Que fazer promoções é uma estratégia fundamental para atrair os consumidores, todo mundo sabe. Mas você sabe como planejar essa estratégia? Nesse artigo vamos te mostrar alguns princípios e ideias para você fazer as melhores promoções na sua ótica.
Motivados por adquirir vantagens na aquisição de um produto ou serviço, os consumidores são rapidamente tragados por essa ferramenta de marketing tão popular entre os empresários, as promoções. Ao utilizá-la, os proprietários trazem muitas vantagens para suas lojas.
Algumas dessas vantagens de fazer promoções são:
Porém, antes de colocar uma estratégia promocional em prática, os administradores precisam de tomar alguns cuidados para que a ação não interfira na margem média de lucro da ótica.
E para que você entenda como fazer promoções mais eficientes para sua ótica, continue lendo e saiba mais. E no final desse post temos um presente para você!
Como já falamos, fazer promoções pode trazer diversos benefícios para a ótica. Entretanto, antes de sair fazendo promoções, é preciso planejar e definir alguns pontos.
O primeiro passo para construir uma estratégia de sucesso é definir o propósito. Os principais objetivos de fazer promoções são:
Definindo o objetivo, é hora de escolher quais serão as estratégias que você usará para alcançá-lo. A seguir te mostraremos algumas estratégias de promoções que você pode utilizar.
Uma ação promocional precisa ser pontual para que o consumidor perceba o seu valor. Algumas datas já são esperadas pelo cliente, como dia das mães, Natal e Black Friday.
Lembre-se que sua promoção precisa de uma data para iniciar e terminar. Quando uma campanha não tem um prazo determinado, muitos clientes podem também adiar suas compras e, assim, sua loja vende menos. Por isso, estabeleça um período fechado para poder também utilizar gatilhos de urgência e escassez em suas chamadas.
O desconto é uma das estratégias mais funcionais para atrair a atenção do cliente, além de fazer com que aquelas peças paradas no estoque sejam rapidamente vendidas. Comumente visto em lojas do varejo, as óticas também podem adotá-lo em diversas situações, como:
Com isso, é possível garantir a rotatividade dos produtos e fazer com que a loja esteja sempre com novidades na vitrine. E isso sem que o estoque fique cheio.
E, em casos como os citados, uma pequena diminuição no lucro não fará mal ao empreendimento. Afinal, é mais favorável deixar de ganhar um pouco do que ver o dinheiro investido parado no depósito.
Uma ideia de promoção que pode ser utilizada para aumentar o ticket médio da ótica é o desconto progressivo.
A ideia é simples: quanto mais o cliente compra, maior o desconto que ele recebe. Por exemplo, na compra de dois produtos o cliente tem 10% de desconto, na compra de três 20% e acima de quatro produtos 30% de desconto.
Dessa forma, o cliente se sente tentado a levar mais produtos e o valor das suas vendas aumenta.
Brindes são ótimos itens para divulgar uma marca e deixar os clientes satisfeitos. Mas, antes de optar por produzi-los, é preciso que o gestor pense em algo que seja realmente funcional para seus clientes e que não gere muitos custos para a ótica.
Algumas opções são:
Além disso, em alguma festividade, como aniversário da ótica, você pode também oferecer bombons e balas com a logo da empresa ou outros quitutes. Use sua imaginação, pondere o orçamento e presenteie seus clientes e possíveis clientes.
Uma estratégia que chama bastante a atenção do consumidor é a de “compre um e ganhe outro”. Promoções como compre um óculos de sol e ganhe a armação de grau, ganhe a armação ao comprar as lentes de receituário e coisas do tipo, são uma ótima opção para atrair mais clientes.
Como fazer promoções atrativas sem que seja necessário gastar muito dinheiro?
Esse é um questionamento que paira constantemente na mente de donos e gerentes de óticas, que, preocupados em conquistar melhores resultados, buscam novas ações para aumentar o faturamento da loja.
Uma das ações de baixo custo que podem ser implantadas nesse tipo de comércio é a regulagem e limpeza gratuita das armações.
Outra estratégia interessante é firmar parceiras com cursos de Moda e Consultoria de Imagem para que os estudantes e profissionais possam indicar novidades e sugerir os melhores modelos para cada formato de rosto.
De nada adianta você gastar seu tempo e dinheiro criando uma promoção se os clientes não souberem dela, não é?
Tão importante quanto criar a promoção, divulgá-la é essencial! Por isso, divulgue sua ótica na internet, distribua panfletos, faça seu público saber o que está acontecendo em sua ótica.
Não se esqueça de comunicar também a seus cliente, enviando uma mensagem de Whatsapp para falar da promoção. Essa é uma ótima oportunidade de cultivar o relacionamento com seu cliente.
Uma promoção bem planejada tem grandes chances de ter ótimos resultados.
Antes de colocar qualquer atividade desta em prática, veja seu orçamento e compreenda o perfil dos clientes da sua ótica. Assim, tanto a empresa quanto o consumidor ficarão satisfeitos com as ações desenvolvidas.
Por fim, não se esqueça de mensurar os resultados da sua promoção. Separa um dia para reunir todos os dados de vendas e ações feitas e, assim, entender os pontos de acerto e o que pode ser melhorado para as próximas vezes.
Agora o presente!
Para te ajudar a divulgar sua ótica e ter ideias de promoções, fizemos algumas peças digitais para você baixar e enviar para seus clientes ou postar nas redes sociais. → Baixe nossos kits de divulgação para ótica e comece a chamar mais clientes para sua loja!
E ai, gostou de saber como fazer promoções eficientes em sua ótica? Já colocou alguma delas em prática? Conte-nos sua experiência enviando-nos um comentário.
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Ver comentários
é sempre bom idéias para ajudar as vendas
Obrigado pelo feedback Carlos! A ideia é justamente essa trazer informações uteis e atualizadas! :)
Colocar etiquetas coloridas com percentual de desconto, fiz e obtive resultado.. ex: etiqueta amarela 30% de desconto, verde 40% e vermelha 50% de desconto...
Amei as dicas . Irei colorem em prática. E aguardo novas!boa noite
Maravilhosas dicas!
Obrigado pelo feedback Andréa!
Estou planejando abrir uma ótica e as dicas do site são realmente valiosas.
Olá Erivânio!
Que bom que nosso conteúdo tem te ajudado no planejamento e estudos para um novo negócio.
Continue nos acompanhando, pois toda semana temos um post novo. =D
Colocar um produto na vitrine com uma etiqueta com o valor de: $ para $ é bem atraente. Principalmente se esse produto tinha um valor alto e ficou bem mais wm conta. Chama mais atenção do que colocar a percentagem.
Oi Débora, obrigada por contribuir com informações práticas que têm ajudado sua ótica a obter sucesso. Para nós, é muito bom receber comentários este! :)
Gostei muito dessas dicas. Parabéns vou fazer em minha ótica.
Oi Socorro, que bom que gostou das nossas dicas! Continue nos acompanhando, pois toda semana tem um conteúdo novo aqui no Blog. :)
Parabéns !! Boas dicas
Oi Patrícia! Ficamos felizes que tenha gostado das nossas dicas. Continue nos acompanhando, pois toda semana tem novidade por aqui. =D
Obrigada pelas dicas!
Oi Cláudia, ficamos felizes que gostou do conteúdo. Continue conosco pois sempre tem novidade aqui no Blog! ;)
Ótimas explicações..
Gostei muito!!!
Oi Fátima, ficamos felizes que tenha gostado! Continue nos acompanhando, pois sempre temos novidade por aqui. =D