Você sabia que para vender online é preciso ter uma estratégia definida de como os produtos serão apresentados ao público? Sim, organizar a loja virtual e pensar em todos os detalhes relacionados a divulgação pode ser um fator determinante para o sucesso do seu negócio na internet.
Portanto, se você deseja se destacar nesse mercado, é preciso estar atento a alguns pontos importantes. Quer saber quais são eles? Então não deixe de acompanhar o texto de hoje!
A experiência que o consumidor tem ao navegar em um site é capaz de influenciar diretamente na decisão de compra. Logo, se ao visitar a página da sua ótica o cliente tiver uma experiência ruim, dificilmente ele irá adquirir algum produto ou voltará em uma outra oportunidade.
Portanto, é fundamental organizar a loja virtual para que o público fique satisfeito e se sinta motivado a comprar nela. A seguir, listamos alguns fatores que podem ajudar a proporcionar essa experiência satisfatória aos clientes.
É o tempo que a página leva para carregar e mostrar os produtos, direcionar até o checkout (página para finalizar compras), entre outras ações. Quanto mais rápido for esse carregamento, mais o usuário se sentirá estimulado a continuar navegando na sua loja.
Sabe quando você acessa um site pelo celular e tudo aparece fora de ordem e tamanho? Isso quer dizer que essa página não é responsiva. Ou seja, ela não foi construída para funcionar da mesma em todos tipos de dispositivos. Sendo assim, é importante estar atento a esse fato para que a experiência de navegação seja boa.
Segundo a Ecommerce Radar, cerca de 83% dos usuários abandonaram seus carrinhos de compras em 2019. E as descrições pouco detalhadas das mercadorias, foi um dos principais motivos que levaram a esse abandono.
Como a loja online não oferece a possibilidade do cliente ver de perto o item que está comprando, é necessário criar uma descrição completa sobre os produtos. Lembre-se de adicionar marca, cor, tamanho e qualquer outra informação que possa ajudar nesse processo de decisão. Além disso, também é importante caprichar nas imagens para que seja possível ver todos os detalhes dos itens.
Facilitar a vida do cliente no momento da compra é um dos principais diferenciais que uma loja online pode oferecer. Diante disso, uma das melhores formas de promover essa facilidade é separar os produtos em categorias. Dessa forma, é possível organizar a loja virtual da sua ótica e atrair ainda mais consumidores para ela.
Para isso, uma dica é estruturar essas categorias pensando em como o seu público acredita que as mercadorias são classificadas. Separar por marca, por exemplo, pode ser um caminho interessante. Ou ainda por datas comemorativas, como especial Dia das Mães ou Natal. Dessa forma, o cliente conseguirá encontrar o que precisa sem dificuldade.
Informar claramente o preço dos produtos é essencial para o sucesso de uma estratégia de vendas online. Afinal, não tem nada mais frustrante do que gostar de um item e não saber quanto ele custa e quais são as formas de pagamento.
Sendo assim, busque anunciar as mercadorias com o valor de venda na loja online da sua ótica. Essa ação pode despertar o desejo de compra no cliente, mesmo que ele não esteja precisando daquele item naquele momento.
Por fim, vale mencionar que exibir o preço das mercadorias de forma clara em lojas online é uma medida obrigatória por lei. Desde 2018, as empresas que vendem pela internet precisam seguir as regras definidas pela nova resolução do artigo n°13.543.
Por isso, nada de responder “preço do produto por inbox”. Expor o preço de forma clara é importante para atender as determinações da lei e favorecer a experiência do público.
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O gerenciamento de estoque é fundamental para quem deseja organizar a loja virtual da sua ótica. Verificar com frequência a disponibilidade das mercadorias e atualizar essas informações no site reduz o risco de divulgar peças que não estejam mais disponíveis no estoque.
No entanto, ainda sim é possível que esse tipo de situação aconteça. Logo, é preciso estar preparado para conversar e negociar da melhor forma com o cliente. Caso ele não queira esperar a chegada do produto, por exemplo, ofereça possibilidades de reembolso ou crédito para compras futuras.
Se engana quem pensa que o relacionamento entre uma empresa e o seu público termina com o envio do pedido. Além de desperdiçar a oportunidade de fidelizar o consumidor, essa atitude também pode fazer com que a ótica perca dinheiro. Isso porque, segundo Philip Kotler, conquistar um cliente novo pode ser de cinco a sete vezes mais caro do que manter um que já conhece o seu produto.
Portanto, assim como acontece com as vendas na loja física, também é preciso realizar um trabalho de pós-venda eficiente na sua loja virtual. Ter um atendimento que seja capaz de resolver possíveis problemas, realizar pesquisas de satisfação e criar programas de fidelidade são algumas formas de atingir esse objetivo.
Assim, você terá clientes mais satisfeitos e fiéis à sua marca e com grandes chances de fazer novas compras.
Como vimos, não basta apenas divulgar as mercadorias e esperar que as pessoas se interessem por elas. É preciso ter uma estratégia bem definida para despertar a atenção do seu público e fazer com que ele se sinta motivado a comprar.
Com a vitrine online do ssOtica, você vai conseguir organizar a sua loja virtual de forma muito simples e prática. Ela permite comercializar seus produtos na internet sem ser preciso investir muito dinheiro para criar um e-commerce do zero. Além disso, todo o estoque é integrado ao sistema e a gestão da sua vitrine fica mais fácil.
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