Definir objetivos para sua ótica não é uma tarefa qualquer. Alcançar esses objetivos, então, é um grande desafio. Mas, sem um ponto a ser alcançado, o trabalho fica automático, os resultados são sempre os mesmos e você não irá bater sua meta.
Por isso, é importante estabelecer metas para motivar a equipe da sua ótica e vender mais. E, depois, é fundamental trabalhar para bater essas meta.
Pode parecer uma tarefa assustadora, principalmente quando você não sabe nem por onde começar.
Mas, fique tranquilo: neste artigo, vamos te mostrar que as metas são mais aliadas que inimigas. Basta saber o melhor jeito de planejar e executar cada tarefa e está tudo certo.
Com o tempo, bater meta será uma consequência natural do trabalho em equipe.
O primeiro passo, é definir qual objetivo as metas vão te ajudar a alcançar.
Seria ele vender mais? Converter vendas na sua base de clientes? Aumentar a entrega de determinado produto? Ou existirão metas para tudo isso?
Definindo onde você quer chegar, é hora de dar os próximos passos, listados a seguir, e alcançar suas metas.
A grande dificuldade em bater meta pode estar relacionada ao fato delas não estarem alinhadas ao que sua equipe consegue fazer.
Não adianta definir metas muito altas ou improváveis: isso só gera frustração para você e sua equipe.
É preciso planejar de acordo com a quantidade de funcionários, o volume das demandas por época e até quais itens você quer vender mais.
Para isso, é importante analisar fluxo de caixa, volume de vendas, produtos em estoque e trabalho por funcionário.
Com base nesses resultados, você consegue enxergar o que sua equipe está fazendo e onde pode ir. Além de definir o que precisa ser colocado em foco em cada momento determinado.
É importante criar metas fáceis de entender e que não sejam um bicho de sete cabeças.
Não adianta definir metas no início do mês e só esperar o último dia para verificar se estão dando certo.
É preciso acompanhar todos os dias como está a execução e as possibilidades de bater a meta ou não. O uso de uma planilha em primeiro momento pode ajudar a monitorar as vendas.
Isso ajuda a realinhar objetivos, alinhar expectativas e preparar todos os envolvidos para os próximos passos.
Para que isso aconteça da melhor forma, é importante deixar claro os períodos de cada meta.
No entanto, seja o período que for, semanal, quinzenal, mensal ou mais, não deixe de acompanhar a evolução todos os dias.
E, caso perceba a necessidade, troque ideias com seus funcionários para entender o que está dando certo ou não e os motivos. Afinal, bater meta envolve todos e, por isso, eles são parte crucial do processo como um todo.
É claro que você não deve observar apenas os dados internos para definir se as metas são efetivas ou não.
Observe comportamentos do consumidor, tendências do mercado e o que pode ou deve ser adotado na sua ótica.
Com metas definidas de acordo com sua realidade, equipe motivada e acompanhamento, fica difícil não bater metas. Mas não é impossível.
Vários fatores que você não previu no planejamento podem acontecer e tirar tudo dos trilhos.
Mas, quando perceber algo errado, opte por agir na mesma hora. Não adianta esperar o fim do período e, só então, fazer algo a respeito.
Interfira, crie métodos de acelerar o cumprimento das metas, como promoções e incentivos, e esteja disposto a trocar de caminho, mesmo que ele não seja o mais fácil.
Para impulsionar e bater metas, principalmente envolvendo vendas, aposte em marketing! Ou seja, crie promoções, descontos e ações que movimentem a loja e tornem mais fácil atrair os clientes.
Consequentemente, mais gente na sua ótica, significa mais vendas e mais presença da sua marca na cabeça das pessoas.
Também pense em comunicações internas, como cartazes, murais e mensagens via WhatsApp.
Use esses recursos para compartilhar com sua equipe detalhes sobre as metas definidas, incentivos e prêmios por resultado. Dessa forma, eles se sentem envolvidos e se engajam em bater as metas e melhorar cada vez mais.
Como falamos anteriormente, para bater suas metas você precisa analisar diversos fatores. E utilizar um sistema que te ajuda ter uma visão geral da sua ótica pode facilitar bastante essa analise.
Com um sistema de gestão você pode concentrar todos os seus dados em um único lugar.
Assim, você consegue acompanhar suas vendas, seu estoque e o desempenho dos funcionários de forma clara, aumentando suas chances de criar estratégias eficientes e alcançar as metas.
Se você ainda não utiliza um sistema ou tem um sistema genérico, fique atento. Você pode estar perdendo oportunidades de vender mais em ótica.
O ssOtica é um sistema de gestão exclusivo para óticas, feito para facilitar o gerenciamento e controle da sua loja. Com ele, definir e acompanhar metas fica bem mais simples e pratico.
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