O ramo de óculos de sol é o que mais cresce na área oftalmológica, mas vender armações solares pode ser um grande desafio. É preciso traçar a personalidade do cliente e ficar atento aos detalhes. Além, é claro, de construir um relacionamento de confiança e intimidade com o mesmo. Mas sem exageros! Está pronto para algumas dicas que vão te ajudar a arrasar nas vendas de armações solares?
Antes de tudo é preciso criar um vínculo com o cliente, para isso seja gentil, cordial e educado. Além disso não tente adivinhar o que o cliente está procurando, espere ele levar para você as demandas.
Isso requer um certo feeling de vendedor. É preciso que você analise o modo postural, o jeito de falar e as demandas do cliente. A partir disso, você pode escolher armações personalizadas para o usuário, de acordo com suas preferências e personalidade.
Isso é muito importante, porque com uma infinidade de armações, é necessário selecionar as que o cliente possivelmente vai se identificar. Tenha um bom ouvido para escutar e bons olhos para observar. Dessa maneira, é muito provável que suas vendas cresçam e sejam um sucesso! Abaixo estão algumas dicas de óculos relacionados a personalidade:
Quando o cliente fizer sua escolha de armação, você deve passar todas as informações sobre o produto. Prós e contras. E lembre-se: seja muito sincero em tudo que for passar para o cliente, caso contrário o vínculo sobre o qual falamos pode ser quebrado e nunca mais reestabelecido. Criar um relacionamento de confiança e segurança com o cliente é a base para a fidelização do mesmo.
Seja a pessoa morena, ruiva ou loira o que importa é o que a cor passa para as pessoas. Por exemplo o vermelho fortalece, o azul tranquiliza, o laranja estimula, o amarelo energiza, o dourado valoriza, a prata clareia. Então, na hora de indicar lembre-se da personalidade que traçou e das demandas do cliente para melhor selecionar as armações.
Com posse de todos esses conhecimentos é importante que você mantenha sempre o tom de sugestão para o cliente sobre a armação e não imposição. Afinal, a opinião final é dele, você apenas o auxilia na venda. E claro, o cliente tem sempre a razão. Então, sempre muito cordial, dê sua opinião, mas lembre-se de que o veredicto final é do cliente.
Seja através de pesquisa de satisfação ou de um e-mail ou ligação, lembre ao cliente que a opinião dele é importante. Além de agradecer a compra, procure saber o que achou do produto e do atendimento. Isso mostra que a empresa se preocupa e dá atenção a opinião do cliente.
Conteúdo produzido pela Treinar Mais, uma empresa que oferece cursos direcionados para óticas que desejam capacitar de forma rápida, barata e eficiente seus funcionários, com um excelente custo x benefício.
Publicação Original: http://treinarmais.com.br/dicas-para-vender-armacoes-solares/
O que achou das nossas dicas? Nos conta o que achou nos comentários. Confira mais dicas como essas no nosso material exclusivo com técnicas de vendas em ópticas:
Você sabia que, segundo pesquisas do Sebrae, uma gestão financeira mal planejada é responsável por…
Tendências do mercado óptico indicam que o comportamento do consumidor tem passado por transformações significativas,…
O mercado óptico em 2025 seguirá em transformação, impulsionado pela digitalização, personalização e novas demandas…
Uma óptica que já entende a importância de organizar sua gestão tem na ponta da…
O período de volta às aulas é um dos momentos mais movimentados do ano para…
As responsabilidades do dono de ótica muitas vezes exigem que ele se ausente da loja…
Ver comentários
Muito legal as dicas obrigado
Oi Rodrigo, ficamos felizes que gostou do conteúdo. Continue conosco pois sempre tem novidade aqui no Blog.