“Aquilo que não é medido não pode ser gerenciado”. A frase é uma máxima do mundo corporativo, mas que precisa ser cada vez mais aplicada ao varejo. O uso de indicadores de gestão no comércio deve ser uma prática diária para acompanhar a performance dos negócios e auxiliar na tomada de decisões.
A partir dos indicadores de gestão, é possível medir as vendas e os resultados financeiros com mais precisão. Além de identificar falhas na gestão, entender o consumidor, apoiar os vendedores e planejar ações. Mas, para isso, é necessário contar com dados confiáveis.
Mas quais são os indicadores mais importantes para as óticas? E como eles ajudam na gestão da loja? Conheça 9 indicadores que você pode acompanhar mais de perto. Continue a leitura!
O que são indicadores de gestão?
Na gestão, os indicadores são dados quantitativos ou qualitativos que mensuram o desempenho de produtos, projetos ou processos ao longo do tempo. Também são conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), em português, indicadores-chave de desempenho.
De acordo com o Sebrae, os indicadores medem a diferença entre a situação desejada (meta) e a situação atual (resultado). Eles apontam um caminho e fornecem uma base objetiva para identificar problemas, definir prioridades e verificar como andam os esforços para a melhoria da empresa.
Nesse sentido, os indicadores de gestão devem estar alinhados ao planejamento estratégico e aos objetivos que a loja deseja alcançar. A partir daí, servirão de suporte para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria.
Cabe lembrar que os indicadores precisam fazer sentido para o seu negócio. Ou seja, precisam ter importância para mensurar o que é mais importante e crítico para a loja. Além disso, eles são mensurados dentro de um recorte de tempo, que pode ser diário, semanal, mensal, anual etc.
Para obter os dados, a tecnologia é uma importante aliada. Por isso, é fundamental investir em um sistema de gestão, especialmente os que conversam com o seu modelo de negócio.
Como os indicadores de gestão auxiliam no sucesso de uma ótica?
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o varejo óptico. Apesar de estar muito relacionado ao ambiente corporativo, os indicadores de gestão são ferramentas essenciais para qualquer negócio. Uma vez definidos e medidos, eles ajudam a acompanhar e entender o desempenho da loja.
Uma cultura orientada por dados traz mais assertividade para a performance da ótica. Ao contrário de contar apenas com a intuição e “achismos”, os gerentes e empresários têm acesso a dados concretos.
Em contrapartida, o uso de indicadores de gestão não pode gerar mais trabalho no dia a dia da loja nem demandar um tempo excessivo para a obtenção dos dados.
Nesse ponto, um sistema para gerenciar ótica é uma ferramenta estratégica. O sistema ssOtica, por exemplo, é exclusivo para a gestão de óticas e ajuda a otimizar a coleta dos dados com segurança e agilidade.
Quais indicadores monitorar na sua ótica?
Há diferentes tipos de indicadores de gestão que podem ser aplicados no contexto do varejo. Eles são usados para trazer mais competitividade, identificar novas oportunidades de negócios e mapear problemas a serem solucionados.
Conheça agora 9 indicadores para melhorar o desempenho da sua loja!
1. Demissões e contratações
O Recursos Humanos usa esses dados para mapear a rotatividade de funcionários, a fim de analisar o fluxo dos profissionais que deixam a empresa. Os processos de desligamento e admissão envolvem muitos custos. Por isso, é importante para qualquer tipo de negócio reduzir esse índice.
2. Absenteísmo
Esse é outro indicador de RH, que mede o nível de ausência dos colaboradores durante o expediente. Ele inclui faltas, atrasos ou saídas antecipadas. No entanto, as férias não entram nesse cálculo. O absenteísmo pode sinalizar problemas no ambiente de trabalho.
3. Satisfação dos clientes
Este dado é importante para conhecer melhor o cliente e compreender o quanto ele está satisfeito com a sua loja. Ele pode se desdobrar em diferentes métricas, como tempo médio de atendimento, tempo médio de espera e probabilidade de recomendação.
4. Ticket médio
O ticket médio é o valor médio de vendas de um período. Ou seja, o cálculo desse indicador mostra quanto cada cliente gastou em média na sua ótica. Para calculá-lo, regaste o registro das vendas realizadas pela loja no período analisado.
5. Vendas por canal
O indicador mede o retorno de cada canal sobre o faturamento total da loja. Importante para as óticas que vendem online, por meio de e-commerce, redes sociais ou WhatsApp, analisarem seu desempenho nos diferentes canais.
6. Faturamento
O faturamento mensura o volume de vendas brutas. Ou seja, quanto a loja ganhou diretamente com suas vendas. Ele também pode ser avaliado para medir o desempenho dos vendedores, calculando a venda bruta por cada vendedor.
7. Participação de vendas à vista ou a prazo
Com esse indicador, a loja pode medir a participação das vendas à vista ou a prazo no faturamento total da loja. A análise contribui para compreender o fluxo de caixa da ótica.
8. Ponto de equilíbrio
É um indicador de segurança do negócio. Usado para avaliar o quanto é necessário vender para cobrir as operações da loja sem prejuízo financeiro.
9. Giro de estoque
Por fim, o giro de estoque mede o número de vezes em que o estoque foi renovado durante determinado período.
Depois de conferir a lista com 9 tipos de indicadores de gestão para óticas, você já deve ter compreendido a relevância de adotar essa prática para melhorar o desempenho da sua loja.
Porém, tão importante quanto os indicadores, é a forma como você vai obter esses dados. Desta forma, para acompanhar o volume de dados que a sua loja gera no dia a dia com segurança e agilidade, busque uma ferramenta tecnológica própria para óticas, como o ssOtica.
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