Será que você está fazendo o controle de vendas do modo correto em sua ótica? Quando feito corretamente, esse processo proporciona inúmeros benefícios para a loja, garantindo um bom funcionamento interno e saúde financeira.
Por outro lado, quando não é bem realizado pode resultar em oportunidades perdidas, além de trazer dificuldades que atrapalham a conquista e fidelização de clientes.
Então, se você quer garantir uma gestão estratégica para a sua ótica, confira neste tutorial os passos necessários para fazer um controle de vendas eficaz!
O controle de vendas é o processo de monitorar a movimentação comercial de uma empresa, acompanhando todas as entradas e saídas e os detalhes de cada transação.
Em outras palavras, é o registro de todas as vendas feitas pelo comércio e do impacto provocado no negócio. Na prática, engloba a análise de diferentes áreas, como atendimento, estoque, financeiro e fiscal.
Quando realizado da forma adequada, o controle de vendas é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a loja. Por exemplo:
Porém, esses benefícios não são automáticos. Para aproveitar essas vantagens, existem alguns passos essenciais que devem fazer parte da rotina de controle de vendas.
Disponibilizamos uma planilha de planejamento financeiro anual que pode auxiliar muito sua ótica.
Será que a sua ótica faz o controle de vendas do jeito certo? Aprenda em 8 passos como realizar esse processo de forma eficaz.
O primeiro passo é decidir onde as informações vão ser registradas. Lembre-se de que nesse momento, é importante levar em consideração o tamanho da sua ótica, recursos financeiros e tempo disponível para se dedicar a atividade.
Os principais métodos de registro são:
Com o método definido, o próximo passo para fazer o controle de vendas é registrar todas as vendas. Nesse sentido, há algumas informações essenciais que não podem faltar nas anotações:
Além do registro, o controle de vendas inclui a supervisão da emissão da nota fiscal para cada transação comercial. Segundo a legislação brasileira, essa é uma obrigação de qualquer comércio, não importa o tamanho.
Quando isso não é feito, a sua ótica está sujeita a alguns riscos, como:
Nesse sentido, é interessante investir em um sistema de gestão para emissão automática de NF. Assim, você evita que sua loja enfrente qualquer um desses problemas. Que tal ver como você está nesse quesito fazendo o diagnóstico de Nota Fiscal da sua ótica!
Outro passo importante do controle de vendas é atualização regular do fluxo de caixa. Ou seja, é importante anotar todas as entradas e saída de dinheiro para que o saldo seja sempre um reflexo da realidade financeira da loja.
Nesse caso, você pode escolher um período de fluxo, mas o mais recomendado é que seja feito diariamente. Dessa forma, é possível identificar rapidamente caso haja qualquer divergência.
A gestão de estoque também faz parte do controle de vendas, sendo essencial registrar todas as baixas. Afinal, cada produto vendido significa um item a menos disponível no armazenamento. Portanto, a atualização do estoque evita com que ocorram mal-entendidos em vendas futuras.
Só para ilustrar, imagine que o vendedor talvez ofereça uma armação de óculos ao cliente, só que o produto não está mais disponível. Mas a descoberta da carência só acontece ao separar o item para confecção das lentes no laboratório.
Nesse caso, a venda precisará ser desfeita ou vai sofrer um grande atraso, já que será necessário comprar o item para reposição e aguardar a entrega. Em ambas as situações, isso pode resultar em um cliente frustrado que não voltará a fazer negócios com sua ótica.
Mais um passo importante do controle de vendas é a avaliação da lucratividade de cada transação. Ou seja, você precisa calcular o retorno financeiro que cada compra proporciona para o seu comércio.
Nesse sentido, é possível identificar o valor do lucro por produto específico como também por grupos de itens. O cálculo inclui a quantidade de saída, já que produtos que saem frequentemente, mesmo gerando menor lucratividade unitária, proporcionam bons rendimentos ao considerar o conjunto de vendas.
Outro fator importante ao falar de lucro é analisar os períodos em que a ótica apresenta mais vendas, por exemplo, os dias da semana que tem mais movimento ou datas comemorativas específicas do ano.
Um dos principais objetivos do controle de vendas é que isso garanta um melhor conhecimento ao gestor sobre a realidade do negócio. Então, registrar dados por si só não significa que está fazendo um bom controle, é necessário saber interpretar as informações.
Ou seja, olhe para os dados não apenas como números, mas tente descobrir o que eles querem dizer sobre a sua ótica, qual é a história que contam sobre o negócio. Para ajudar nesse processo, você pode fazer algumas perguntas, como:
A ideia é usar as informações do controle de vendas para fazer planejamentos, ou seja, criar metas realísticas a serem alcançadas pela ótica, visando aperfeiçoar o funcionamento do comércio como um todo para gerar maior rentabilidade financeira.
Sendo assim, ao observar algumas aspectos que precisam ser melhorados ou oportunidades que podem ser mais bem exploradas, trace objetivos por áreas, por exemplo:
Seguindo esses 8 passos, você vai conseguir realizar um controle de vendas eficaz na sua ótica. No entanto, acompanhar todos esses dados manualmente talvez seja um grande desafio.
Por isso, pode ser útil investir em um sistema de gestão próprio para óticas, como o ssOtica. Com a ajuda do software, você pode:
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