O que fazer para transformar os pedidos de orçamento em vendas? É comum que antes de efetuar uma compra, as pessoas façam diversos orçamentos para ter certeza que encontraram uma boa oportunidade de negócio.
Porém, pode acontecer da sua ótica ter diversas solicitações de valores, mas que não se tornam vendas. Como reverter essa situação? Afinal, cada orçamento em aberto é uma possibilidade de ficar mais perto de bater a meta que talvez abaixo.
Portanto, veja neste post, como elaborar um orçamento da forma adequada e confira 5 dicas para aumentar a conversão de vendas.
Quando um cliente pede por um orçamento, isso demonstra que ele tem a necessidade de adquirir o produto e ficou interessado na sua ótica para fazer negócios.
Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade de tentar fechar uma venda. Porém, o consumidor ainda está em processo de decisão, isso significa que está comparando os detalhes das condições com outras lojas como preços, prazos, formas de pagamento, etc.
Por isso, é necessário organizar corretamente a proposta de modo que a pessoa possa ter clareza sobre a oferta.
Em vista disso, ao elaborar um orçamento o ideal é incluir:
Mas como aproveitar o orçamento para ampliar as vendas? Confira!
Existem algumas ações fundamentais para aumentar a taxa de sucesso ao tentar transformar orçamentos em vendas. Veja 5 dicas práticas para conquistar melhores resultados.
O primeiro ponto que merece atenção é o atendimento prestado ao cliente. Lembre-se que, normalmente, quando uma pessoa decide fazer um orçamento, pretende percorrer várias lojas com o intuito de encontrar a opção mais vantajosa.
Então, é importante ter em mente que o consumidor também vai comparar o modo de atendimento entre as diferentes óticas. Nesse caso, é como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”.
Ou seja, se o indivíduo tiver uma experiência ruim, talvez não haja uma nova oportunidade para mudar esse conceito. Por isso, é essencial treinar os vendedores para atenderem de forma simpática e respeitosa desde o primeiro momento.
Outro aspecto importante é aproveitar o orçamento para coletar informações de contato do possível cliente. Nesse sentido, você pode usar planilhas ou um sistema de gestão para armazenar os dados.
É válido ressaltar que isso pode ser feito tanto para pessoas que comparecem à loja presencialmente como para aquelas que solicitarem preços de produtos por meio telefone ou WhatsApp.
O objetivo de coletar dados dos clientes não é apenas deixar as informações guardadas, mas sim entrar em contato a fim de estimular a pessoa a fechar negócio com a sua loja.
Esse tipo de ação também é conhecida como “follow up”, que significa “acompanhar”. Então, não espere um longo tempo até o consumidor retornar, tenha uma atitude proativa, demonstrando para o indivíduo que a sua ótica está interessada em oferecer uma solução para o problema dele.
Mais uma dica para ajudar a converter orçamentos em vendas é definir um prazo de validade para o valor repassado, sendo necessário fazer um novo orçamento após a data estipulada. Isso ajuda a criar um senso de urgência para a compra.
O cliente tem a sensação de que se não aproveitar logo a oportunidade, demorando para retornar, pode acabar se arrependendo, já que não há garantias de que o preço vai permanecer o mesmo no futuro.
Não há como negar que o mercado óptico é bem competitivo. Assim, durante a busca por um orçamento, o consumidor talvez encontre um valor mais baixo na concorrência. O que fazer nesse caso?
Bem, algumas empresas trabalham com a estratégia de cobrir o preço de qualquer concorrente. Isso pode funcionar, mas é preciso calcular os custos com bastante atenção a fim de não sofrer prejuízo financeiro.
Porém, há outras opções para contornar essa situação, sem reduzir o valor da venda. Nesse caso, você precisa oferecer um diferencial atrativo para o cliente, demonstre que ele está comprando não apenas o item, mas sim um pacote de serviços de qualidade, criando uma identidade para sua ótica.
Só para exemplificar, no ramo de eletrônicos, a empresa Apple é conhecida por vender produtos com preços mais elevados, como o iPhone ou MacBook. Ao comprar algo da marca, as pessoas estão comprando não apenas o item, mas a proposta de valor apresentada pela companhia.
Outra sugestão é oferecer algo para o cliente além do produto principal, por exemplo, descontos progressivos em outras linhas ou brindes exclusivos, como estojo e flanela para limpar lentes.
Por último, com o objetivo de transformar orçamentos em vendas, é interessante considerar a possibilidade de investir em um sistema de gestão, como o ssOtica.
Afinal, é provável que a sua loja receba várias solicitações desse tipo regularmente, isso pode dificultar o acompanhamento. Mas, com o auxílio desse software, você pode fazer um gerenciamento mais completo dos pedidos de orçamento em sua ótica. Veja alguns benefícios do ssOtica:
Que tal saber mais detalhes sobre as funcionalidades e vantagens desse sistema de gestão? Conheça o ssOtica!
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