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6 vantagens de enviar mensagens automáticas e integradas com o WhatsApp

3 min de leitura

Com uma rotina cheia de tarefas e preocupações, nem sempre o dono da ótica consegue fazer com que todos os processos da loja funcionem perfeitamente. Entretanto, adotar o uso de soluções, como as mensagens automáticas e integradas ao WhatsApp, pode mudar essa realidade para melhor. 
Já pensou não precisar mais imprimir comprovantes para toda venda que realizar? Ou fazer a cobrança de parcelas atrasadas sem precisar passar por situações desconfortáveis com os clientes?
Então, quer conhecer mais sobre como funciona essa ferramenta? Confira as seis principais vantagens que o envio de mensagens automatizadas pode oferecer para a sua loja. 

1. Envio de comprovante de vendas e OS

Uma das vantagens de usar o WhatsApp é que ele permite disparar mensagens automáticas com os comprovantes de compra.
Acabou de fazer uma venda na loja? Ao invés de imprimir o recibo, envie diretamente para o cliente pelo WhatsApp. Desse modo, além de reduzir custos com impressão, você ajuda a natureza ao diminuir a compra de papel na ótica.  
Outra forma de aproveitar essa integração é enviando os comprovantes das ordens de serviço (OS) geradas no sistema. Ao fechar a venda de um óculos de grau, por exemplo, você pode mandar a OS aberta por WhatsApp.
Sempre que houver alguma alteração na etapa da ordem de serviço, use essa ferramenta para notificar o cliente imediatamente.

2. Cobrança de parcelas vencidas

A inadimplência é uma das questões mais delicadas que as óticas precisam enfrentar. Nesse sentido, encontrar meios para lidar com isso sem prejudicar as finanças, nem perder o cliente, acaba sendo muito desafiador. 
Por isso, o envio de lembretes de pagamento via WhatsApp pode ser um bom caminho para realizar cobranças sem ofender o cliente. Com cordialidade, diga a ele que há parcelas em atraso. E depois ofereça condições para que o débito possa ser pago.
Dessa forma, você conversa diretamente com o seu cliente e evita constrangimentos com as cobranças por telefone.

3. Envio de baixa de crediário

Depois do cartão de crédito, o crediário próprio é a forma de pagamento mais utilizada pelas óticas no país. Segundo dados da Pesquisa do Mercado Óptico Brasileiro, quase 40% das lojas oferecem essa opção ao consumidor.
Assim, se a sua ótica faz parte dessa estatística, saiba que o uso de mensagens automáticas integradas ao WhatsApp pode tornar mais eficiente o seu sistema de crediário. 
Sempre que um cliente efetuar o pagamento de uma parcela, por exemplo, envie automaticamente a baixa de crediário por WhatsApp. Logo, você evita problemas futuros relacionados a falta de comprovante. Além de manter o consumidor bem informado.

4. Envio automático de receita vencida

Todas as receitas precisam ser renovadas anualmente. Por isso, adotar o envio de mensagens automáticas é uma ótima forma de manter contato com os clientes e realizar novas vendas.
Muitas pessoas acabam se esquecendo que chegou o momento de fazer um novo exame. E ao integrar o WhatsApp ao sistema de gestão, é possível programar notificações para avisar sobre o vencimento das receitas. Assim, novas oportunidades de venda são criadas e o engajamento com o público aumenta.   

5. Mensagens de aniversário

Uma das melhores formas de fazer com que o consumidor tenha empatia pela sua marca é promovendo ações de relacionamento.
Se a ótica tem o número de celular do cliente salvo no sistema, por que não usar essa informação para interagir com ele?
Ao enviar mensagens em datas comemorativas, como aniversário, você faz com que as pessoas se sintam especiais e prestigiadas. Além disso, oferecer descontos nessas ocasiões é uma excelente maneira de incentivar as vendas e trabalhar a fidelização de clientes.  

6. Evito das etapas do pós-venda

Ter uma estratégia forte de pós-venda é essencial para que a ótica consiga transformar clientes em fãs. Isso acontece porque ao estabelecer uma relação de confiança com os consumidores, é possível que eles se tornem promotores da sua marca.
Portanto, com o envio de mensagens pelo WhatsApp, você fortalece o relacionamento com o público e intensifica as ações de pós-venda.
Já pensou informar em tempo real sobre as novidades que chegaram na loja? Ou criar promoções especiais em datas tradicionais do comércio, como a Black Friday? Talvez esse seja o diferencial que a sua ótica está precisando para conseguir fidelizar mais clientes.
Por isso, conte com um sistema de gestão para óticas para te ajudar. O ssOtica é um sistema exclusivo para óticas que permite integrar o WhatsApp e enviar mensagens automáticas aos clientes.
Então solicite uma demonstração e veja na prática como a nossa solução pode ajudar na gestão da sua loja. 

Pedro Medeiros

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