Aprenda de forma fácil como aprimorar a gestão da sua ótica

saiba como aprimorar a gestão da sua ótica

Em tempos de crise melhorar a gestão da sua ótica pode ser essencial, sabemos que não é fácil manter um pequena ótica estável e gerando bons lucros. Muitos proprietários que resolvem abrir uma pequena loja, muitas vezes, não possuem formação específica para conduzir os processos burocráticos do negócio. Isso pode ser o que dificulta o gerenciamento e condução eficaz do estabelecimento.

No post de hoje vamos dar 4 dicas infalíveis de gestão para pequenas empresas, focando no segmento de ótica. Acompanhe:

Estude de forma estratégica os ambientes internos e externos

É preciso sempre levar em conta que o mercado está em constante transformação e, devido a isso, é preciso que as empresas tenham a capacidade de se adaptar às mudanças e atender novas demandas para que o negócio possa sobreviver.

A sua ótica precisa estar em sintonia com as mudanças que ocorrem no mercado. Seja em relação ao comportamento dos consumidores ou dos concorrentes. Ou seja, você precisa conseguir se destacar de alguma forma.

O ambiente interno, por outro lado, ao mesmo tempo em que está voltado para o seu objeto de ação, que é satisfazer o cliente, precisa trabalhar em harmonia. A satisfação do cliente não depende apenas do setor comercial ou do setor de marketing, mas da sintonia da empresa como um todo.

Planeje tudo dentro da sua loja

Na gestão, tanto de grandes como de pequenas empresas, é preciso haver planejamento para que a empresa possa crescer, investir ou mesmo se manter em um ritmo saudável e estável. Dois planejamentos que são indispensáveis para qualquer empresa são:

Planejamento estratégico

No planejamento estratégico a empresa define métodos e estratégias para alcançar as suas metas e objetivos. Esses podem ser de curto ou longo prazo. O ideal é que a empresa tenha pelo menos um planejamento estratégico mensal, um anual e um planejamento de longo prazo — 5 ou 10 anos, com perspectiva de crescimento.

Receba dicas de gestão para Óticas diretamente no seu e-mail!

Planejamento financeiro

Ninguém consegue ir para frente quebrado financeiramente, não é? Por isso é essencial traçar um planejamento financeiro e ser fiel a ele. A curto prazo, a solução para ter um bom controle financeiro da empresa é contar com a ajuda de planilhas para manter as receitas e despesas em ordem. Mas a longo prazo o gestor precisa contar com recursos mais sofisticados para gerir o financeiro do negócio e, claro, manter-se informado por meio de cursos, palestras ou estudos sobre o assunto.

Tenha sempre um plano B

Você já fez todo o planejamento da sua empresa, o estratégico e o financeiro, mas e se algum imprevisto acontece? É aí que entra o plano B, caso algo naquele plano não dê certo.

Nesse sentido, é importante que você tenha um planejamento financeiro eficiente, mas também tenha uma boa reserva guardada para os momentos de emergência. Tenha um bom fornecedor, mas não conte apenas com um. Mesmo que o outro seja menor, você possui mais garantia.

Usufrua da tecnologia na gestão da sua ótica

Uma dica essencial para os gestores de ópticas que querem se destacar e conseguir manter os seus processos alinhados e bem administrados é contar com a ajuda da tecnologia para isso.

Hoje em dia existem softwares de gestão — nenhum pouco complicados — voltados especificamente para óticas. Eles ajudam o empreendedor a gerenciar as rotinas de sua loja de uma maneira muito mais rápida e eficaz.

E você, como lida com a gestão da sua ótica? Quais os problemas e dificuldades que mais enfrenta? Compartilhe com a gente e continue acompanhando as postagens aqui do blog!

Comece agora e teste grátis por 10 dias
ssOtica

CEO e fundador do ssOtica. O ssOtica é um sistema de gestão específico para Ópticas. Com ele você organiza as informações de forma simples e fácil, reduzindo custos e aumentando a produtividade da sua loja.

Esse comentário possui 5 respostas

  1. Graziela says:

    Adoro as dicas de vcs estou querendo abrir uma pequena franquia e vcs tem me ajudado.obrigado

Deixe seu comentário

Você pode utilizar esses códigos HTML ou esses atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>