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Aprenda como fazer promoções na sua ótica

Aprenda como fazer promoções na sua ótica

5 min de leitura

Que fazer promoções é uma estratégia fundamental para atrair os consumidores, todo mundo sabe. Mas você sabe como planejar essa estratégia? Nesse artigo vamos te mostrar alguns princípios e ideias para você fazer as melhores promoções na sua ótica.

Motivados por adquirir vantagens na aquisição de um produto ou serviço, os consumidores são rapidamente tragados por essa ferramenta de marketing tão popular entre os empresários, as promoções. Ao utilizá-la, os proprietários trazem muitas vantagens para suas lojas.

Algumas dessas vantagens de fazer promoções são:

  • Atração de clientes;
  • Aumento das vendas em um determinado período;
  • Elevação da satisfação em relação a sua loja e seus produtos.
  • Fidelização dos clientes;

Porém, antes de colocar uma estratégia promocional em prática, os administradores precisam de tomar alguns cuidados para que a ação não interfira na margem média de lucro da ótica.

E para que você entenda como fazer promoções mais eficientes para sua ótica, continue lendo e saiba mais. E no final desse post temos um presente para você!

Defina o objetivo da promoção

Como já falamos, fazer promoções pode trazer diversos benefícios para a ótica. Entretanto, antes de sair fazendo promoções, é preciso planejar e definir alguns pontos.

O primeiro passo para construir uma estratégia de sucesso é definir o propósito. Os principais objetivos de fazer promoções são:

Definindo o objetivo, é hora de escolher quais serão as estratégias que você usará para alcançá-lo. A seguir te mostraremos algumas estratégias de promoções que você pode utilizar.

Estabeleça um período

Uma ação promocional precisa ser pontual para que o consumidor perceba o seu valor. Algumas datas já são esperadas pelo cliente, como dia das mães, Natal e Black Friday.

Lembre-se que sua promoção precisa de uma data para iniciar e terminar. Quando uma campanha não tem um prazo determinado, muitos clientes podem também adiar suas compras e, assim, sua loja vende menos. Por isso, estabeleça um período fechado para poder também utilizar gatilhos de urgência e escassez em suas chamadas.

Escolha o tipo de promoção

Descontos nos preços dos produtos

O desconto é uma das estratégias mais funcionais para atrair a atenção do cliente, além de fazer com que aquelas peças paradas no estoque sejam rapidamente vendidas. Comumente visto em lojas do varejo, as óticas também podem adotá-lo em diversas situações, como:

  • Antes do recebimento de uma nova coleção de armações ou de óculos de sol;
  • Em datas do varejo (semana do consumidor, dia das mães, Black Friday, etc.);
  • Mês de aniversario da ótica;
Exemplo de promoção de verão óticas Diniz: toda a coleção com até 50% de desconto
Exemplo promoção de verão | Óticas Diniz

Com isso, é possível garantir a rotatividade dos produtos e fazer com que a loja esteja sempre com novidades na vitrine. E isso sem que o estoque fique cheio.

E, em casos como os citados, uma pequena diminuição no lucro não fará mal ao empreendimento. Afinal, é mais favorável deixar de ganhar um pouco do que ver o dinheiro investido parado no depósito.

Descontos progressivos

Uma ideia de promoção que pode ser utilizada para aumentar o ticket médio da ótica é o desconto progressivo.

A ideia é simples: quanto mais o cliente compra, maior o desconto que ele recebe. Por exemplo, na compra de dois produtos o cliente tem 10% de desconto, na compra de três 20% e acima de quatro produtos 30% de desconto.

Dessa forma, o cliente se sente tentado a levar mais produtos e o valor das suas vendas aumenta.

Exemplo de promoção progressiva óticas Carol: sua idade é seu desconto
Exemplo promoção progressiva – Sua idade é seu desconto | Óticas Carol

Brindes promocionais

Brindes são ótimos itens para divulgar uma marca e deixar os clientes satisfeitos. Mas, antes de optar por produzi-los, é preciso que o gestor pense em algo que seja realmente funcional para seus clientes e que não gere muitos custos para a ótica.

Algumas opções são:

  • Estojos ou saquinhos de microfibra personalizados
  • Porta lentes de contato
  • Flanelas para limpeza das lente

Além disso, em alguma festividade, como aniversário da ótica, você pode também oferecer bombons e balas com a logo da empresa ou outros quitutes. Use sua imaginação, pondere o orçamento e presenteie seus clientes e possíveis clientes.

Promoção “Leve 2, pague 1”

Uma estratégia que chama bastante a atenção do consumidor é a de “compre um e ganhe outro”. Promoções como compre um óculos de sol e ganhe a armação de grau, ganhe a armação ao comprar as lentes de receituário e coisas do tipo, são uma ótima opção para atrair mais clientes.

Exemplo promoção compra um e ganha outro: na compra de um óculos de sol você ganha um arção de grau
Exemplo promoção compra um e ganha outro | Kit Divulgação Geral ssOtica

Agregue serviços para aumentar a percepção de valor

Como fazer promoções atrativas sem que seja necessário gastar muito dinheiro?

Esse é um questionamento que paira constantemente na mente de donos e gerentes de óticas, que, preocupados em conquistar melhores resultados, buscam novas ações para aumentar o faturamento da loja.

Uma das ações de baixo custo que podem ser implantadas nesse tipo de comércio é a regulagem e limpeza gratuita das armações.

Outra estratégia interessante é firmar parceiras com cursos de Moda e Consultoria de Imagem para que os estudantes e profissionais possam indicar novidades e sugerir os melhores modelos para cada formato de rosto.

Divulgue as promoções da ótica

De nada adianta você gastar seu tempo e dinheiro criando uma promoção se os clientes não souberem dela, não é?

Tão importante quanto criar a promoção, divulgá-la é essencial! Por isso, divulgue sua ótica na internet, distribua panfletos, faça seu público saber o que está acontecendo em sua ótica.

Não se esqueça de comunicar também a seus cliente, enviando uma mensagem de Whatsapp para falar da promoção. Essa é uma ótima oportunidade de cultivar o relacionamento com seu cliente.

Conclusão

Uma promoção bem planejada tem grandes chances de ter ótimos resultados.

Antes de colocar qualquer atividade desta em prática, veja seu orçamento e compreenda o perfil dos clientes da sua ótica. Assim, tanto a empresa quanto o consumidor ficarão satisfeitos com as ações desenvolvidas.

Por fim, não se esqueça de mensurar os resultados da sua promoção. Separa um dia para reunir todos os dados de vendas e ações feitas e, assim, entender os pontos de acerto e o que pode ser melhorado para as próximas vezes.

Agora o presente!

Para te ajudar a divulgar sua ótica e ter ideias de promoções, fizemos algumas peças digitais para você baixar e enviar para seus clientes ou postar nas redes sociais. → Baixe nossos  kits de divulgação para ótica e comece a chamar mais clientes para sua loja!

E ai, gostou de saber como fazer promoções eficientes em sua ótica? Já colocou alguma delas em prática? Conte-nos sua experiência enviando-nos um comentário.

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