Vender é fundamental para uma ótica. Na maioria das vezes, vender muito resulta no crescimento do negócio, expansão e também na rentabilidade. Assim, tão bom quanto vender, é fazer com que o cliente continue na sua carteira por um longo tempo. E você sabe o que faz para que ele permaneça? A resposta é bem simples, você precisa otimizar o seu pós-venda.
Não existe receita pronta, mas o que podemos adiantar é que tudo vai depender do relacionamento que você tem com o cliente. Dessa forma, é importante lembrar que está cada vez mais difícil fidelizar esse consumidor cada dia mais exigente.
Para se ter uma ideia deste cenário, uma pesquisa feita pela Global Bain & Company revelou que 68% dos consumidores brasileiros estão menos fiéis às marcas do que em 2012. Ou seja, os brasileiros deixaram de ter uma marca favorita na hora de fazer as compras.
Hoje, ele tem priorizado a qualidade aliada ao bom preço, sem dispensar o atendimento diferenciado e a experiência. Por isso, tão importante quanto vender é ter o cuidado após a venda. É isso que vai fazer com que indique sua ótica para os outros e assim, você pode aumentar ainda mais o faturamento e ser mais competitivo no mercado.
Um trabalho difícil, mas possível se você conseguir otimizar o pós-venda e usar as ferramentas corretas. Por isso, separamos 4 dicas importantes para otimizar o seu pós-vendas e torná-lo estratégico e assertivo. Conheça abaixo:
Antes de se planejar o seu pós-vendas, é importante que você defina o principal objetivo para esse relacionamento.
Seja ele para fidelizar, aumentar as vendas ou até mesmo fazer com que o cliente indique a sua loja para outras pessoas. A partir deste ponto, você estará pronto para escolher a melhor forma com que vai se comunicar e atingir a sua meta.
Régua de relacionamento é o passo a passo que você terá que seguir para comunicar com o seu cliente começando pelo cadastro e sendo continuado após a venda dos produtos da sua ótica.
Você deve desenhar a forma que você quer se comunicar com quem acabou de se cadastrar, com os clientes antigos e com quem anda sumido da loja.
Exemplo:
Público: Novos clientes
Produto: Óculos de grau
Oferecer ao seu cliente conteúdos importantes que possam melhorar o dia a dia dele e até mesmo a saúde dos olhos, é uma boa estratégia de pós-venda. Para isso, você precisará separar os assuntos de acordo com cada perfil de cliente.
Suponhamos que você queira enviar um e-mails ou mensagem para sua clientela que tem entre 12 e 17 anos.
A sua comunicação deve estar relacionada a alguns assuntos de interesse dela como dicas de higienização das lentes de contato, tendências de moda em óculos de sol, dicas de leitura eficiente e também para se sair bem no vestibular.
Outra coisa que você pode fazer é criar uma vitrine online. Dessa maneira ficará muito mais fácil enviar e mostrar para seus clientes as novidades que sua loja tem, pois bastará enviar um link.
De nada adianta você construir a régua de relacionamento e estruturar as mensagens que enviará para o seu cliente, se você não tiver uma ferramenta para auxiliá-lo. Uma vez que continue seus processos burocráticos de forma manual, suas tarefas continuarão sujeitas a diversos erros e consumindo muito tempo de sua rotina.
Hoje, há disponível no mercado sistemas para óticas que auxiliam e fazem esse trabalho automatizando e pré-programando suas tarefas. Assim, você pode colocar a régua em prática sem se preocupar e realmente otimizar seu pós-venda.
No ssOtica, por exemplo, é possível programar campanhas tanto para SMS quanto para Whatsapp. Assim, você otimiza seu tempo e pode focar na gestão da sua ótica.
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Quero sempre mais dicas amei
Oi Carine, que bom que gostou ? Continue nos acompanhando que sempre trazemos dicas como estas!
Obrigada pelas dicas