“Aquilo que não é medido não pode ser gerenciado”. A frase é uma máxima do mundo corporativo, mas que precisa ser cada vez mais aplicada ao varejo. O uso de indicadores de gestão no comércio deve ser uma prática diária para acompanhar a performance dos negócios e auxiliar na tomada de decisões.
A partir dos indicadores de gestão, é possível medir as vendas e os resultados financeiros com mais precisão. Além de identificar falhas na gestão, entender o consumidor, apoiar os vendedores e planejar ações. Mas, para isso, é necessário contar com dados confiáveis.
Mas quais são os indicadores mais importantes para as óticas? E como eles ajudam na gestão da loja? Conheça 9 indicadores que você pode acompanhar mais de perto. Continue a leitura!
Na gestão, os indicadores são dados quantitativos ou qualitativos que mensuram o desempenho de produtos, projetos ou processos ao longo do tempo. Também são conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), em português, indicadores-chave de desempenho.
De acordo com o Sebrae, os indicadores medem a diferença entre a situação desejada (meta) e a situação atual (resultado). Eles apontam um caminho e fornecem uma base objetiva para identificar problemas, definir prioridades e verificar como andam os esforços para a melhoria da empresa.
Nesse sentido, os indicadores de gestão devem estar alinhados ao planejamento estratégico e aos objetivos que a loja deseja alcançar. A partir daí, servirão de suporte para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria.
Cabe lembrar que os indicadores precisam fazer sentido para o seu negócio. Ou seja, precisam ter importância para mensurar o que é mais importante e crítico para a loja. Além disso, eles são mensurados dentro de um recorte de tempo, que pode ser diário, semanal, mensal, anual etc.
Para obter os dados, a tecnologia é uma importante aliada. Por isso, é fundamental investir em um sistema de gestão, especialmente os que conversam com o seu modelo de negócio.
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o varejo óptico. Apesar de estar muito relacionado ao ambiente corporativo, os indicadores de gestão são ferramentas essenciais para qualquer negócio. Uma vez definidos e medidos, eles ajudam a acompanhar e entender o desempenho da loja.
Uma cultura orientada por dados traz mais assertividade para a performance da ótica. Ao contrário de contar apenas com a intuição e “achismos”, os gerentes e empresários têm acesso a dados concretos.
Em contrapartida, o uso de indicadores de gestão não pode gerar mais trabalho no dia a dia da loja nem demandar um tempo excessivo para a obtenção dos dados.
Nesse ponto, um sistema para gerenciar ótica é uma ferramenta estratégica. O sistema ssOtica, por exemplo, é exclusivo para a gestão de óticas e ajuda a otimizar a coleta dos dados com segurança e agilidade.
Há diferentes tipos de indicadores de gestão que podem ser aplicados no contexto do varejo. Eles são usados para trazer mais competitividade, identificar novas oportunidades de negócios e mapear problemas a serem solucionados.
Conheça agora 9 indicadores para melhorar o desempenho da sua loja!
O Recursos Humanos usa esses dados para mapear a rotatividade de funcionários, a fim de analisar o fluxo dos profissionais que deixam a empresa. Os processos de desligamento e admissão envolvem muitos custos. Por isso, é importante para qualquer tipo de negócio reduzir esse índice.
Esse é outro indicador de RH, que mede o nível de ausência dos colaboradores durante o expediente. Ele inclui faltas, atrasos ou saídas antecipadas. No entanto, as férias não entram nesse cálculo. O absenteísmo pode sinalizar problemas no ambiente de trabalho.
Este dado é importante para conhecer melhor o cliente e compreender o quanto ele está satisfeito com a sua loja. Ele pode se desdobrar em diferentes métricas, como tempo médio de atendimento, tempo médio de espera e probabilidade de recomendação.
O ticket médio é o valor médio de vendas de um período. Ou seja, o cálculo desse indicador mostra quanto cada cliente gastou em média na sua ótica. Para calculá-lo, regaste o registro das vendas realizadas pela loja no período analisado.
O indicador mede o retorno de cada canal sobre o faturamento total da loja. Importante para as óticas que vendem online, por meio de e-commerce, redes sociais ou WhatsApp, analisarem seu desempenho nos diferentes canais.
O faturamento mensura o volume de vendas brutas. Ou seja, quanto a loja ganhou diretamente com suas vendas. Ele também pode ser avaliado para medir o desempenho dos vendedores, calculando a venda bruta por cada vendedor.
Com esse indicador, a loja pode medir a participação das vendas à vista ou a prazo no faturamento total da loja. A análise contribui para compreender o fluxo de caixa da ótica.
É um indicador de segurança do negócio. Usado para avaliar o quanto é necessário vender para cobrir as operações da loja sem prejuízo financeiro.
Por fim, o giro de estoque mede o número de vezes em que o estoque foi renovado durante determinado período.
Depois de conferir a lista com 9 tipos de indicadores de gestão para óticas, você já deve ter compreendido a relevância de adotar essa prática para melhorar o desempenho da sua loja.
Porém, tão importante quanto os indicadores, é a forma como você vai obter esses dados. Desta forma, para acompanhar o volume de dados que a sua loja gera no dia a dia com segurança e agilidade, busque uma ferramenta tecnológica própria para óticas, como o ssOtica.
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