Em segmentos muito competitivos, como acontece com o setor óptico, cada vez mais tem se tornado essencial estar presente nas redes sociais. Isso porque, as mídias digitais são uma das formas mais eficientes de alcançar mais e novos clientes.
Dados mais recentes do IBGE apontam que mais de 181 milhões de pessoas estão conectadas à internet no Brasil. Desse total, cerca de 66% possuem pelo menos uma conta ativa em alguma mídia social. Ou seja, o potencial de alcance e de oportunidades que essas redes têm a oferecer para as óticas.
Se você ainda é iniciante e não sabe como posicionar a sua marca na internet, não deixe de acompanhar o texto de hoje. Vamos mostrar como funciona o gerenciamento de redes sociais e o que precisa ser feito para ter bons resultados.
Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Linkedin, Whatsapp, Telegram: cada uma dessas redes sociais possuem características e propósitos diferentes. Nesse sentido, algumas poderão dar uma visibilidade incrível para a sua ótica. Outras, nem tanto. Por isso, é fundamental entender em quais mídias realmente faz sentido estar presente.
Mas é justamente nesse ponto que muitas pessoas têm dúvidas, em especial quem é iniciante no mundo digital. Como é possível descobrir qual rede social é ideal para o seu negócio? Conhecendo o perfil de quem compra na sua loja. Para isso, ter acesso a informações, como faixa etária, sexo e perfil de consumo dos clientes irão te auxiliar nessa missão.
Portanto, é muito importante realizar o cadastro de clientes na sua ótica. Além de facilitar a comunicação, ele também vai ajudar a conhecer melhor quem costuma comprar seus produtos.
Muitas empresas decidem investir no gerenciamento de redes sociais sem ter um objetivo claro que motive essa presença digital. Apesar de parecer inofensiva, essa falta de propósito acaba fazendo com que o investimento não dê os frutos esperados. Com isso, os gestores acabam não percebendo o real valor de usar as mídias digitais para alavancar seus negócios e desistem pelo caminho.
Portanto, é essencial definir de forma clara qual é o objetivo de estar presente nas redes sociais. Isso porque, é a partir daí que será possível criar uma estratégia eficiente de atuação para cada mídia escolhida.
Existem diversas objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia de gerenciamento de redes sociais, como:
O essencial é que apenas um objetivo conduza a sua estratégia de atuação nas mídias sociais. Isso ajudará a dar o foco necessário para atingir os resultados esperados. Lembre-se ainda que é fundamental que essa meta escolhida esteja atrelada ao momento da sua ótica.
Por fim, não é preciso que você fique o tempo todo preso no mesmo propósito. Se a sua loja conseguiu, por exemplo, atingir a meta de conquistar seguidores engajados nas redes, o próximo passo pode ser focar em vendas. Só não se esqueça de ter algum objetivo para que suas ações tenham direcionamento e não sejam em vão.
Facilmente encontramos empresas que fazem postagens sem qualquer tipo de planejamento. O famoso “postar por postar”, apenas para movimentar o perfil, é uma ação pouco eficaz. E por que isso acontece? Porque publicar conteúdos sem relação com o objetivo de atuação, que mencionamos no tópico anterior, não gera engajamento real com o público. Com isso, os resultados esperados não são alcançados.
Nesse sentido, é indispensável produzir e postar conteúdos que estejam diretamente relacionados com a estratégia de atuação da sua ótica nas redes sociais. Além disso, procure entender quais são os melhores formatos de publicação em cada rede social para ter sucesso na estratégia.
No Instagram, que é uma rede focada em imagens, você pode investir em postagens com fotos de qualidade e stories mostrando os produtos da loja. Já o Whatsapp pode ser usado para se comunicar de forma mais próxima e direta com os seus clientes, além de evitar novidades e promoções. Preparamos um material exclusivo com dicas de como fazer whatsapp marketing para sua loja! Não deixe de conferir.
Imagine a seguinte situação: você escolheu as redes nas quais deseja estar presente, definiu uma boa estratégia e começou a criar conteúdos alinhados com o seu objetivo. Tudo vai caminhando muito bem e cada vez mais novos seguidores são conquistados. Apesar disso, quando você menos espera um cliente vai até o perfil da ótica reclamar de um produto que adquiriu na sua loja.
Sem dúvidas essa é uma situação muito chata, não é mesmo? No entanto, é preciso estar preparado para lidar com isso da melhor forma possível. Isso porque, a interação nas redes sociais envolve tanto respostas a comentários positivos quanto negativos.
Logo, em casos como esse, busque investigar a situação para entender o que aconteceu. Entre em contato com o cliente e converse com ele a fim de resolver da melhor forma o problema. E lembre-se: evite ignorar e apagar as reclamações. Isso pode acabar passando uma imagem negativa nos demais seguidores que acompanham sua ótica na internet.
Além de responder com cordialidade e solucionar os problemas dos consumidores, incentive os clientes a marcar a sua ótica ao publicar fotos nas redes usando os seus produtos. E não se esqueça de responder e repostar essas marcações a fim de demonstrar atenção com seus seguidores.
Para se aprofundar neste tópico, leia nosso artigo sobre boas práticas de bom atendimento em redes sociais.
Não existe uma regra única que se aplica a todas empresas quando o assunto é gerenciamento de redes sociais. O importante mesmo é estar presente nessas mídias e criar uma estratégia para aproveitar todo o potencial que elas oferecem. Afinal, quando utilizadas de forma correta, podem apresentar resultados incríveis!
E então, pronto para iniciar a jornada da sua ótica nas mídias digitais? Compartilhe com a gente a sua experiência e conte com a gente para ter acesso a mais conteúdos como esse.
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