importante estar sempre disponível para o cliente mesmo após ele ter levado o produto para casa ou ter usufruído de um serviço. Afinal, é comum que o comprador tenha dúvidas em relação ao funcionamento, à conservação e outros pontos relativos ao produto.
Esteja sempre disponível e assim aumente o grau de confiança do cliente em relação à sua ótica.
Além de disponibilizar profissionais para fazer o pós-venda da ótica, é essencial realizar treinamentos periódicos com o time. Aborde nas aulas táticas relacionadas à venda como o atendimento personalizado pode fazer com que o cliente volte a comprar ou indicar o comércio.
Mesmo que determinado produto tenha atrasado por conta do fornecedor, por exemplo, é importante assumir a responsabilidade perante o cliente. Aja com transparência, explique a situação e diga que o problema dele é seu também e, claro, que você fará tudo o que puder para que ele fique satisfeito.
Periodicamente, confirme os dados de cadastro dos seus clientes para ter um lista sempre atual. Seja por e-mail ou telefone, aproveite a oportunidade para atualizar ainda o perfil daquele consumidor: o que gosta, o que ele procura, produtos e serviços que mais adquiriu ao longo do tempo, etc.
Para fazer um pós-venda eficiente é importante estar sempre em contato com os clientes.
Um cartão no aniversário, um e-mail informando sobre novas promoções, uma ligação ou uma mensagem de Whatsapp perguntando sobre a experiência com o produto. Todas estas ações fazem a diferença e fazem com que o cliente sempre se lembre da sua ótica e a considere sua primeira opção no segmento, além de recomendá-la para toda a sua rede de contatos.
O pós-venda é parte essencial do bom atendimento ao cliente. A óptica que investe em boas práticas nesta área tem a garantia de ter uma carteira de consumidores satisfeitos.
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achei otimo.
Parabens
Que bom que gostou Guilherme! Continue nos acompanhando que sempre temos dicas. ?