Parte do sucesso do seu negócio se dá na escolha do melhor ponto comercial para sua ótica. Por isso, é tão importante prestar atenção em alguns detalhes ao escolher o local onde será instalada a sua loja. Se você está pensando em abrir uma ótica pela primeira vez ou já vai partir para a segunda unidade da loja, sabe que uma das principais dúvidas que pairam no ar é sobre o local em que ela será instalada.
Antes de tomar uma decisão para escolher o melhor ponto comercial para sua ótica, é preciso analisar uma série de fatores, como por exemplo: o tipo de produto que você irá oferecer, se a sua ótica é básica ou plena, além também da escolha do público para o qual você quer vender e como irá atendê-lo.
Não é tão simples chegar a uma resposta sem antes definir o conceito do negócio e desenhar um plano para sua estratégia de se posicionar em um mercado tão concorrido quanto o de óticas.
A explicação para essa complexidade toda é bem simples: se a sua ideia é atender pessoas requintadas e com gostos específicos para determinadas marcas, não adianta abrir a ótica em um bairro da periferia. Bem como abrir uma ótica em um bairro requintado para o público C, será incompatível.
Conheça as 4 dicas abaixo para acertar na escolha do melhor ponto comercial para sua ótica:
1 – Identifique as oportunidades
Antes de sair procurando um imóvel, identifique se a cidade que você quer investir tem uma boa aceitação e alta procura por óculos de sol, de grau e acessórios ao longo do ano. Não se esqueça de ver se existem muitas óticas na vertente que você escolheu atuar e um jeito de se diferenciar de todas elas.
2 – Observe se há muito movimento
As óticas precisam estar em locais de fácil acesso e também de grande visibilidade como avenidas, shoppings, galerias com muita gente passando, próximos a centros comerciais, regiões movimentadas, central ou bairros com número considerável de habitantes.
Ao observar isso, você já terá uma noção da localização que combina com sua estratégia ao escolher o melhor ponto comercial para sua ótica. Abaixo alguns pontos a serem considerados para fortalecer sua decisão:
- Qual a renda da população.
- Quais são os consumidores em potencial.
- Hábitos e comportamento de compra.
- Onde as pessoas compram.
- A frequência com que as pessoas vão nesse local.
- A principal motivação delas irem a esse lugar.
- Os pontos fortes e fracos destes locais.
3 – Planeje-se e tenha o melhor ponto comercial para sua ótica
Neste passo é importante que você faça pelo menos uma projeção de vendas, para checar se a receita prevista será capaz de cobrir os custos e qual será a margem de lucro. Vale também fazer um levantamento do fluxo de clientes, ou melhor, respeitar o item acima.
Temos uma planilha de projeção de vendas gratuita que pode te ajudar nesta etapa.
4 – Considere as características do imóvel
Como parte do planejamento, é preciso que você identifique qual o tamanho ideal para a sua loja. Outras características e dicas importantes são:
- Opte pelo térreo: Em caso de sobrados ou prédios, estar no primeiro andar facilita o acesso do cliente.
- Fachada livre: Uma fachada livre, sem postes, fios, lixeiras gigantes ou árvores permite que você explore o local visualmente.
- Imóvel arejado: É importante que ele tenha boa circulação de ar, seja limpo e tenha pintura nova. Isso da uma sensação de frescor e cuidado.
- Iluminação: Uma ótica deve ter uma iluminação impecável. Isso facilita a escolha do cliente.
- Segurança: Opte por um local com alto fluxo de pessoas em frente a loja, para que você possa funcionar no período noturno sem se preocupar com a segurança.
Conclusão: esteja no caminho do cliente
Para manter a sua loja, você precisará vender e muito. Por isso, depois de fazer a análise do seu público e os caminhos citados acima, você terá uma noção de onde está o seu cliente. Portanto, esteja no caminho dele. Lembre-se: grandes avenidas com retornos distantes e estacionamentos proibidos em determinados pontos, afastam o comprador pois não tem onde parar ou não é fácil de chegar.
Gostou do nosso artigo? Continue com a gente e aprenda a decorar a sua loja, é só clicar no banner baixo.
Olair disse:
Boa tarde. As Dicas me ajudaram a confirmar o que pensava no respeito a mudar de lugar a minha loja
Evellyn Emidia disse:
Oi Olair, que ótimo que as nossas dicas tem contribuído para te ajudar a melhorar a sua ótica. Continue nos acompanhando pois toda semana tem novidade por aqui! =D
Silvana disse:
ola não sou da areamas tenho muita vontade de montar uma otica basica, como faço para ter as devidas orientações……grata
Evellyn Emidia disse:
Oi Silvana, em nosso site temos alguns materiais que pode ajudá-la a começar na sua ótica:
E-book Como montar uma ótica de sucesso
5 Dicas para ter uma ótica de sucesso
Conheça a fundo o mercado óptico brasileiro
Também recomendamos que procure o Sebrae da sua região. Eles dão grande apoio aos empreendedores que estão iniciando. Espero ter ajudado. 😉
Eunice disse:
Amei todo esse esclarecimento! Mas Minha ótica é em um ponto motimentado mas ó aluguel está acima do q posso pagar, queria mudar pra mesma avenida mais em baixo, só q lá tem menos mas sala de comércio e o aluguel é metade do valor e a sala é mais bonita! O q faço?
Evellyn Emidia disse:
Oi Eunice, um dos fatores que deve ser avaliado no seu caso é o custo benefício que o local irá proporcionar. Coloque na balança todos os prós e contras antes de tomar uma decisão definitiva de mudança. 😉
Ana Claudia disse:
Quero montar uma nova otica
Evellyn Emidia disse:
Oi Ana, nós temos uma galeria de materiais que podem te ajudar nessa jornada. Para acessá-los, clique aqui.