Estamos na era do pós digital e, se você quer oferecer uma experiência completa de compra para o seu cliente, precisa ficar atento às formas de pagamento digitais que estão no mercado. Afinal, muitas inovações já estão nas mãos dos seus clientes por meio dos smartphones. E é por isso que você definitivamente deve conhecê-las.
Nos últimos anos, novas opções de pagamentos digitais vêm sendo lançadas no Brasil. O Pix, por exemplo, trouxe agilidade e reduziu os custos das transações financeiras. Com o mesmo objetivo, foi lançado também o WhatsApp Pay, possibilitando transações financeiras por meio do aplicativo de mensagens.
Portanto, se você ainda não se adaptou, pode estar perdendo vendas e oportunidades de lucro na sua ótica. Ter uma vitrine online, aliada às facilidades de pagamento, aumenta muito suas chances de venda, já que você oferece uma experiência completa de compra.
Neste artigo, entenda melhor o que são os pagamentos digitais e como pode ser vantajoso usá-los na sua ótica.
Os pagamentos digitais são mais uma forma que o consumidor tem para comprar o seu produto usando somente meios eletrônicos, como smartphones e tablets.
A principal vantagem desse formato de pagamento é que ele acontece praticamente no mesmo momento da transação financeira. Sendo assim, os pagamentos digitais são uma alternativa ao uso de dinheiro em espécie e cartões de débito e crédito.
O recebimento do valor pago é feito imediatamente e direto na sua conta bancária. Essa é uma das principais vantagens para sua ótica.
Além disso, os custos com pagamentos digitais são bem menores se comparados às transações feitas por outros formatos.
Para o cliente, há também a vantagem de poder pagar com praticidade, agilizando o fechamento da compra.
Quando a ótica oferece pagamentos digitais, o cliente tem mais comodidade para concluir a compra. Isso torna o processo mais rápido e fácil, resultando em uma experiência satisfatória para o usuário.
Sendo assim, os pagamentos digitais podem significar um diferencial para a ótica, uma vez que têm sido cada dia mais utilizados. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, de maio de 2021, 73% dos internautas brasileiros já fizeram pelo menos uma transação usando Pix.
Já imaginou seu concorrente oferecendo meios de pagamentos digitais e você não? Então, saiba mais sobre alguns tipos de pagamentos digitais que vão facilitar suas vendas.
O pix foi desenvolvido pelo Banco Central e começou a funcionar no Brasil em novembro de 2020. É um sistema que possibilita a liquidação imediata das transações.
Antes do pix, as transferências entre contas bancárias se davam apenas por meio de TED ou DOC. Além de levarem mais tempo para serem compensadas, elas também geravam custo para clientes. Assim, não era muito vantajoso ou atrativo para o lojista.
Com o pix, as movimentações podem acontecer tanto entre pessoas físicas ou delas com empresas e também com órgãos do governo. Basta que o dono da óptica crie uma chave ou um QR Code e disponibilize para seu cliente utilizar na hora da compra.
De acordo com o Sebrae, em menos de um ano após seu lançamento, 77% das pequenas e médias empresas aderiram a essa nova forma de pagamento instantâneo.
Em novembro de 2021, o Banco Central liberou mais duas modalidades de pagamento: Pix saque e Pix troco. No primeiro, o cliente pode usar a loja como um “caixa eletrônico”, ou seja, ele realiza uma transferência eletrônica e recebe o mesmo valor em espécie. Já na segunda forma, o cliente compra uma mercadoria, paga com o pix e recebe o troco em espécie.
Enquanto o pix é grátis para pessoas físicas, pode haver cobrança de tarifas para pessoas jurídicas varia a depender da instituição financeira. Por isso, não deixe de verificar com seu banco se a conta da sua ótica está sujeita a taxas referentes ao pix.
O Banco Central autorizou o Whatsapp Pay a funcionar em maio de 2021. Desde então, ganhou espaço no varejo com os usuários pessoa física e empresas. O fácil acesso e a usabilidade do aplicativo estão elevando as transações usando esse meio.
O usuário adiciona uma única vez um cartão de débito, um cartão múltiplo com função débito ou um cartão pré-pago emitido por um dos bancos participantes no aplicativo. Após isso, já pode enviar e receber pagamentos digitais pelo WhatsApp com segurança.
O PicPay é uma carteira de pagamento digital que substitui a carteira tradicional na hora de realizar transações.
Em um aplicativo de smartphone, pulseira (smartband) ou relógio (smartwatch), por exemplo, o usuário cadastra dados de cartão de crédito e débito e faz o pagamento das compras de forma eletrônica. Ou seja, ele faz todo o processo sem usar uma carteira física, aumentando a praticidade, rapidez das operações e segurança.
Para usar o recurso em lojas físicas, o consumidor pode optar pelo pagamento por aproximação (tecnologia NFC) em terminais habilitados ou utilizar um QR Code. Na internet, o Pic Pay pode ser usado ao fazer o checkout em lojas online e transferir dinheiro.
Assim como o PicPay, o Mercado Pago também é uma carteira digital que permite pagamentos digitais e também oferece opções de máquinas físicas.
O cliente tem a possibilidade de pagar digitalmente com os dados do cartão já previamente cadastrados, por QR Code ou ainda passando o cartão.
A ferramenta também permite que o cliente guarde dinheiro ou vincule algum cartão de crédito a um aplicativo para realização de compras, pagamentos ou transferências.
Por fim, o contactless, como o próprio nome já diz, não é necessário contato físico para efetuar a transação financeira. É o chamado pagamento por aproximação.
Hoje, supermercados, postos de gasolina, farmácias e padarias já aceitam esse tipo de pagamento. E que tal fazer parte desse time de empresas que já estão atentos às tendências de mercado e oferecer para os seus clientes opções de pagamentos digitais?
A Black Friday já se tornou um marco no comércio brasileiro, oferecendo oportunidades valiosas para…
Todo ano, o comércio se transforma com as promoções da Black Friday, um dia que…
Seja sincero, você tem o hábito de cadastrar os clientes e receitas na sua ótica?…
Para manter uma ótica de sucesso, não basta apenas oferecer produtos de qualidade e ter…
Há 10 anos, nascia a primeira versão do ssOtica, uma plataforma que revolucionou a forma…
Um dos principais obstáculos que os donos de ótica enfrentam é conseguir manter uma constância…