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O que avaliar antes de contratar um sistema de gestão para óticas?

5 min de leitura

Como saber qual é o melhor programa de gestão para a sua ótica? Se você quer que sua loja cresça com segurança, então deve estar procurando uma forma eficiente de fazer o gerenciamento de todas as informações de vendas, clientes e estoque da loja.

Porém, diante de tantas opções de softwares disponíveis no mercado, pode ser difícil avaliar e escolher a ferramenta mais eficiente para o seu comércio em particular. 

Em vista disso, para facilitar o seu processo de decisão, veja neste artigo quais são os pontos essenciais que você precisa avaliar antes de contratar um sistema de gestão para ótica.  Bom proveito!

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Quais são as vantagens de usar um sistema de gestão específico para óticas?

A verdade é que usar um software de gestão específico para óticas pode trazer inúmeros benefícios para a sua loja, já que o programa foi projetado para atender de forma particular as necessidades desse tipo de comércio. 

Assim, disponibiliza funcionalidades que não podem ser encontradas em outros programas mais genéricos. Só para exemplificar, é possível destacar: 

  • Gerenciamento de receitas ópticas
  • Comunicação com laboratórios; 
  • Pupilômetro;
  • Alerta de receitas vencidas. 

Por causa desses recursos, a ótica consegue alcançar vantagens, como: 

  • Melhora no controle de estoque; 
  • Aumento no número de fidelizações; 
  • Maior qualidade de atendimento
  • Tomada de decisões mais assertivas, etc

Como escolher o melhor software de gestão para sua ótica?

Veja 7 dicas essenciais para seguir na hora de escolher um programa de gestão para a sua loja. 

1- Pesquise sobre a reputação da empresa

Antes de contratar um sistema de gestão para a sua ótica, é fundamental fazer uma pesquisa profunda sobre a empresa ofertante do programa. Para ajudar nisso, você pode: 

  • Acessar o site institucional e ler os conteúdos disponíveis; 
  • Confirmar a reputação do negócio em plataformas online, por exemplo, o Reclame AQUI e comentários nas redes sociais; 
  • Conversar com outros donos de óticas que já utilizam o software. 

Dessa forma, você será capaz de avaliar se a marca é realmente confiável antes de assumir qualquer tipo de acordo, evitando entrar em um situação que poderia gerar prejuízos para sua loja, além de causar estresse e desgaste emocional. 

🤔 Confira também o material: “O que dizem as óticas que usam o ssOtica na prática?

2- Entenda todos os recursos para gestão

Mais um fator que deve ser levado em consideração antes de contratar um sistema para sua ótica é a lista de recursos de gestão oferecidos pelo software.

Afinal, apesar de todo programa desta modalidade ser desenvolvido para facilitar o trabalho do gestor, as funcionalidades disponibilizadas variam bastante de um para o outro. 

Em vista disso, é preciso conhecer as necessidades do seu comércio com o objetivo de escolher uma ferramenta que consiga suprir isso de modo satisfatório. Só para exemplificar, no caso do ssOtica, você encontra as seguintes funções: 

  • Emissão de Nota Fiscal
  • Cálculo de comissão; 
  • Controle de estoque; 
  • Relatório de vendas; 
  • Registros financeiros; 

3- Confira a disponibilidade de recursos para óticas

Para agilizar a rotina de atividades da sua loja, é interessante procurar por um sistema de gestão que disponibilize funcionalidades voltadas para o setor óptico

Então, antes de contratar um software de gestão, verifique quais são os recursos específicos para óticas. Por exemplo: 

Ter um programa com essas funções torna mais fácil manter o seu negócio dentro dos requisitos legais de funcionamento para o ramo óptico, além de contribuir para a oferta de melhores serviços para os seus clientes, resultando em maior satisfação. 

4- Avalie a segurança e suporte da ferramenta

De acordo com um levantamento feito pela Fortinet, entre janeiro e junho de 2022, houve 31,5 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil, representando um aumento de 94% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Esses números demonstram que é importante ficar atento à segurança fornecida por um sistema antes de efetuar a contratação, buscando sempre por uma opção que traga tranquilidade para as operações diárias da ótica. 

Afinal, segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), toda empresa que armazena e utiliza dados de pessoas físicas é responsável por garantir a proteção e privacidade das informações, procurando meios de impedir o acesso de terceiros. 

Portanto, consulte antecipadamente os procedimentos de segurança do programa de gestão e os detalhes sobre o suporte oferecido diante de problemas. 

Além disso, uma boa dica é escolher softwares que possuam armazenamento em nuvem, ou seja, os dados ficam salvos online. Isso facilita bastante a recuperação das informações em caso de quaisquer adversidades. 

5- Verifique se é possível acessar de qualquer lugar

Em algumas situações, talvez você precise consultar as informações da loja mesmo sem estar fisicamente no local. Em especial, quando o seu comércio tem mais de uma filial, essa necessidade pode se tornar corriqueira. 

Por isso, ao contratar um sistema de gestão para sua ótica, confirme se é possível acessar o programa de qualquer lugar e os tipos de aparelhos compatíveis.

Também, dê preferência a ferramentas online. Dessa forma, basta ter acesso à internet e fazer login para usar o software normalmente. 

6- Avalie o custo-benefício

É claro que o preço é um fator relevante no processo de decisão ao contratar um sistema de gestão. Porém, ele não deve ser analisado de forma isolada, é preciso levar em consideração todas as vantagens que o uso do programa vai proporcionar para o seu comércio. 

Por exemplo, entenda como o software pode contribuir para uma maior produtividade e redução de erros da sua equipe, entenda como você pode acelerar decisões importantes na sua ótica com a centralização de dados e como o sistema pode facilitar para o cumprimento de obrigações fiscais.

Ou seja, ao escolher um software de gestão para óticas, avalie o custo-benefício, e não apenas o preço. Procure por soluções mais completas que sejam capazes de entregar recursos que vão causar maior impacto positivo no dia a dia de trabalho.

7- Teste a ferramenta antes de contratar

Para finalizar, a última dica é verificar a possibilidade de testar o programa de gestão antes de fazer a contratação. Dessa forma, você vai descobrir como a ferramenta funciona na prática. Dentre as vantagens de fazer um teste, é válido citar: 

  • Análise das funcionalidades: é possível experimentar as funções do sistema de gestão e confirmar se os recursos atendem às necessidades da ótica de forma satisfatória; 
  • Dificuldade de uso: um teste gratuito permite que você conheça a parte visual do software e avalie se é fácil de usar. Ou seja, se é possível encontrar rapidamente aquilo que você precisa no sistema; 
  • Suporte ao cliente:  você tem a chance de examinar o tempo de demora e a  qualidade geral do suporte ao cliente, verificando como ocorre o atendimento em caso de solução de dúvidas ou problemas;
  • Avaliação do desempenho: aproveite o período de teste para identificar se o programa apresenta problemas de desempenho, por exemplo, lentidão, travamento e quaisquer outros tipos de erros.

Em resumo, é preciso dar atenção a alguns detalhes ao contratar um sistema de gestão para a sua loja a fim alcançar o sucesso, obtendo os resultados esperados.

Por isso, faça uma avaliação completa e minuciosa em diversos sistemas para óticas antes de tomar a decisão de investimento.

Pensando nisso, se você está procurando um software de gestão para sua ótica, já pensou em escolher o ssOtica? Com mais de 10 anos de mercado, o ssOtica auxilia mais de 5.000 óticas diariamente a se organizar e vender mais.

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