Blog ssOtica para óticas

Aprenda a calcular comissões de vendedores no ssOtica

4 min de leitura

Como você calcula as comissões de vendedores na sua ótica? Já pensou em usar um sistema de gestão para facilitar esse trabalho? Investir nisso pode ajudar a evitar erros de cálculo e a manter um bom ritmo de produtividade.

Na prática, oferecer comissão de venda é um excelente método para incentivar os profissionais a melhorar o desempenho, mas nem sempre é fácil manter a organização e o acompanhamento. 

Por isso, aprenda neste post, de que forma o ssOtica pode beneficiar sua loja por auxiliar no controle das comissões. Mas, primeiro, vejamos o que são comissões de vendas e os benefícios dessa estratégia. 

O que são comissões de vendas? 

As comissões de vendas são um tipo de remuneração financeira concedida aos vendedores que conseguem bater as metas criadas pela empresa. 

O mercado não estipula regras específicas para calcular o valor desses pagamentos. Então, cada estabelecimento tem a liberdade de criar suas próprias diretrizes de acordo com a realidade da loja. 

Isso envolve delimitar o percentual que vai ser praticado, definindo se vai ser fixo ou variável. Além disso, é essencial escolher qual vai ser a base de cálculo das comissões, por exemplo: 

  • Porcentagem por cada venda;
  • Porcentagem por atingimento de metas da equipe;
  • Porcentagem por método de pagamento, entre outros.

Nesse sentido, a ótica pode praticar o método de comissionamento que faça mais sentido para a loja. Porém, é importante que dentro da empresa exista um padrão a fim de que os colaboradores saibam como funcionam as comissões e se esforcem para receber o pagamento. 

Quais são os benefícios de oferecer comissão aos vendedores?

O principal benefício de oferecer comissões aos vendedores é que essa prática contribui para o aumento da motivação e engajamento dos funcionários. Isso acontece por o comissionamento ser uma forma de demonstrar reconhecimento profissional

A mensagem transmitida é que os membros do time de vendas são valiosos para empresa. Assim, os colaboradores sentem que vale a pena se esforçar, já que isso não passará despercebido. 

Além disso, é interessante dizer que o pagamento da comissão segue uma ideia parecida ao estímulo provocado pelos jogos. Seja nos esportes, jogos de tabuleiros ou digitais, o jogador enfrenta desafios, mas continua se esforçando porque quer ter a sensação de ser capaz de conquistar a vitória ou de “passar de fase”. 

De modo similar, os vendedores enfrentam muitos obstáculos para fechar vendas. Mas ao estabelecer metas de comissões, o profissional tem um estímulo extra, já que ao atingir o objetivo vai vivenciar a emoção de conquistar uma recompensa ou “vitória”. 

Quais são as vantagens de usar um sistema para calcular as comissões da sua ótica?

Inicialmente, é comum começar os registros de pagamentos de comissões de vendedores por meio de cadernos ou planilhas. No entanto, existem muitas vantagens de migrar para um sistema de gestão. Entre essas, é possível citar: 

  • Diminuição de erros: o sistema faz o cálculo das comissões de forma automática. Assim, evita com que ocorram erros na hora do pagamento, seja por pagar valores a mais ou incompletos;
  • Otimização do tempo: o gestor não precisa perder horas atualizando as anotações em planilhas. Quando o atendente registra as vendas no programa, é automaticamente atribuído o comissionamento;
  • Facilidade de acompanhamento: a atualização dos dados acontece em tempo real. Desse modo, a gestão consegue ver os profissionais com melhor ou pior desempenho e fornecer o suporte adequado para cada caso. 

Porém, você pode ir além de apenas investir em um sistema de gestão e escolher uma opção que seja específica para óticas. Assim, você terá acesso a recursos e funções que levam em consideração a rotina de trabalho desse modelo de comércio. Esse é o caso do ssOtica, veja algumas funcionalidades:

  • Emissão de NF;
  • Controle de vendas por produtos;
  • Relatório desempenho vendedores;
  • Integração com WhatsApp;
  • E muito mais!

Com a ajuda do ssOtica, você também pode simplificar o processo de pagamento de comissões de vendedores em sua ótica. Saiba mais detalhes sobre isso.  

Como escolher os tipos de comissões dentro do ssOtica?

O ssOtica é um sistema de gestão para óticas com visual bastante intuitivo, facilitando a execução de várias ações dentro do programa.

Acesse o link e saiba qual é a opinião de gestores e donos de óticas sobre o ssOtica!

Veja o passo a passo de como funciona a configuração do cálculo de comissão por meio do software. 

  • Passo 1: faça login no sistema ssOtica. Na barra lateral esquerda, escolha a alternativa “cadastros” (ícone de lápis escrevendo); 
  • Passo 2: clique em “tabelas” e role o menu até encontrar a opção “parâmetros de comissão”; 
  • Passo 3: configure o percentual de comissão, podendo ser definido por “funcionário”, “forma de pagamento” ou “funcionário e grupo”; 
  • Passo 4: selecione o cálculo de pagamento, escolhendo entre “por data de venda” ou “por data de recebimento”;
  • Passo 5: clique em “salvar”.

Após seguir esses passos, o sistema está pronto para fazer os cálculos das comissões de vendedores da sua ótica. 

Mas para que tudo ocorra do modo como você espera é importante preencher adequadamente os tipos de comissões. É possível selecionar um dos seguintes tipos:

  • Funcionário: nesse caso, ao lado do nome do vendedor, você vai colocar a porcentagem que ele recebe por venda;
  • Forma de pagamento: o valor é definido de acordo com o modo de pagamento (cartão, boleto, dinheiro, entre outros). Ao lado de cada método, você vai estipular a porcentagem paga para vendas por esse meio;
  • Funcionário e grupo: nesta opção, você escolhe o quanto o vendedor recebe por cada conjunto de vendas ou tipo de produtos.

Já os modelos de cálculo de pagamento são:

  • Por data de venda: a comissão vai ser paga quando a venda for efetuada
  • Por data de recebimento:  a comissão vai ser paga quando o valor da venda entrar em caixa;

Como calcular as comissões de vendedores pelo ssOtica? 

O sistema ssOtica faz o cálculo das comissões de vendedores automaticamente. Então, a única coisa que você precisa fazer é baixar o relatório com as informações. Para isso, siga o passo a passo: 

  • Passo 1: faça login no sistema ssOtica. No menu lateral esquerdo, clique em “relatórios”; 
  • Passo 2: em seguida, role o menu e escolha a opção “comissões”;
  • Passo 3: selecione o funcionário e preencha o período de consulta;
  • Passo 4: clique em “buscar”.

Após isso, será apresentado na tela todas as vendas, base de cálculo e comissão para cada vendedor, lembrando que os resultados são calculados de acordo com o que foi configurado nos parâmetros. 

Se você desejar imprimir, basta clicar na opção “imprimir” que aparece logo acima do relatório no canto superior esquerdo. 

Que tal ver na prática como funciona o cálculo de comissões? Faça um teste grátis do sistema ssOtica. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>