Quer saber qual é o panorama do mercado óptico brasileiro? No começo de 2022, a ssOtica fez um levantamento com mais de 1000 óticas em diferentes regiões do Brasil com o objetivo de compreender as tendências do setor.
A verdade é que o sucesso nas estratégias de vendas depende do conhecimento que você tem sobre as preferências dos seus clientes, visando conseguir a fidelização, e sobre as práticas adotadas pelos concorrentes, já que se não prestar atenção nisso a sua empresa vai ficar ultrapassada no mercado.
Nós já fizemos uma pesquisa similar em 2018, e com as mudanças no setor nos últimos anos, vimos que era necessário realizar um novo levantamento. Sendo assim, conheça as principais características das óticas brasileiras em 2022.
Confira 9 dados estatísticos que revelam o cenário do mercado óptico no ano de 2022 e veja como preparar o seu comércio para ficar alinhado às tendências atuais.
O primeiro índice demonstra que, atualmente, a maioria das óticas tem entre 5 e 6 funcionários, totalizando 61,6% das lojas. Então, houve um aumento considerável do número de negócios que optaram por contratar essa quantidade de colaboradores em comparação com 2018 quando o percentual era de 49,9%.
Além disso, é interessante notar que, no levantamento anterior, o total de óticas com apenas 1 funcionário correspondia a 22,7%, em 2022, essa porcentagem diminuiu para 19,9%. Isso evidencia que mais empresas estão percebendo a necessidade de dividir o peso das responsabilidades das funções entre diferentes profissionais.
Outro fator observado na pesquisa é a localização das óticas, sendo que 60,2% estão localizadas no centro da cidade. Dentre essas, 40,88% conseguem obter um faturamento maior que R$ 40.000.
Sendo assim, fica evidente que o local influencia na rentabilidade financeira. Por isso, o ideal é que você faça um estudo da sua região a fim de escolher uma localização estratégica que tenha alta circulação de pessoas e fácil acesso.
Assim como acontece em outros segmentos do varejo, o setor de ótica também lida com inúmeros desafios. De acordo com o panorama de 2022, as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas do mercado óptico são:
E qual é o principal desafio na sua ótica? Compartilhe nos comentários!
Existem variações nos métodos de organização do gerenciamento das óticas, porém, a maior parte das lojas optam por fazer isso usando um sistema de gestão. Os dados são:
Formas de organização em Óticas (2022) | % |
---|---|
Sistema de gestão | 68,92% |
Planilhas | 16,27% |
Caderno | 9,80% |
Não utilizam meio de controle | 5,00% |
É digno de nota que as lojas que optaram pela utilização de um programa para gestão apresentam de forma predominante o valor médio de vendas entre R$ 501 e R$ 1000. Por outro lado, as que escolheram usar planilhas ou cadernos contam o ticket médio predominante entre R$ 201 e R$ 500.
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De acordo com o panorama de 2022, a maior parte das lojas têm o valor médio das vendas entre R$ 501,00 a R$ 1.000, totalizando 44,4% das óticas. Além disso, cerca de 34% das óticas faturam acima de R$ 40.000 por mês.
No entanto, não fique desanimado se essa não for a realidade do seu negócio. Pelo contrário, esses índices demonstram o potencial de crescimento da sua ótica. Ou seja, com a implementação de estratégias de vendas adequadas e o uso da tecnologia, a sua empresa pode aumentar o grau de rentabilidade.
A maioria das óticas entrevistadas, um total de 66,37%, consideram que o atendimento e relacionamento com cliente são seus principais diferenciais.
Portanto, com o objetivo de atrair mais consumidores e, consequentemente, efetuar mais vendas, é fundamental prestar atenção ao modo como o atendimento é feito em sua loja, garantindo que seja eficiente e humanizado. Além disso, é válido manter contato no pós-venda por meio de canais digitais para aumentar a fidelização.
Outro fator capaz de influenciar diretamente o faturamento do comércio é a posição de um gerente. A pesquisa demonstrou que 38,19% das óticas com um profissional ocupando essa função faturam acima de R$ 40.000. Em contrapartida, 44,08% das óticas que não tem gerente faturam abaixo de R$ 20.000.
Portanto, nunca negligencie o valor que esse cargo tem para os resultados financeiros da sua empresa. Isso acontece porque esse funcionário vai auxiliar no controle da gestão do comércio, verificando oportunidades de economizar e aumentar as vendas.
Por último, a pandemia afetou os métodos de comunicação utilizados pelas óticas, cerca de 43% afirmaram que adaptar o modelo de atendimento foi essencial para se manter ativos durante esse período.
Em vista disso, as ferramentas digitais se tornaram grandes aliadas na concretização de vendas. Nesse sentido, a preferência de 78% das óticas foi a utilização do WhatsApp e Instagram como meio para continuar divulgando e vendendo os produtos.
Esse foi apenas um gostinho da 2ª Edição da Pesquisa do Mercado Óptico 2022. Quando você baixar o relatório completo, terá acesso a muitas outras informações que vão ajudar a acompanhar o que a sua concorrência anda fazendo e a ter ideias de como você pode melhorar o desempenho da sua loja.
Veja exemplos de outros dados e perguntas respondidas no levantamento:
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