Emissor de NF-e gratuito deixará de existir

O emissor gratuito de Nota Fiscal eletrônica (NF-e), disponível desde 2006, vai deixar de existir a partir de janeiro de 2017. Isso significa que donos de óticas de todo o Brasil, que fazem o uso da ferramenta, devem começar a se preocupar e buscar alternativas no mercado, para continuar emitindo a NF-e para os clientes e não ter a gestão da loja prejudicada.

A confirmação da informação foi feita pela própria Secretaria da Fazenda (Sefaz) neste mês e a explicação para a descontinuação do aplicativo, segundo a Sefaz, é a falta de interesse da maior parte dos empresários. Segundo levantamento do Fisco, 92,2% dos usuários já optaram por emissores próprios, o que não justifica o investimento no desenvolvimento de uma nova versão.

Uma das explicações para essa migração é que a solução gratuita tem uma versão básica e gerava certo desconforto para alguns lojistas do setor de óticas. Isso porque, tinham que preencher nota por nota, sem a opção de fazer a importação de dados dos clientes já cadastrados na loja.

Agora se você está entre os 7,8% dos empresários que ainda usam o emissor gratuito, fique atento e comece a buscar por uma alternativa o quanto antes. A boa notícia é que existem sistemas exclusivos para óticas, como o ssOtica, que oferecem uma solução inteligente para facilitar o seu dia a dia e garantir resultados positivos para o seu negócio.

Emita e gerencie notas fiscais de forma simples e prática

Importância da NF-e

A maior parte das óticas do Brasil, tem eliminado o uso do papel e aderido aos documentos eletrônicos com transmissão via internet. Dessa maneira, o cliente armazena melhor a nota, seja na caixa de e-mail ou no próprio computador, e você evita o acúmulo de papel arquivado.

Saiba como deve ser feita essa emissão

• Adquira um certificado digital A1, já que o documento precisa de uma assinatura digital, a fim de confirmar sua autenticidade.
• Solicitar o credenciamento da empresa junto à SEFAZ (Secretaria de Fazenda) do Estado. Conte sempre com a ajuda do seu contador para este processo.
• Instalar um software para administrar e emitir as notas fiscais eletrônicas, o qual pode ser adquirido a preços acessíveis no mercado.

Emissor de NF-e do ssOtica

Com o sistema exclusivo para ótica, o ssOtica, basta clicar no ícone “Nota Fiscal” para emitir o documento de forma rápida e eficaz. Para fazer o envio, você preenche a natureza da operação, o destinatário da nota, inclui os produtos vendidos, o valor, se houve desconto e os dados do cliente.

Quer um sistema fácil para emitir notas fiscais na sua Ótica? Ainda não sabe qual emissor NF-e adotar? Experimente o ssOtica e emita notas fiscais com apenas alguns cliques!

ssOtica é um sistema paraEmitir Nota Fiscal e ficar em dia com a Receita
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 2 respostas

  1. Fernando says:

    e para nós de São Paulo, não somos obrigados a implantar o SAT ???

    • Evellyn Emidia says:

      Oi Fernando! Para verificar essa informação orientamos que entre em contato com o seu contador.
      Ele poderá te orientar de forma precisa sobre a obrigatoriedade ou não de implantação do sistema (SAT). =)

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>