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Motivos para usar um sistema para óticas para impressão de etiquetas

3 min de leitura

Um dos grandes desafios enfrentados pelos donos de óticas é encontrar uma forma realmente eficaz de etiquetar as mercadorias de sua loja. Fazer esse trabalho de forma manual é trabalhoso e demorado. Por outro lado, as ferramentas genéricas de gestão não oferecem a impressão de etiquetas específicas para produtos óticos.  

No texto de hoje vamos mostrar a você os motivos porque um sistema especializado para óticas é a solução ideal para criar e imprimir as etiquetas da sua loja. Confira:

Otimização de tempo e custo

Ao utilizar um sistema que permite a impressão de etiquetas você estará otimizando dois recursos muito importantes dentro de uma ótica: tempo e custo.

Com relação ao tempo, essa otimização se justifica pela redução no número de tarefas referentes a emissão dessas tags. Atividades, como organização manual das informações e envio das etiquetas para a gráfica, são eliminadas da rotina operacional da loja.

Pensando em custo, é possível diminuir os gastos com impressões quando feitas dentro da própria ótica. Portanto, ter um software especializado para o segmento óptico pode colaborar muito para essa dupla otimização na sua loja. 

Controle do que a ótica tem no estoque

O controle de estoque é uma ação que pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma ótica. Além de permitir saber quais produtos a loja tem ou não à disposição dos clientes, ele ajuda a acompanhar quais itens vendem mais e quais estão com baixa procura.

Assim, é possível criar estratégias diferentes de vendas e organizar para que os modelos mais queridos não falte na vitrine. 

Dentro desse contexto, as etiquetas surgem como parte fundamental para a manutenção do controle eficiente de estoque. Elas facilitam o registro das produtos desde a entrada na loja até a saída, quando as vendas são finalizadas.

E como isso acontece na prática?

  • Ao utilizar um sistema para óticas, uma tag com código de barras é gerada para cada produto cadastrado;
  • Em seguida, quando a venda é realizada, o sistema faz a baixa automática no estoque.

Com base nessas informações, o dono da loja consegue manter o controle eficiente do estoque. Além disso, também há vantagens para os vendedores, visto que a busca por produtos se torna muito mais fácil.  

Informações rápidas e fáceis a qualquer momento

Que as etiquetas ajudam na organização da loja e do estoque já está claro. Porém, elas ainda contribuem para o acesso das informações dos produtos de forma muito mais simples e rápida. 

Isso mesmo: com os itens da ótica devidamente cadastrados, fica muito mais fácil acessar todos os dados de todas as mercadorias a qualquer momento. Portanto, usar um sistema que ofereça essa opção pode melhorar muito a gestão no dia a dia da ótica. 

Modelo de etiqueta específico para óticas

Como você já deve saber, fazer a identificação dos produtos que são expostos ao consumidor é obrigatório por lei. Considerado um direito do cliente, todos os itens devem exibir preço, condições de pagamento e informações gerais. Portanto, a impressão de etiquetas precisa fazer parte das preocupações de qualquer gestor. 

Mas não pense que isso é algo ruim. Pelo contrário: ter etiquetas personalizadas pode ser inclusive um diferencial da sua loja. Com um sistema especializado para óticas, você pode customizar estas tags e passar uma imagem de profissionalismo aos seus clientes.

Colocar a marca da empresa, valor, formas de pagamento, peças com desconto: essas são algumas opções para colocar em prática.  

Desse modo, além de se resguardar legalmente, você irá facilitar também a vida dos clientes. Afinal, ninguém gosta de entrar numa loja e se sentir perdido em relação às informações básicas dos produtos na vitrine. Mais uma vantagem, que além de beneficiar a parte operacional do negócio, também garante a satisfação do consumidor. 

Melhore a gestão da sua ótica com um sistema de impressão de etiquetas

Como mostramos, uma solução exclusiva para óticas ajuda muito na organização dos processos e no dia a dia da loja. Com o ssOtica, você consegue registrar todas as informações da sua ótica em um mesmo lugar. Desde o cadastro de clientes e gerenciamento de estoque até emissão de nota fiscal e acompanhamento das vendas.

Além disso, o sistema conta com a função de catalogar e criar tags personalizadas para os seus produtos. Com isso, você reduz custos e diminui o tempo gasto com a impressão de etiquetas, já que com o sistema tudo isso pode ser feito dentro da própria loja de forma prática. 

Quer ver como funciona na prática essas e todas as outras ferramentas da plataforma? Então faça um teste gratuito e veja como o ssOtica pode ajudar na gestão da sua ótica. 

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