O ramo de óculos de sol é o que mais cresce na área oftalmológica, mas vender armações solares pode ser um grande desafio. É preciso traçar a personalidade do cliente e ficar atento aos detalhes. Além, é claro, de construir um relacionamento de confiança e intimidade com o mesmo. Mas sem exageros! Está pronto para algumas dicas que vão te ajudar a arrasar nas vendas de armações solares?
Antes de tudo é preciso criar um vínculo com o cliente, para isso seja gentil, cordial e educado. Além disso não tente adivinhar o que o cliente está procurando, espere ele levar para você as demandas.
Isso requer um certo feeling de vendedor. É preciso que você analise o modo postural, o jeito de falar e as demandas do cliente. A partir disso, você pode escolher armações personalizadas para o usuário, de acordo com suas preferências e personalidade.
Isso é muito importante, porque com uma infinidade de armações, é necessário selecionar as que o cliente possivelmente vai se identificar. Tenha um bom ouvido para escutar e bons olhos para observar. Dessa maneira, é muito provável que suas vendas cresçam e sejam um sucesso! Abaixo estão algumas dicas de óculos relacionados a personalidade:
Quando o cliente fizer sua escolha de armação, você deve passar todas as informações sobre o produto. Prós e contras. E lembre-se: seja muito sincero em tudo que for passar para o cliente, caso contrário o vínculo sobre o qual falamos pode ser quebrado e nunca mais reestabelecido. Criar um relacionamento de confiança e segurança com o cliente é a base para a fidelização do mesmo.
Seja a pessoa morena, ruiva ou loira o que importa é o que a cor passa para as pessoas. Por exemplo o vermelho fortalece, o azul tranquiliza, o laranja estimula, o amarelo energiza, o dourado valoriza, a prata clareia. Então, na hora de indicar lembre-se da personalidade que traçou e das demandas do cliente para melhor selecionar as armações.
Com posse de todos esses conhecimentos é importante que você mantenha sempre o tom de sugestão para o cliente sobre a armação e não imposição. Afinal, a opinião final é dele, você apenas o auxilia na venda. E claro, o cliente tem sempre a razão. Então, sempre muito cordial, dê sua opinião, mas lembre-se de que o veredicto final é do cliente.
Seja através de pesquisa de satisfação ou de um e-mail ou ligação, lembre ao cliente que a opinião dele é importante. Além de agradecer a compra, procure saber o que achou do produto e do atendimento. Isso mostra que a empresa se preocupa e dá atenção a opinião do cliente.
Conteúdo produzido pela Treinar Mais, uma empresa que oferece cursos direcionados para óticas que desejam capacitar de forma rápida, barata e eficiente seus funcionários, com um excelente custo x benefício.
Publicação Original: http://treinarmais.com.br/dicas-para-vender-armacoes-solares/
O que achou das nossas dicas? Nos conta o que achou nos comentários. Confira mais dicas como essas no nosso material exclusivo com técnicas de vendas em ópticas:
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…
Ver comentários
Muito legal as dicas obrigado
Oi Rodrigo, ficamos felizes que gostou do conteúdo. Continue conosco pois sempre tem novidade aqui no Blog.