Uma boa estratégia para uma Ótica que deseja crescer, é adotar um sistema de controle de vendas para sua loja. Isso porque, fazer o acompanhamento efetivo dos lançamentos é um dos principais segredos para continuar crescendo no mercado óptico.
Mas, nem todo dono de ótica está atento a isso e acaba perdendo tempo e dinheiro. Esse comportamento é mais comum por quem não faz a gestão diária do negócio e principalmente por quem ainda controla tudo por meio de cadernetas ou planilhas.
Por ser um tema tão delicado e que envolve diretamente o retorno financeiro de seus investimentos, é melhor ficar atento às dicas abaixo para que você pare de cometer erros e passe a controlar as vendas de maneira eficiente.
Um sistema de controle de vendas em óticas pode ajudá-lo a reduzir perdas e evitar prejuízos. Mas, você deve estar se perguntando: como? É bem simples de te responder.
Usando um sistema de controle de vendas em sua Ótica, você poderá acompanhar diariamente os números da sua ótica. Assim que o seu vendedor lança uma venda no software, você já sabe o valor, o produto vendido e quem é o cliente que comprou.
Isso faz com a que as informações como entradas e saída de caixa ficam mais claras e isso ajuda a fazer a conferência do caixa sem complicação. O sistema reduzirá o seu tempo em trabalhos operacionais e te dará uma visão mais estratégica para tomar as decisões corretas que farão sua ótica crescer.
Você sabe todos os óculos de sol, de receituário e os acessórios que sua ótica vendeu ontem? Sabe cada pedido de produção de lentes enviado para o laboratório? Se a reposta for não, você está perdendo dinheiro. Um bom sistema irá ajudá-lo a ter o histórico de vendas completo com nome do produto, código e também os dados completos do seu cliente para que você avalie o perfil de compra dele.
É bom lembrar que esses dados devem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. Se você tem mais de uma loja ou tem o costume de viajar para compra de novos produtos, não pode se prender às planilhas salvas em seu computador. É preciso ter acesso às informações de forma rápida, independente de onde você esteja, para uma tomada de decisão assertiva.
Quando o seu cliente compra de você, independente do valor, ele deve receber a nota fiscal. Se você demora mais de 5 minutos para emiti-la, está fazendo errado.
Um sistema lhe dará essa agilidade e assim que o cliente efetuar o pagamento, você já fará a emissão da nota fiscal com poucos cliques. Isso facilita o seu dia a dia e agiliza o atendimento ao cliente.
Ao controlar de forma simples suas vendas, você sabe exatamente quais e quantos produtos foram vendidos. No entanto, quando faz o controle com um sistema, além de ter esses dados você consegue identificar quais foram os vendedores que tiveram resultados mais satisfatórios.
Isso auxilia na gestão de pessoas e te dá subsídios para o pagamento justo de uma comissão ou premiação quando a meta é ultrapassada.
Adotando um sistema de controle de vendas, você pode determinar o valor mínimo e máximo de desconto que será distribuído. E mais: essa ação pode ser feita de acordo com o perfil do vendedor ou gerente.
Isso porque cada pessoa que trabalha com você tem um perfil de uso no sistema que funciona da seguinte maneira: você cadastra o que cada pessoa pode fazer no sistema, por exemplo, o registro de vendas, cancelamento e descontos que podem ser aplicados.
Quando o seu funcionário insere os dados dele no software ssOtica, ele já faz a parametrização automática e o vendedor só pode fazer aquilo que o sistema o autoriza a fazer. Dessa maneira, você tem um controle maior do seu time e dos valores praticados por eles em cada venda.
Como vimos nos nos tópicos acima, um sistema de controle de vendas tem muito para agregar à sua Ótica. Com ele você tem uma visão ampla de todas as movimentações da sua loja. Desde o cadastro de clientes até a venda e emissão de nota fiscal. Com isso, você ganha mais autonomia para tomar decisões baseadas em dados e não em “achismos” ou suposições.
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