O desempenho das vendas de uma Ótica, diz muito sobre o caminho que seu negócio está trilhando. Os vendedores da sua ótica têm um papel fundamental no crescimento do seu negócio. É por meio deles que o seu produto é oferecido e vendido. Muitas vezes você pode até ter uma noção se eles estão indo bem ou não. Mas, responda com sinceridade: você realmente acompanha o desempenho das vendas da sua Ótica?
Antes de responder, lanço um desafio: identifique em cinco minutos todas as suas vendas e os responsáveis por elas. Se você não consegue essas informações nesse tempo, é porque você não faz o acompanhamento de forma rápida e eficiente.
Continue conosco que abaixo vamos ajudá-lo a realizar essa análise:
Sem registrar os dados diários, não é possível acompanhar o desempenho das vendas . Isso porque, sempre existirá a dificuldade de saber quanto a loja está vendendo. O seu vendedor deve registrar toda e qualquer venda que ele fizer dentro da sua ótica.
Seja de óculos, lentes ou até mesmo aqueles produtos de higiene de baixo valor. Sem registrar esses dados não é possível acompanhar o desempenho do seu negócio. Pois, sempre existirá a dificuldade de saber quanto a loja vendeu, se o estoque está baixo ou não e o melhor de todos: identificar como está o comportamento de cada vendedor e a participação dele no total de vendas naquele mês.
Os números da sua Ótica, tem relação direta com o desempenho das vendas. As métricas são os indicadores que você deve usar para fazer diferentes cálculos na sua ótica.
São elas que vão identificar se o processo de vendas está correto, se o seu negócio está no caminho certo e ainda te dará a percepção para fazer as mudanças necessárias. Separamos duas que você deve começar a observar agora:
Você pode fazer o cálculo de quantos pedidos de orçamentos para óculos de receituário, por exemplo, e dividir pelo volume total de vendas. Nesse aspecto você saberá qual é a sua taxa de conversão.
Ou seja, para vender 30 óculos, eu preciso fazer 50 orçamentos. Com esse número, você poderá tentar identificar o motivo de não ter vendido para os clientes que fizeram orçamento e mudar a forma de fazer seus orçamentos para melhorar o volume de vendas.
O ticket médio é uma excelente ferramenta para você identificar quanto cada cliente gasta em média na sua ótica. Para isso, você vai precisar calcular a média do valor vendido no mês ou em um determinado período.
Por exemplo: se, em um dia, 10 consumidores passaram pela sua ótica e o volume de vendas desse mesmo dia foi de R$ 5.000,00, significa que o seu ticket médio é de R$ 500,00. Sabendo o valor que cada cliente consome, fica mais fácil de você fazer promoções e precificar melhor os produtos.
Para identificar o faturamento da sua ótica de maneira rápida, você vai precisar ter todas as vendas registradas em uma planilha ou em um sistema exclusivo para óticas.
Assim, você irá saber se o faturamento que você tanto deseja para a sua ótica será alcançado em curto, médio ou longo prazo. Sem contar que você terá essas informações em mãos e poderá calcular o faturamento dos últimos meses.
Existe uma frase que diz: “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Isso faz todo sentido quando você pensa em melhorar seus resultados seja em faturamento ou lucro.
Se você não faz o controle e não acompanha o desempenho das vendas e de seus vendedores, dificilmente você será capaz de estabelecer metas de crescimento. Isso porque, para determinar o futuro da sua Ótica, você deve ter informações do presente em mãos. Se você não mede, não sabe o que é necessário para melhorar.
Como falamos aqui, o acompanhamento do desempenho das vendas da sua Ótica é fundamental para que você planeje e concretize o seu crescimento. Ter um sistema para Óticas, pode ser decisivo na hora de avaliar os dados da sua Ótica. Por ter o registro de todas as informações integradas em um único lugar, fica mais fácil realizar a analises de relatórios e tomar decisões.
O ssOtica é um sistema exclusivo para Óitcas que pode auxiliá-lo nesse processo. Nele, você pode registrar tudo o que acontece na sua Ótica, desde o cadastro de clientes até as entradas de venda e saídas do financeiro.
E aí, preparado para começar a acompanhar o desempenho das vendas da sua loja? Teste o ssOtica e descubra como fazer as vendas da sua Ótica crescerem.
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