Blog ssOtica para óticas

Entenda o que é a NFC-e em óticas e quais suas vantagens!

NFC-e em óticas: o que é e quais suas vantagens?

3 min de leitura

A tecnologia está presente em tudo o que fazemos no nosso dia a dia. Desde o despertador do celular que toca para nos acordar, até o atendimento automatizado das empresas. Todos os setores da economia são afetados por essa digitalização das atividades, de modo que os negócios estão se adaptando. Sendo assim, a burocracias fiscais não poderiam ficar de fora. E por isso, surgiu a NFC-e que você emite em sua ótica.

A NFC-e, ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, é um documento fiscal eletrônico emitido direto para o consumidor, como comprovante de transações. A medida foi implementada pelo Governo Federal para facilitar e modernizar o cumprimento das obrigações fiscais. Ela registra as operações de venda ao consumidor e controla dados de forma digital, por meio do SPED fiscal.

Com a NFC-e, a ideia é substituir os Cupons Fiscais e agilizar a emissão de dados fiscais entregues ao consumidor. Elas já se tornaram obrigatórias em grande parte do país e muitas empresas estão tendo de se adequar.

Por isso, para que você também não fique atrasado e saiba a importância da NFC-e em óticas, listamos algumas de suas vantagens. Confira!

Impressão comum

Diferente dos Cupons Fiscais, para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica na sua ótica, você não precisa de uma impressora especial ou Equipamento Emissor. A NFC-e pode ser impressa em uma impressora comum devido ao seu Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).

Documento virtual

Para fala a verdade, você nem precisa imprimir a NFC-e em sua ótica. O cliente pode optar por não levá-la na hora. Isso porque ela é eletrônica e fica disponível como documento digital. Ou seja, pode ser enviada por e-mail ou mensagem, de acordo com o que o seu cliente preferir.

Consulta online

Todas as NFC-e possuem um QR Code que dá acesso a uma plataforma na internet. E nessa plataforma estão salvas todas as informações da nota. Dessa forma, o cliente pode acessá-la de onde precisar e a hora que quiser. Basta ter o QR Code por perto. E tudo é integrado com o sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), então há segurança de que os dados estão salvos.

Agilidade

Com os dados de seu cliente preenchidos e registrados, a NFC-e em óticas se torna uma realidade muito mais rápido. O sistema todo integrado com a SEFAZ, o formato eletrônico e as não obrigatoriedades na emissão, tiram um pouco da carga burocrática e assim, tornam o documento mais acessível.

Redução de gastos 

Parece que já ficou bem claro, mas é bom ressaltar. Com a NFC-e, você deixa de gastar dinheiro com um monte de coisas. Como por exemplo, o equipamento emissor e os papéis para impressão. Além disso, você aumenta a produtividade dos seus vendedores e a confiabilidade nos dados na hora de acompanhar os números do negócio.

Conformidade legal 

Por ser tão fácil e segura, o governo tornou obrigatória a emissão da NFC-e em óticas e vários outros segmentos em diversos estados. Pelo site da SEFAZ, você pode consultar qual a obrigatoriedade do seu estado, para não perder nenhum ponto com a lei. Se preferir, consulte no nosso e-book Manual de Obrigações Fiscais para Óticas.

Conclusão: faça a emissão de NFC-e em sua ótica

E então, já entendeu porque a NFC-e em óticas é vantajoso para sua empresa? Além de fácil e ágil, com um sistema de gestão adequado, você emite a nota na hora de registrar a sua venda. O ssOtica, por exemplo, conta com a funcionalidade que permite emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica e enviar direto para o cliente. E faz isso na hora, sem nem sair do sistema que você usa todos os dias. Imagine o quanto você pode economizar em tempo e em dor de cabeça com obrigações fiscais!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Você já emite NFC-e em sua ótica? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>