Todo empreendedor pensa em ampliar os negócios e garantir melhores resultados em vendas, posicionamento no mercado e número de clientes. No ramo óptico, esse crescimento está diretamente ligado à construção de uma rede de óticas de sucesso. Para isso, é preciso dedicação, planejamento e muito conhecimento do setor.
Pode parecer simples, no entanto, há detalhes importantes que devem ser observados durante o planejamento da construção da rede de lojas.
Foi observando esses detalhes que separamos 06 passos que vão ajudá-lo na construção de uma rede de óticas. Confira:
Faça a análise de cenário econômico X da sua loja
Desde 2014 o Brasil vem passando por altos e baixos. Aos poucos, o varejo tem se recuperado. O setor óptico teve queda de 22% em 2017 e a expectativa é que cresça a partir deste ano (2018). Esses números que, para os conservadores, assustam, são considerados fortes indicadores e um grande suporte para análise do cenário econômico.
Mas, nem sempre sempre esses números combinam com o momento atual da sua loja. Uma grande rede de óticas, que tem mais de 100 lojas espalhadas pelo país, por exemplo, viu seu faturamento subir em 15% em 2017 por ter mantido o foco na venda de produtos com tíquete médio menor e de marca própria.
Portanto, além de avaliar o cenário, também observe bem os seus números internos. Se a previsão é de melhoria em 2018 e sua ótica está faturando bem, comece a planejar a ampliação da sua rede de lojas com uma visão conservadora e muita análise dos números de vendas e dos produtos que tem maior saída.
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Avalie a capacidade de investimento
Além de fazer toda a análise do mercado, você também deve observar seus recursos e reservas financeiros. Muita gente erra, ao acreditar que irá conseguir manter a rede de óticas apenas com as vendas das novas unidades.
Mas, até a sua rede alcançar o ponto de equilíbrio será exigida uma quantia em dinheiro para arcar com custos e despesas dessas novas óticas. Então, o melhor conselho é ter capital próprio para suportar os investimentos e novas despesas da sua rede de óticas.
Foque em processos
Quando pensar em uma rede de óticas, lembre-se também da importância da padronização de atendimento ao cliente, posicionamento dos produtos, ofertas e promoções. O cliente não pode sentir diferença entre uma loja e outra, para que isso não gere nele a preferência por uma apenas.
É importante que ele se sinta na sua ótica, independente do endereço que a loja está. Por isso, é fundamental que você pense nos processos padronizados e simples para que as equipes consigam executá-los sem nenhuma dúvida ou dificuldade.
Para conseguir padronizá-los, é preciso conhecer o seu cliente, o que ele gosta e porque ele prefere sua ótica. Assim, você consegue desenhar com mais facilidade os procedimentos.
Planeje as estratégias
Embora ele não evite os riscos que você corre, o planejamento estratégico é um forte aliado para aumentar as chances de que a sua rede de óticas dê certo. Portanto, coloque na sua planilha todos os passos que você pretende dar. Não se esqueça de listar também os custos previstos e os prazos para conclusão de cada passo.
Dessa maneira você se organiza para a ampliação do seu negócio, será competitivo e inovador no setor. Essa definição de estratégia te permite ter uma visão ampla do negócio. Com ela, você saberá o que precisa ser feito para conquistar o que tanto deseja, o valor que você precisará e ainda quando irá colocar em prática tudo o que foi almejado.
Lembre-se: quem não planeja, pode colocar o negócio em risco, gastar mais do que pode e ainda não obter o retorno esperado.
Tenha uma identidade própria para sua rede de óticas
Quando se planeja abrir uma rede de óticas, o empreendedor deve conhecer bem o próprio negócio. Assim, ele poderá considerar a viabilidade de reproduzir a operação no mesmo formato para as demais lojas.
Lembre-se também que cada negócio tem uma identidade diferenciada, portanto não replique modelos de negócios de outras redes para a sua. Foque em sua estratégia e na sua identidade com base na sua operação, se ela for considerada por você como de sucesso. O consumidor valoriza lojas que são autênticas.
Invista em um sistema para fazer o controle
Imagina só você controlar mais de duas óticas em cadernos ou uma planilha de Excel? Será um transtorno e muito gasto de tempo, não é mesmo? Por isso, contar com um sistema exclusivo para ótica vai facilitar as consulta e tomadas de decisão. Com ele você tem uma visão geral das vendas, dos produtos que estão em estoque e do comportamento de cada ótica.
Somente com um sistema é possível fazer todos os lançamentos de forma integrada. Ele possibilita o acesso a informações gerenciais de cada loja como número de vendas, faturamento, lucratividade, produtos mais vendidos.
Além disso, você pode ter uma visão completa do que pode ser melhorado em cada loja, já que os números são atualizados em tempo real e estão sempre à disposição.
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