Quem não se sente atraído por descontos e promoções? Essas são algumas das estratégias usadas na queima de estoque, que traz uma série de vantagens para os clientes e para óticas e lojistas em geral. Mas para que ela seja um sucesso, é preciso entender melhor o que é, quando e como fazer.
Se interessou em colocar em prática na sua loja? Então continue a leitura que vamos explicar tudo!
Produto parado é dinheiro perdido, concorda? Além de ocupar espaço no seu estoque, os produtos encalhados são uma parte do seu investimento que está estagnada e poderia gerar lucro de outra forma. Aí entra a importância de realizar ações para limpar o estoque periodicamente.
A queima de estoque consiste em criar promoções de um determinado grupo de produtos em um período estabelecido, como forma de girar mercadorias e renovar as peças da loja.
Não é à toa que essa estratégia é tão comum no mercado varejista. Quando bem feita, ela traz várias vantagens para o seu negócio, confira algumas delas:
É preciso fazer um planejamento antecipado e detalhado para evitar prejuízos e extrair o máximo de resultados que essa ação pode gerar. Não basta só escolher alguns produtos e colocar em promoção.
Confira o que levar em consideração para ter sucesso:
É indispensável ter um controle organizado do estoque, assim fica muito mais fácil levantar quais peças estão sem saída e selecionar o que vai entrar em promoção.
Procure incluir na queima de estoque os produtos que estão há muito tempo parados na sua loja para dar espaço às novidades.
Uma das dúvidas mais recorrentes sobre o assunto é quando fazer a promoção. É importante avaliar os melhores períodos do ano para isso, não só se baseando na existência de peças paradas na ótica.
Ainda que possa ter algumas variações em cada mercado local, listamos abaixo os pontos mais interessantes para avaliar antes de decidir quando fazer a queima de estoque:
Embora a moda seja cíclica, uma tendência pode demorar para voltar e seu estoque pode ficar com peças paradas.
Um exemplo são os óculos com armação “gatinho”, que foram moda nos anos 1990 e recentemente voltaram a ficar em alta. Mas olha quanto tempo de intervalo houve entre esses períodos! Você certamente não iria querer guardá-los por tanto tempo.
Então aproveite para colocar essas peças de tendências passadas na sua queima de estoque.
Várias marcas de óculos lançam coleções no decorrer do ano e a sua ótica precisa acompanhar as novidades e adquirir peças que agradem aos clientes.
Afinal, não é legal manter por muito tempo os mesmos produtos, pois pode passar uma impressão negativa a quem frequenta a loja. Por outro lado, se você oferece novidades regularmente, pode fazer com que os clientes voltem mais vezes para conferir o que chegou.
Assim, quando adquirir novas coleções, coloque as peças antigas em promoção para facilitar o escoamento e liberar o estoque.
Uma estratégia muito usada é anunciar a queima de estoque próximo de datas como Dia das Mães e Natal. Essa é uma forma de aumentar o movimento na loja e aproveitar essa fase em que as pessoas estão naturalmente dispostas a adquirir um produto para presente.
Embora o mês de janeiro seja um período de muitas contas a pagar, várias pessoas já esperam por esse mês que tradicionalmente oferece promoções especiais. É o momento de dar descontos em itens que a ótica adquiriu pensando no Natal.
É o momento de definir como será a sua promoção, pois existem algumas opções para estimular a saída de produtos, como:
Essas são apenas algumas ideias, e você deve decidir o tipo de promoção de acordo com o item seguinte.
Na hora de precificar o produto, deve-se levar em consideração vários outros custos além do valor do item, como aluguel, folha de pagamento, impostos e todos os custos necessários para o funcionamento da sua ótica.
Então é preciso ter isso em mente na hora de calcular quanto será o desconto, para evitar que você tenha prejuízo.
Ou seja, no desconto você pode reduzir a sua margem de lucro, mas não deixe de levar em consideração os custos de aquisição e atividade da loja.
Não ter um prazo final para encerrar a ação é um grande erro, pois isso tira todo o apelo especial que o evento deve trazer. Além disso, pode passar uma impressão negativa a quem passa em frente à sua ótica e a vê o tempo todo em promoção.
O melhor é definir de alguma forma o encerramento, que pode ser por um período pré-determinado ou enquanto durarem os produtos em oferta.
O atendimento é um ponto que pode passar despercebido por alguns empresários e gestores, mas ele é essencial para fidelizar o cliente, e isso inclui que a loja tenha instalações acolhedoras e uma decoração agradável.
Isso porque se o consumidor estiver conhecendo a sua ótica por conta da queima de estoque e for mal atendido, dificilmente voltará a comprar nela.
Enquanto que se ele for atraído pela promoção e se deparar com um bom atendimento, existe uma grande chance de ele pensar na sua ótica quando precisar comprar novamente.
Por isso, é importante um treinamento prévio com seu time de vendedores para que eles possam dar o melhor de si.
Para entender melhor como reter clientela, confira nosso Checklist de fidelização de clientes.
Se a sua ótica já tem redes sociais, divulgue alguns dias antes do início do evento para gerar expectativa nas pessoas, e continue publicando no decorrer dela, inclusive nos stories do instagram e com posts patrocinados.
Faça também um banner para deixar na vitrine da loja, e se julgar eficaz, aposte ainda em outros meios de divulgação, como anúncio em uma rádio local.
Com essas informações a queima de estoque da sua ótica vai ser um sucesso, basta planejar com cuidado e colocar tudo em prática.
E uma dica final: utilize um sistema como o ssÓtica, o sistema de gestão de óticas que vai simplificar a sua vida. Com ele o seu controle de estoque e do fluxo de caixa fica super fácil, o que ajuda muito na hora de planejar a sua queima de estoque. Aproveite para conhecer o ssÓtica com uma demonstração totalmente gratuita e descubra como ele pode levar muito mais sucesso à sua ótica.
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