Ter um bom mix de produtos da sua ótica pode impactar no resultado das vendas e é por isso que é tão importante descobrir e ter os produtos certos para o seu público no seu catálogo.
Sim, existem muitos produtos e marcas, o que torna a escolha um desafio. No entanto, a diversificação de itens contribui com o aumento do faturamento e pode ser uma medida estratégica em tempos de crise, o que traz mais competitividade para o seu negócio.
Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre o conceito de mix de produtos e conferir algumas dicas para definir o mix que vai trazer mais valor para os seus clientes e potencializar as suas vendas. Boa leitura!
Mix de produtos é uma estratégia de marketing cujo objetivo é selecionar as melhores opções de produtos que uma empresa coloca à venda de acordo com o seu público e as oportunidades de negócios.
Na explicação dos renomados autores Philip Kotler e Gary Armstrong, no livro “Princípios de Marketing”, o mix de produtos tem quatro atributos, sobre os quais vamos falar a seguir.
Refere-se às diferentes linhas de produtos que uma empresa ou marca produz. Exemplo: a marca de acessórios e roupas de luxo do premiado designer Michael Kors – que dá nome à grife – possui em seu portfólio linha de roupas, calçados, bolsas, relógios, perfumes e óculos.
É o número total de itens que compõem o mix de produtos.
Trata da diversificação de itens dentro do mesmo produto, ou seja, da linha de produto ofertada. A linha de óculos da modelo brasileira Ana Hickmann, por exemplo, tem armações em diversos formatos e modelos para sol e grau.
É a relação entre as diversas linhas de produtos em termos de uso final pelo consumidor, canais de distribuição e outros critérios.
A definição correta do mix de produtos possibilitará à ótica atender mais clientes e também alcançar uma parcela de mercado maior, expandindo assim os negócios.
Primeiro, com mais opções disponíveis para vender na loja, mais clientes poderão ter suas necessidades e desejos atendidos. Logo, aumentam as chances de fechar mais vendas, além de refletir na fidelização dos clientes.
Da mesma forma que a ampliação da oferta de produtos é um atrativo para a loja, ela pode gerar aumento da demanda por despertar o interesse de novos consumidores. Uma vantagem competitiva para se manter à frente da concorrência.
Planejar a revisão do mix de produtos de tempos em tempos também faz parte da estratégia. Ao fazer isso, o gerente pode avaliar se há necessidade de mudanças no portfólio.
Para isso, é fundamental analisar os números da loja e levantar informações de venda, estoque e compras para identificar se o mix está bom ou ruim. Contar com um software de gestão, como o ssOtica, pode otimizar esse processo e eliminar o trabalho manual.
Veja alguns pontos que você pode avaliar:
Para montar o mix de produtos mais adequado para a sua ótica, é importante considerar alguns fatores, como o público-alvo, a região da loja, períodos sazonais, entre outros.
Confira a seguir 5 dicas que preparamos para te ajudar nessa definição.
Compreender os desejos e as dores dos seus clientes atuais e do público-alvo é fundamental para entender a motivação e os interesses por trás de uma compra. Dessa forma, é mais fácil escolher os itens que farão mais sucesso no portfólio da ótica.
O local onde o estabelecimento está situado pode impactar no tipo de produto mais adequado para o negócio. Em regiões mais quentes, pode ser interessante ter mais modelos de óculos de sol, buscando variar em designs, marcas e tendências para atrair o público. Assim como em locais com uma maior população idosa, que costuma fazer uso de óculos de grau, é interessante ter mais opções desse tipo de produto.
A vitrine deve apresentar a variedade que a loja possui e dar destaque aos produtos mais procurados pelos consumidores. A organização e a limpeza do ponto de venda também impactam na visibilidade do produto.
É fundamental acompanhar os acontecimentos e estar preparado para as datas comemorativas ou importantes do calendário do varejo. Para cada período, é importante avaliar se será feita uma mudança temporária ou mais prolongada, para então investir na troca do estoque e buscar inovações.
Natal, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia do Consumidor e Black Friday são alguns exemplos de datas que geram mais oportunidades de vendas.
Para fugir da crise e observando uma oportunidade em decorrência da pandemia, algumas óticas passaram a investir em soluções inovadoras de acordo com a demanda, mostrando a importância de saber o momento de ampliar o mix. Um exemplo são flanelas especiais para desembaçar as lentes dos óculos que ficam embaçadas por causa do uso das máscaras.
Um caminho para conhecer mais sobre o comportamento dos consumidores e identificar tendências é estudar os seus concorrentes. Aqui a ideia não é copiar o que outra ótica está fazendo, mas avaliar o que está dando certo, bem como o que pode estar dando errado e, dessa forma, encontrar lacunas no mercado.
A variedade de itens e a venda de produtos pensados para atender o perfil do seu público mostram a vontade de servir o cliente com o que há de melhor. Por outro lado, um mix de produtos inadequado pode impactar negativamente na imagem da loja e afetar sua posição no mercado.
Portanto, apostar na estratégia de mix de produtos é buscar se destacar em um mercado competitivo e encantar os clientes.
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