Empresas que trabalham com dados certamente têm melhores possibilidades de vendas. Afinal, os gestores têm condições de tomar decisões mais assertivas, em vez de contar com a sorte ou com “achismos”. Ter um histórico de clientes, por exemplo, é uma maneira bastante eficiente de vender mais e isso pode ser aplicado na sua ótica.
É importante contar com registros de dados sobre a experiência que o cliente teve com a sua loja, como orçamentos feitos, produtos comprados, tempo para fechar venda, ticket médio, validade da receita, entre outras informações.
Todos esses dados são muito valiosos para a equipe de vendas. Afinal, analisando o histórico de clientes, ficam muito mais fáceis ações como saber o momento certo de enviar campanhas de marketing, entrar em contato para falar de receitas vencidas e até mesmo oferecer os produtos mais compatíveis com o perfil do cliente.
Neste artigo, entenda quais são as vantagens de ter um histórico de cliente e como usá-lo a favor das vendas na sua ótica. Continue a leitura e fique por dentro!
O que é um histórico de clientes?
Um histórico de clientes nada mais é que um registro que a sua ótica deve fazer de tudo aquilo que se refere à relação dos clientes com a empresa. Por exemplo, é importante que sejam armazenados dados como:
- Dados pessoais do cliente (nome, endereço, telefone, e-mail, data de aniversário, documentos etc.);
- Qual é o oftalmologista do cliente;
- Histórico de compras na sua ótica;
- Frequência com a qual ele troca de óculos/lentes;
- Receitas oftalmológicas;
- Forma de pagamento mais usada;
- Produtos que procurou, mas não adquiriu;
- Marcas e estilos que são de sua preferência.
Esses são apenas alguns exemplos de dados que podem ser relevantes para um bom histórico de clientes para a sua ótica. Com base neles, é possível planejar ações que atendam ao perfil desses clientes, aumentando as chances de venda.
Agora que você já sabe o que é um histórico de clientes, saiba quais são as vantagens que ele oferece para o dia a dia da sua ótica.
Como o histórico de clientes pode ajudar nas suas vendas?
O histórico de clientes pode ser muito útil para os vendedores da sua ótica. A seguir, listamos algumas das vantagens que o registro desses dados pode trazer:
Possibilita ao vendedor oferecer atendimento personalizado
Hoje, mais do que nunca, os clientes valorizam uma boa experiência de compra.
De acordo com uma pesquisa da Salesforce com mais de 6.700 consumidores, 89% dos clientes brasileiros consideram que a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece.
Além disso, 94% dos clientes acreditam que um fator essencial é ser tratado como uma pessoa e não apenas como um número.
Portanto, podemos dizer que uma boa experiência de compra está bastante relacionada ao nível de personalização que a loja tem no relacionamento com o cliente. Afinal, para o cliente, é muito melhor ser chamado pelo nome e ter a percepção de que a loja sabe quais são as suas preferências.
Sendo assim, se a sua ótica tem um histórico de clientes, fica muito mais fácil personalizar o atendimento, oferecer uma experiência de compra satisfatória e contribuir para a fidelização do cliente.
Ainda tem dúvidas de como fidelizar os clientes da sua ótica? Confira nossa checklist gratuito sobre o tema.
Favorece o pós-vendas
O pós-vendas é fundamental para um bom relacionamento com o cliente. É a partir de ações de pós-vendas que a ótica tem a possibilidade de saber qual é a avaliação do cliente a respeito dos produtos e serviços da loja para fazer futuras melhorias, além de estimular a recompra e garantir uma boa imagem da empresa.
Nesse sentido, um pós-venda de sucesso precisa ser feito a partir de dados. Assim, é possível entrar em contato com o cliente já sabendo o que abordar com ele.
Por exemplo, tendo o registro de um produto desejado pelo cliente, o vendedor pode ligar para ele quando esse produto estiver disponível ou em promoção. Sabendo qual é o dia do aniversário do cliente, pode entrar em contato para parabenizá-lo e oferecer um desconto. São inúmeras as oportunidades de vendas que os dados de um histórico de clientes podem fornecer.
Permite antecipar demandas e vendas
Outra vantagem do histórico de clientes é a previsibilidade. Ou seja, com o registro de compras, é possível saber as datas em que a demanda de determinados produtos aumenta, fazer projeções, antecipar compras com fornecedores, planejar campanhas específicas etc.
Isso significa que quando a ótica possui um histórico de clientes, consegue ter mais controle da saída dos produtos e, assim, trabalhar de forma mais assertiva, evitando estoque parado ou falta de itens em datas importantes do calendário do varejo.
Como montar o histórico de clientes na sua ótica?
Bom, depois de entender o que é o histórico de clientes e as vantagens que ele pode oferecer para a sua ótica, é hora de saber como montá-lo.
É possível registrar essas informações de maneira manual, contando com um caderno ou agenda, ou ainda em planilhas, em que podem ser acrescentados mais dados sem problema de espaço.
No entanto, a maneira mais inteligente de implementar um histórico de clientes na sua loja é contando com um sistema de gestão específico para óticas, como o ssOtica. As informações ficam todas organizadas, centralizadas e permitindo fácil acesso para os vendedores. Assim, eles têm ferramentas para vender mais.