Quando falamos em erros no controle de estoque, na maioria das vezes, o problema acontece quando não há equilíbrio. Produtos encalhados e sem procura; ou procura por produtos, mas falta no estoque.
Nas duas situações uma coisa é certa: prejuízo! Na primeira o dinheiro investido não é convertido em vendas. Já na segunda, o cliente fica insatisfeito com a indisponibilidade do produto desejado e não faz a compra.
Pensando nos empresários do ramo óptico e na boa gestão de estoque, listamos aqui os 6 maiores erros no controle de estoque que devem ser evitados. Confira!
Não se planejar para sazonalidade
Sabe aquela armação que esta na moda, que o personagem principal da novela esta usando? Fique sempre de olho! A sazonalidade é um ponto muito importante a ser lembrado e analisado sobre o seu estoque.
Ela diz muito sobre produtos que tem maior saída em uma determinada época (festas, datas comemorativas) e você tem a obrigação de saber quais são esses produtos, qual a época que deve ter eles em estoque com antecedência (evitando atrasos por parte do fornecedor) para atender a demanda.
Se necessário também, que reveja dados do ano anterior para se planejar. Lembre-se: planejamento é fundamental para evitar este erro. Veja neste checklist exclusivo como se preparar da forma correta!
Não atualizar entradas e saídas de estoque
Antes de mais nada, independentemente do tipo da operação seja entrada ou saída de produtos, qualquer atualização deve ser realizada imediatamente. Já vimos muitos casos em que os proprietários recebem os produtos e falam “mais tarde eu atualizo”.
Esse é um dos maiores erros da gestão de estoque! Adiar essa tarefa pode ser prejudicial para sua óptica por causar furos no estoque. Portanto, se você deseja ter um controle eficiente, deve começar agora mesmo fazer as atualizações das informações. Seja em uma planilha ou um sistema, o registro é essencial.
O princípio 80/20
Existem sempre aqueles produtos que tem maior rotatividade na sua óptica, os ditos “carros chefe”, aquela armação que a maioria dos clientes pedem, você sabe dizer quais são?
Com o mercado em constante mudança, é necessário fazer checagens periódicas sobre quais são os produtos mais vendidos na sua loja para que você sempre os tenha estocados. É a partir dessa informação também, que você poderá elaborar promoções e divulgações aos seus clientes.
Fazer negociações com fornecedores sem levar em conta atrasos e inadimplência
Primeiro de tudo, nunca deixe os seus pedidos para última hora. Você tem uma clientela para atender, e não conseguir atende-la porque não planejou as compras para o seu estoque com antecedência os deixará insatisfeitos, e consequentemente perderá dinheiro.
Além disso, negociando sabiamente, você pode economizar e praticar melhores preços, obtendo melhor lucro.
Comprar produtos acima ou abaixo do necessário
É muito importante para todo empresário ter pleno conhecimento do quanto precisa comprar para atender sua clientela. Os produtos excedentes são sempre um custo, já que a maioria se tornarem obsoletas, fora de moda e além do risco de serem danificadas no local de armazenamento.
Não cuidar do armazenamento
Faça de tudo para fugir da bagunça, organize bem o estoque. O mais importante: o que está lá é para ser encontrado na hora certa, de forma rápida e eficiente. Você com certeza não quer deixar aquele seu cliente esperando enquanto você procura aquela armação em gavetas ou caixas bagunçadas não é mesmo? Pense nisso!
Manter o estoque organizado não é fácil, mas pode ser mais eficiente ao usar um sistema de gestão eficiente, como o ssOtica. Nele, você consegue organizar, emitir etiquetas, tirar relatórios de produtos mais vendidos e se planejar na maneira certa. Não deixe de conhecer o sistema, faça um teste de 7 dias gratuito!
O que você achou desse texto? Já cometeu alguns desses erros do gerenciamento do estoque que eu citei? Deixe sua opinião e suas experiências nos comentários e continue acompanhando o blog para receber mais conteúdo como esse!
Ana Maria disse:
Já fiz cliente, esperar para dar o preço. Pois não tinha concluído tabela de preço final.
Evellyn Emidia disse:
Oi Ana Maria! Acredito que isso aconteça com mais frequência que imaginamos. Por isso, que fazer a gestão do estoque dia a dia é fundamental para o sucesso da sua ótica.
Espero que os nossos conteúdos te ajudem a melhorar ainda mais a gestão da sua loja! =D
LIESY VIEIRA ARRUDA QUEIROZ VIEIRA disse:
Acho que vocês poderiam sempre enviar as tendências do mercado , como modelos e cores mais usadas seria bem legal !
Evellyn Emidia disse:
Oi Liesy! Nos acompanhe, pois toda semana tem dica nova aqui no Blog. Você também pode assinar a nossa newsletter para receber os conteúdos direto no seu e-mail! 😉